O documentário aborda a liderança das profissionais do SUS em uma das maiores crises sanitárias da história
Dirigido pelas irmãs Ana e Helena Petta, o documentário Quando Falta o Ar estreia no festival É Tudo Verdade, com exibições nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele faz parte da série Unidade Básica, sendo transmitido no ETVPlay e exibido em 2022.
As gravações aconteceram no Hospital das Clínicas (SP), UBS do Morro da Conceição (PE), Hospital Municipal de Castanhal (PA) e equipe de saúde de Igarapé Miri (PA). Além do Complexo Penitenciário Lemos de Brito (BA) e o SOS Funeral (AM), mostrando uma face humana da luta contra a Covid-19.
Produzida por Heitor Dhalia, Pedro Betti, Egisto Betti e Manoel Rangel, a produção fala sobre saúde, racismo estrutural, religiosidade e desigualdade social no país. A ideia do longa veio de Helena Petta, médica que tendo tido bebê, trabalhou de casa, sendo tocada pela situação de seus colegas do hospital.
“Quando o ritual da morte não era mais possível e a solidão uma constante, nos pareceu fundamental abrir a câmera para os diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, nos aproximando destes profissionais que estavam resistindo em uma das maiores crises sanitárias da história, em um país abandonado por seu principal governante.”, contam as diretoras.
Como está a animação para assistir? Conta pra gente, e se quiser acompanhar mais notícias sobre entretenimento, siga o Entretê no Insta, Face e no Twitter, vamos te deixar por dentro de todas as novidades!
*Crédito da foto de destaque: divulgação