A cantora se torna a primeira rapper feminina a ganhar um Grammy com uma mixtape
Após servir uma performance aclamada e cheia de referências das canções CATFISH e DENIAL IS A RIVER, a cantora Doechii venceu a categoria de Melhor Álbum de Rap na 67ª edição do Grammy, com seu terceiro álbum, Alligator Bites Never Heal (2024).
Diante da vitória histórica, Doechii se tornou a terceira mulher a vencer o prestigioso prêmio na história do evento – ao lado de Lauryn Hill e Cardi B – e a primeira rapper feminina a ganhar um Grammy com uma mixtape. Além disso, a grande vencedora também recebeu indicações para as categorias de Melhor Artista Revelação e Melhor Performance de Rap por sua música NISSAN ALTIMA.
Como forma de celebração, a cantora, compositora e rapper lançou de surpresa na última segunda (3), a canção Nosebleeds.
Ouça aqui:
Conheça um pouco mais sobre a história de Doechii, referência feminina no mundo do rap:
Nascida Jaylah Ji’mya Hickmon em Tampa, na Flórida, no dia 14 de agosto de 1998, Doechii anos mais tarde adotaria o seu nome artístico com o intuito de criar uma persona que a protegesse do bullying sofrido na adolescência. Os primeiros passos de sua carreira musical, assim como a de grandes nomes da música, vieram através de seus covers e músicas autorais, postadas no YouTube e no Soundcloud, em 2016.
A partir de 2020, com a grande ascensão de sua carreira musical, a rapper começou a apresentar-se em grandes festivais da música – como The Governors Ball e Coachella – além de ganhar o prêmio Rising Star no Billboard Women in Music Awards de 2023 e abrir shows da cantora Doja Cat em sua turnê mundial.
Sua primeira conquista na Billboard Hot 100 ocorreu em 2023, com o hit What It Is (Block Boy), em parceria com Kodak Black. A faixa também gerou enorme repercussão nas redes sociais, assim como Yucky Blucky Fruitcake e o hit mais recente, DENIAL IS A RIVER.
A faixa DENIAL IS A RIVER, da mixtape vencedora do Grammy, chama bastante atenção devido a sua originalidade. Na letra da música, a artista faz um rap como se estivesse no meio de uma entrevista, tratando de diversos assuntos pessoais, como sua própria carreira. O videoclipe também não fica de fora no quesito criatividade, já que adota um visual inspirado em sitcoms dos anos 1990, o que já foi suficiente para encantar o público.
Assista ao clipe aqui:
E aí, gostou de saber mais sobre a rapper que vem dominando as paradas? Conte pra gente em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e X.
Leia também:
- Grammy Awards 25: veja a lista de vencedores da 67ª edição
- Opinião | Por que o Grammy insiste em ignorar o K-pop?
Texto revisado por Alexia Friedmann