Foto: reprodução/Site Mundo Negro

Dona dos palcos e das telas de cinema: conheça a carreira de Cynthia Erivo

Uma artista completa que agora brilha como Elphaba

 

Presente em Wicked (2024) um dos filmes mais aguardados do ano, Cynthia Onyedinmanasu Chinasaokwu Erivo, mais conhecida como Cynthia Erivo, vem conquistando a admiração de um público que ainda não a conhecia. Com sua performance impecável tanto atuando quanto cantando, a atriz dá vida a Elphaba, mostrando todo o seu talento e deixando claro o motivo pelo qual foi escalada para protagonizar o longa.

Aos 37 anos, Cynthia acumula momentos incríveis em sua trajetória, tendo conquistado prêmios como Emmy, Grammy e Tony, estando a apenas um passo de se tornar parte do seleto grupo dos EGOT (faltando apenas o Oscar). Filha de imigrantes, vem desde cedo entregando personagens memoráveis no teatro, no cinema e na TV, e agora participa de um dos maiores lançamentos do ano.

O início da trajetória 

Filha de um casal vindos da Nigéria, Cynthia nasceu em Londres, onde passou toda a infância. Sua mãe foi uma enfermeira, e seu pai a deserdou quando ela tinha 16 anos. Segundo a atriz, o afastamento aconteceu após ela decidir seguir na carreira artística, algo que não era bem recebido por seu pai. Os dois não se falam há mais de 10 anos.

Erivo estudou Psicologia Musical na Universidade de East London antes de decidir seguir a carreira artística. Ela continuou seus estudos na renomada escola de teatro Royal Academy of Dramatic Art em Londres, onde pôde aprimorar suas habilidades como atriz e cantora.

Foto: reprodução/HuffPost UK

Como atriz, fez sua estreia na TV e no streaming em séries como The Tunnel (2013) e Chewing Gum (2015), mas, como a música sempre fez parte de sua carreira, decidiu se dedicar aos musicais e participou de produções como I Was Looking at The Roof and Then I Saw the Sky (2010). 

Foi em 2013, quando estreou em A Cor Púrpura, que Cynthia começou a alçar novos voos e, em 2015, tudo mudou. A atriz participou novamente da peça na Broadway, onde foi premiada com um Tony de Melhor Atriz em Musical.

O espetáculo também foi transmitido na televisão estadunidense, onde Cynthia e o elenco foram premiados com o Emmy de Melhor Performance Musical em um programa diurno, e a trilha sonora que conta com sua participação ganhou o Grammy, tornando sua participação no musical um dos trabalhos mais importantes de sua carreira e consolidando seu status de estrela multitalentosa.

Transição para o cinema

Após o sucesso nos palcos, Cynthia começou a brilhar no cinema. Seu primeiro projeto foi Maus Momentos no Hotel Royale (2018) ao lado de Chris Hemsworth. Depois participou de Viúvas (2018), onde atuou com Viola Davis, Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki.

Foi o longa Harriet (2019), em que Cynthia interpretou Harriet Tubman, abolicionista americana, que lhe rendeu indicações ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Canção Original pelo sucesso Stand Up, que ela coescreveu e se tornou um viral nas redes sociais.

A atriz ainda participou de The Outsider (2020), Mundo em Caos (2021) com Tom Holland, Pinóquio (2022), como a Fada Azul e  Luthor: The Fallen Sun (2023) ao lado de Idris Elba, além de interpretar Aretha Franklin na terceira temporada da série antológica Genius (2021), onde foi amplamente elogiada. 

Em 2021, lançou diversos singles e também seu primeiro álbum de estúdio, Ch. 1 Vs. 1, em que aborda temas como vulnerabilidade, força e autodescoberta.

Impacto e moda

Cynthia é uma defensora de causas sociais, especialmente relacionadas à igualdade racial, ao empoderamento feminino e à inclusão. Como uma das artistas negras a possuir maiores oportunidades e sucessos pelo teatro, cinema e música, se tornou uma inspiração para muitos. Ela frequentemente fala sobre as barreiras enfrentadas por mulheres negras e luta para abrir portas para outros artistas. Seu trabalho vai além das telas e palcos.

 A atriz também se identifica como queer e bissexual, se assumindo publicamente durante uma entrevista para a Vogue britânica em 2022, revelando, durante uma entrevista ao podcast Reign with Josh Smith, que se sente empoderada após a declaração.

“Você se sente ainda mais confiante quando leva essa versão de quem você é. Deixe ela permanecer lá. Não mude. Não se adapte. Não se curve. Apenas seja”, disse a atriz durante a entrevista, tendo declarado também em outro momento que “demorou para entender quem era”.

As presenças no tapete vermelho de Cynthia também seguem impressionando. Durante a première de Wicked, a atriz entregou looks incríveis e que seguiam a temática do filme. Sempre vestindo designs ousados e diferentes com muitos acessórios, ela vê na moda uma forma de se expressar. 

Foto: reprodução/People
O sucesso de Wicked 

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Cynthia conta emocionada que foi assistir a Wicked na Broadway em seu aniversário de 25 anos, e nunca tinha ouvido ou visto nada parecido. Ela completa dizendo que nunca imaginou que um dia seria parte de algo assim.  

E não havia escolha melhor para dividir as telas do cinema ao lado de Ariana Grande. Elphaba veio no momento certo na carreira da atriz, que entrega uma performance admirável, em um longa que já é sucesso de crítica e bilheteria. 

Crítica | Wicked – Uma das melhores adaptações já feitas

Foto: divulgação/Universal Pictures

Cynthia viu sua interpretação como uma conexão com parte do público: “Espero que seja uma espécie de carta de amor para todos os que se sentem diferentes, que se sentem deslocados, para todas as mulheres negras que já entraram em uma sala e não se sentiram bem-vindas”, disse em entrevista à Variety.

Uma atriz multitalentosa que está conquistando um espaço que sempre foi seu e que pode mostrar cada vez mais ao grande público todo o seu talento e relevância como profissional e ser humano. Em sua carreira, tem se dedicado a interpretar personagens femininas fortes, sempre buscando reescrever narrativas, algo que ela tem conseguido cumprir com êxito, e o sucesso e qualidade de Wicked é mais uma prova disso. 

 

Já conhecia a trajetória da atriz? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Facebook, Instagram e X — e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

 

Leia também: Mágico de Oz chega aos cinemas em 2025 em nova releitura

 

Texto revisado por Bells Pontes

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!