Enredos com Viola Davis, musical e clássico brasileiro são algumas produções da lista que foram adaptadas para o cinema
Curiosidade no mundinho cinéfilo! Você já deve ter assistido um ou alguns desses filmes em algum momento da vida. Mas você sabia que essas produções foram baseadas em peças de teatro?
O Entretê preparou uma lista com alguns filmes que saíram dos palcos para as telonas. Confira abaixo:
1. Um limite entre nós (2016)
Baseada na peça de teatro da Broadway de 1983, escrita por August Wilson, que venceu o Tony Award, a trama acompanha Troy Maxon (Denzel Washington), um jogador de beisebol aposentado, que agora trabalha como coletor de lixo e suas dificuldades nos relacionamentos com a esposa Rose Maxon (Viola Davis), amigos e o filho, além das dores e obstáculos causados pelo preconceito.
2. Amor, Sublime Amor (2021)
A adaptação do musical da Broadway de Arthur Laurents retrata o amor à primeira vista. Maria (Rachel Zegler) chega à Nova York em 1957 para seu casamento arranjado com Chino (Josh Andres Rivera), porém, ao participar de um baile, ela se apaixona por Tony (Ansel Elgort), mas esses sentimentos podem ser perigosos, já que ambos fazem parte de gangues rivais, ela dos Sharks e ele dos Jets.
A peça já tinha sido adaptada para outro filme de 1961.
3. O Auto da Compadecida (2000)
Baseado na peça teatral escrita por Arianno Suassuna, o clássico do cinema brasileiro faz os espectadores embarcarem com João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) nas aventuras e trapalhadas dos dois enquanto tentam sobreviver. Para isso, os dois aplicam golpes na população de um pequeno varejo no nordeste, arrumando confusão com o cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini).
4. A Baleia (2022)
O filme de drama, baseado na peça de mesmo nome de Samuel D. Hunter, acompanha as dificuldades sofridas pelo professor de inglês Charlie (Brendan Fraser), que sofre de obesidade severa e de compulsão alimentar. Ele foi casado com Mary (Samantha Morton), com quem teve uma filha, Ellie (Sadie Sink), que tem mágoa do pai por ter sumido de sua vida. Agora, Charlie pretende se reaproximar de sua filha.
5. Medida Provisória (2020)
A produção é baseada na peça de 2011 Namíbia, Não, de Aldri Anunciação, dirigida por Lázaro Ramos, que também dirige o filme. A trama é uma distopia onde o governo brasileiro aprova uma medida provisoria que obriga cidadãos negros a saírem do país e se mudarem para a África para retomar suas origens, o que afeta a vida da médica Capitú (Taís Araújo), do advogado Antonio (Alfred Enoch) e do primo jornalista, André (Seu Jorge), que mora no apartamento com os dois.
6. Tick, Tick…BOOM! (2021)
Baseado na peça musical de mesmo nome do autor Jonathan Larson, o filme se passa em 1990 e conta a trajetória de Jon (Andrew Garfield), um compositor de teatro que está prestes a completar 30 anos e começa a refletir sobre o árduo caminho para realizar seus sonhos em Nova York. O homem começa a escrever a peça Superbia, apostando que será um sucesso na Broadway, mas não recebe o apoio das pessoas que ele esperava receber.
7. A Voz Suprema do Blues (2020)
Inspirado na peça de 1984 de August Wilson, o longa se passa em 1927 e acompanha Ma Rainey (Viola Davis), conhecida como Mãe do Blues, durante a gravação de um álbum, quando entra em conflitos com o trompista Levee (Chadwick Boseman). O filme também aborda a opressão vivida por ela por causa de uma gerência formada por brancos racistas que tentam controlá-la.
Quais desses filmes são seus favoritos? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê e nos siga para mais listas sobre cinema e teatro!
Leia também: Resenha | Bonnie & Clyde: o amor entre rajada de balas no topo do Teatro Santander
Texto revisado por Carolina Carvalho.