Cultura e entretenimento num só lugar!

enptes
Eid al-Fitr
Imagem: reprodução/Islamic Relief

Eid al-Fitr, a festa do Ramadã: conheça o feriado turco

Descubra o significado e a importância desse momento sagrado para os muçulmanos ao redor do mundo

O Ramadã de 2025 começou no dia 28 de fevereiro, marcando o mês mais sagrado para os muçulmanos – designação para os seguidores do Islamismo. Durante esse período, jejum, oração e reflexão guiam milhões de fiéis. Com a colaboração de duas muçulmanas – uma brasileira e outra turca –, explicamos o significado do Ramadã e como ele é vivenciado. Agora, com o fim desse mês especial, celebramos o Eid al-Fitr, data que marca o término do jejum e importante feriado nacional na Turquia. Saiba mais sobre a celebração: 

Festa do desjejum
Eid al-Fitr
Foto: reprodução/BBC Good Food

A festa do desjejum (Eid al-Fitr) teve início no dia 31 de março e termina hoje (2), importante lembrar que os muçulmanos seguem o calendário lunar islâmico e, a cada ano, o início das comemorações pode mudar. Antes de iniciar as celebrações, os fiéis realizam um ritual chamado ghusl – um banho completo em prol da purificação espiritual e física – podendo também ser realizado em um rio ou mar. 

Geralmente, os muçulmanos não comemoram o natal, mas o próximo passo é bem parecido com a nossa preparação para o feriado: preferência em utilizar uma roupa nova e enfeitar as casas com luzes ou objetos festivos. A doação de alimentos ou dinheiro para os mais necessitados, chamada de Zakat al-Fitr, é obrigatória, pois é necessário que todos possam celebrar juntos. 

Rituais religiosos
Eid al-Fitr
Foto: reprodução/Ağıt Erdi Ulukaya/Anadolu Agency

Rezas, encontros nas mesquitas e celebração em comunidade. A Salat al-Eid é uma oração especial realizada em mesquitas ou espaços abertos e, após a oração, as pessoas saudam umas às outras e visitam seus familiares e amigos para realizarem o desjejum juntos.

“Visitamos amigos e parentes para quebrar o jejum juntos. Comemos e conversamos bastante. Para aqueles que não têm família por perto, há organizações e casas de Ramadã que preparam refeições para que todos possam se alimentar e compartilhar esse momento especial”, contou Hava Beyazitli Teixeira.

Mesas fartas, presentes em doce e dinheiro para as crianças, gratidão a Allah pelo período de desafio espiritual que atravessaram, tudo é celebrado com muita alegria e união entre os muçulmanos ao redor do mundo. 

 

Aprendeu alguma coisa sobre o Ramadã? Siga o Entretê – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do entretenimento e da cultura turca.

 

Leia também: 

O que é o Ramadã?

Os pratos típicos favoritos dos atores turcos

 

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

plugins premium WordPress