Dirigido por David Pablos, com Alfonso Herrera no elenco, o filme conta um dos maiores escândalos da política mexicana
O longa mexicano El Baile de los 41 ganhou hoje (14), data oficial de estreia na Netflix: dia 12 de maio. Dirigido por David Pablos e com Alfonso Herrera no elenco, o filme conta um dos maiores escândalos da política mexicana, além de prometer muita história e polêmicas.
No filme, Alfonso Herrera interpreta Ignacio de la Torre y Mier, genro de Porfírio Díaz, Presidente Mexicano durante três períodos políticos. Ignacio frequentava o famoso Baile de los cuarenta y uno Maricones e, em 18 de novembro de 1901, policiais descobriram a festa clandestina, onde encontraram homens travestidos com roupas e joias de luxo. Dos integrantes, grande parte eram de famílias poderosas ou integrante da elite social da época.
O filme irá justamente contar esse escândalo, que marcou a imprensa e a política mexicana na época e, mesmo após tantos anos, segue sendo muito comum entre políticos mexicanos.
Entenda a história do Baile dos Quarenta e Um
O histórico político mexicano envolve autoritarismo e forte repressão aos homossexuais, que sofriam nas mãos das autoridades ou, na maioria das vezes, viviam uma vida de mentiras, encontrando refúgio em bailes e festas clandestinas. Muitas vezes, quem frequentava esses bailes eram nomes importantes da sociedade, como foi o caso de Ignacio de la Torre, marido da filha do Presidente da República.
https://www.instagram.com/p/CHqNVZZBx9j/
Sendo assim, o Baile de los cuarenta y uno Maricones foi um escândalo em 1901 e apesar do governo ter feito o possível para esconder o caso, acabou sendo noticiado por toda a imprensa mexicana. O acontecido ficou conhecido como um dos escândalos mais comentados do início do século XX.
Segundo fontes disponíveis online, os organizadores desse baile seriam Ignacio, marido de Amada Díaz – interpretada no filme por Mabel Cadena – e Antonio Adallid, interpretado por Emiliano Zurita. Eles eram afilhados dos imperadores Maximiliano e Carlota e, ao ver a polícia, Ignacio teria fugido para não prejudicar a imagem de sua família.
Portanto, apesar de contar com 42 pessoas presentes, a imprensa noticiou o baile com 41 componentes (como pode ser visto no nome), sendo Ignacio de la Torre a pessoa ausente dessa conta.
Segundo o site Forbes México, para David Pablos, a história do filme foi um acontecimento que o cativou desde criança. O diretor lembra como seu interesse em retratar a história aconteceu desde o início nos estudos de cinematografia. Porém, naquela época, pensar em realizá-la não estava em seus planos, devido à complexidade de sua realização.
“Há muito pouca documentação. Essa foi uma história que ficou bastante soterrada, então o acesso que temos à ela é muito precário. Esgotamos tudo que podíamos para ler e investigar, até recorremos a alguns historiadores, mas eles não puderam dar mais informações ou lançar muita luz ”, comentou o diretor.
Confira a seguir o trailer oficial de El Baile de los 41 e não perca o longa, que chega à Netflix Brasil no dia 12 de maio:
O que você achou da história de El Baile de los 41? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conta para a gente!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação / El Imparcial