Elis (1972)

Elis (1972): remasterizado e com nova mixagem, álbum de Elis Regina é relançado

Para comemorar o 17 de março deste ano, a Universal Music lança uma série de materiais de Elis Regina em homenagem ao que seria o 76° aniversário da cantora

Hoje (17) , uma das maiores cantoras do Brasil, comemoraria os seus 76 anos. E para não deixar o aniversário de Elis Regina passar em branco, a Universal Music irá relançar o LP, CD e álbum digital Elis (1972). A produção foi remasterizada por Carlos Freitas e tem uma nova mixagem dirigida por João Marcello Bôscoli. Além disso, também fica disponível o lyric video de Casa no Campo, um de seus grandes sucessos.

A versão original de Elis foi o décimo álbum de estúdio de uma das maiores cantoras da história da MPB. Contou com arranjos de César Camargo Mariano e produção de Roberto Menescal. 

Todas as versões relançadas foram produzidas pela gravadora original da cantora, a Philips – atualmente Universal Music. Mesmo agora, quase 50 anos depois de sua gravação, podemos ver o quanto há por se descobrir sobre o som de César e as sutilezas de Elis Regina. 

De acordo com a Universal Music, “As doze faixas revelam-se logo uma desforra emocional apaixonada e incessante deflagrada pela voz vida de Elis – ‘não é a voz que canta’, ela dizia – e pela textura de suavidade seca criada pelo pianista César Camargo Mariano a partir daquele instante”.

Se destacam as canções Bala com Bala (de Aldir Blanc e João Bosco), Casa no Campo (de Tavito e Zé Rodrix), Atrás da Porta (de Chico Buarque e Francis Hime) e a icônica Águas de Março com Tom Jobim.

“O som de César não vinha sobrepor-se à voz com solos e explosões, mesmo sendo produzido por uma gente que poderia fazer apenas isso se quisesse, nem se subjugar como um coadjuvante de diva. Ele vinha no ponto. Qual ponto? O ponto de Elis. César entendeu logo que quem conduziria todos naquele estúdio seria a voz, e não o contrário”, pontua a Universal.

Ouça Elis (1972):

“É nossa obrigação cuidar e valorizar a história da nossa música brasileira”, afirma Paulo Lima, Presidente da Universal Music Brasil.

Há 76 anos nascia uma das maiores vozes do Brasil

Elis Regina é um dos maiores nomes da MPB brasileira. A cantora porto-alegrense era dona de uma voz incrível e uma presença de palco invejável. Alguns de seus maiores sucessos são Águas de Março, O Bêbado e o Equilibrista, Alô Alô Marciano e Como Nossos Pais.

Em post em seu Instagram, Caetano Veloso conta como foi a experiência de ouvir Elis cantar pela primeira vez:

https://www.instagram.com/p/CMhdjLMn_L0/?utm_source=ig_web_copy_link

Maria Rita, filha de Elis Regina, também fez um post em seu Instagram com uma performance sua em homenagem à mãe:

https://www.instagram.com/p/CMhWwkVp-g7/?utm_source=ig_web_copy_link

A cantora brasileira foi reconhecida internacionalmente, sendo até chamada de nova Ella Fitzgerald pela crítica europeia. Atualmente, sua voz ainda é extremamente admirada. 

Inclusive, no ano passado o professor de canto Andy Davis, publicou um vídeo em seu canal reagindo à cantora performando Como Nossos Pais:

Homenagem virtual

No canal oficial de Elis Regina no Youtube, às 16h dessa quarta-feira (17) vai acontecer um bate-papo em homenagem à cantora com o apresentador Gominho como host. Júlio Maria, repórter e crítico musical, Renato Vieira, jornalista e pesquisador musical, e João Marcello Bôscoli, produtor, diretor musical e filho de Elis, também estarão presentes na live.

https://www.instagram.com/p/CMfWRNgHOgG/?utm_source=ig_web_copy_link

O diretor Pedro Oliveira, e a produtora Thiana Santos, do Teatro Valdemar de Oliveira, que abriga o Teatro de Amadores de Pernambuco, realizam o espetáculo Nós, Voz, Eliz, virtualmente, também nesta quarta-feira (17) a partir das 21h, no canal de Valdemar de Oliveira – TAP no YouTube

“Muitos acreditam que Elis começou a cantar apenas nos festivais por volta dos seus vinte, mas na verdade ela começou sua carreira na infância e é essa trajetória da vida que trazemos ao palco”, destaca Pedro Oliveira em entrevista ao Diário de Pernambuco.

“Podemos observar como suas canções são atuais até os dias de hoje, pois ela criou interpretações que são únicas com toques avançados à época em que foram produzidas e gravadas”, acrescenta o responsável pelo texto e roteiro do espetáculo que celebra os 76 anos do nascimento da cantora.

Conheça ou relembre os principais sucessos de Elis Regina:

https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DX8eh9G7VlzAT?si=729e3481bd4a4fd1

Você pode acessar e baixar Elis (1972) em diferentes streamings. Confira todas as possibilidades no link oficial: https://umusicbrazil.lnk.to/Elis1972.

Quer saber mais sobre outros lançamentos do mundo da música? Siga o Entretetizei no Twitter, Insta e Face para mais resenhas e notícias do mundo do entretenimento.

Você também pode gostar:

*Crédito da foto de destaque: Divulgação Universal Music

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!