(Foto: Adoro Cinema)

Entretê Indica: A representatividade asiática em Podres de Ricos

O longa é o primeiro filme americano estrelado e dirigido somente por asiáticos em quase 25 anos

Representatividade se tornou um assunto comum no meio cinematográfico e Hollywood está aprendendo à força a importância e necessidade da diversidade em suas produções. Em 2017, “Mulher Maravilha”, fez grande sucesso sendo a primeira grande produção de super-heróis dirigida e estrelada por mulheres (Patty Jenkins e Gal Gadot). Já em 2018, “Pantera Negra” estoura as bilheterias por ser o primeiro blockbuster de heróis dirigido e estrelado por negros (Ryan Coogler e Chadwick Boseman).

Assim, damos palco para o primeiro longa americano estrelado e dirigido somente por asiáticos em quase 25 anos, o filme “Crazy Rich Asians”, ou “Podres de Ricos” de 2018. O longa é dirigido pelo descendente de chineses Jon M. Chu e é estrelado por Constance Wu, Henry Golding, Gemma Chan, Lisa Lu, Awkwafina, Ken Jeong e Michelle Yeoh.

(Foto: Lilian Pacce)

O filme é inspirado no livro best-seller homônimo escrito por Kevin Kwan, de 2013. “Podres de Ricos” conta a história da americana de descendência chinesa, Rachel Chu (Constance Wu), que acompanha seu namorado, Nick Young (Henry Golding), até Singapura para o casamento do melhor amigo dele.

O problema é que Rachel, mesmo sendo sino-americana, não tem conhecimento da cultura chinesa e a viagem mostra o choque cultural entre a família extremamente tradicional chinesa (e rica) de Nick e a “globalização” de Rachel. Assim, ela é muito criticada pela própria mãe de Nick (Michelle Yeoh), que desaprova o namoro, apresentando o preconceito que a tradicional família Young tem com pessoas alheias à sua cultura.

(Foto: Adoro Cinema)

No figurino, podemos observar a diversidade e mistura entre os mundos de Nick e Rachel. Por exemplo, o figurino verde esmeralda de Eleanor, mãe de Nick, é importante para a família, mas também simboliza como Eleanor renunciou sua vida para fazer parte da família Young e suas tradições.

Divulgação: South China Morning Post

Podemos observar também que um vestido vermelho no mundo ocidental pode ser motivo de aplausos, mas para a família Young, é uma afronta e sinal de desrespeito. A figurinista do filme, Mary E. Vogt, adotou a estratégia de usar uma explosão de cores nos figurinos de Singapura e somente tons sóbrios nas roupas de Nova York e contatou diversos designers de Singapura para manter elementos locais nas roupas, exaltando a cultura asiática.

Divulgação: TheSmartLocal
Divulgação: The Atlantic

Outro destaque vai para a trilha sonora, que inclui versões cantadas por artistas asiáticos de sucessos da música pop, como as versões em chinês de Yellow da banda Coldplay, de Money dos Beatles e versão em inglês de Can’t Help Falling in Love de Elvis Presley – presente na icônica cena do casamento.

“Podres de Ricos” é uma comédia romântica divertida, cheia de representatividade e clichês do gênero, mas que te mergulha na cultura asiática e encanta pela grandiosidade, delicadeza e poder da cultura local e isso já basta pra fazer você assistir o longa.

Confira abaixo o trailer oficial:

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!