Em entrevista ao Entretetizei, o diretor explica como é a rotina na produção de telenovelas na Turquia e conta como foi trabalhar nas dizis Bir Küçük Gün Işığı e Kendi Düşen Ağlamaz
Há cerca de 20 anos, Emre Kabakuşak iniciou a carreira como assistente de direção e hoje atua como diretor em produções audiovisuais. Ao longo de sua jornada profissional, o diretor turco já trabalhou em produções de TV como Bride of Beirut (2019) e Sefirin Kızı (2020). Com a dizi Sen Anlat Karadeniz, ele conquistou o prêmio de Melhor Diretor no 45º Golden Butterfly Award em 2018.
Fora das telas de TV, o diretor trabalhou em projetos digitais, como a série Hayaller ve Hayatlar (2022) e o filme Táticas do Amor (2022). Recentemente, Emre dirigiu o drama Bir Küçük Gün Işığı (2022) e ainda foi o diretor geral da comédia romântica Kendi Düşen Ağlamaz (2023), protagonizada por Eylül Tumbar e Enes Koçak.
Em entrevista concedida ao Entretetizei, Emre revelou que trabalhará em um novo drama feminino este ano. Além disso, o diretor compartilhou como funciona a dinâmica no set durante as gravações de uma telenovela e suas experiências em seus trabalhos mais recentes.
Leia a entrevista completa:
Entretetizei: Algumas pessoas ainda não compreendem a função de um diretor. O que um diretor faz? Como é a dinâmica durante as filmagens?
Emre Kabakuşak: Ele combina as exigências do roteiro com seu próprio design. A dinâmica no set é muito determinada pela capacidade da equipe técnica e dos atores com quem trabalho de contribuir para o projeto. O desempenho de todos determina a dinâmica do projeto.
E: Como é a rotina de trabalho na produção de uma novela?
EK: Depois de encontrar o elenco adequado para o roteiro, concluímos os trabalhos de locação e equipe. Então, passamos para o período de filmagem. Um episódio é filmado por semana, com cinco dias de set.
E: Como foi sua experiência como diretor geral de Kendi Düşen Ağlamaz?
EK: Como fui diretor geral deste projeto, não estive presente no set. Gerenciei o roteiro, a preparação inicial, as locações e o processo de edição após a filmagem.
E: Como você capturou e explorou o drama no roteiro de Bir Küçük Gün Işığı?
EK: Tínhamos um roteiro muito forte com muitas cenas dramáticas. Eu tentei infundir nos atores o sentimento e a essência do projeto.
E: Qual de todos os seus trabalhos foi o mais memorável e desafiador e por quê?
EK: Güllerin Savaşı (2014), Sefirin Kızı (2019) e Sen Anlat Karadeniz (2018) são os mais memoráveis, pois ganhei prêmios em todos eles.
E: Qual é a principal diferença entre trabalhar com produções para a TV e para plataformas de streaming?
EK: Na TV, você precisa concluir e lançar um novo episódio todas as semanas, incluindo a edição. Em projetos digitais, você tem mais tempo para preparação, filmagem e design. Em termos de qualidade, não há muita diferença. Em um, você precisa produzir um bom projeto em um curto período de tempo, no outro, você precisa produzir a mesma qualidade em um período mais longo.
E: Os brasileiros estão mostrando um interesse crescente nas novelas turcas. Como você interpreta esse crescimento no consumo de novelas turcas? O que explica esse interesse?
EK: Os brasileiros, assim como o público em nosso país, são pessoas de sangue quente, sinceras e que vivenciam intensamente suas emoções. É por isso que histórias verdadeiras os afetam tanto.
E: Por fim, quais são os projetos para 2024?
EK: Estamos preparando um novo drama feminino em colaboração com a NG Media, um canal nacional com o qual trabalho há muito tempo. Acredito que será bem recebido tanto em nosso país quanto no seu. Até o próximo projeto…
O que acharam do nosso bate papo com Emre Kabakuşak? Conta pra gente através das nossas redes sociais — Insta, Twitter, Face — e siga o Entretetizei para ficar por dentro das novidades no mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também:
+ 5 séries turcas para assistir nos streamings
+ Novas produções turcas chegam à TV brasileira
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Kahraman Özden Talent Management
Texto revisado por Kalylle Isse