A atriz, que interpreta Marifer jovem no fenômeno da Netflix, conversou com nossa equipe sobre seus trabalhos, inspirações e sobre Quem Matou Sara?
Para leer la entrevista completa con Ela Velden en español, haga clic AQUÍ.
[Contém spoiler de Quem Matou Sara?]
Ela Velden é uma atriz mexicana que vem chamando cada vez mais atenção do público brasileiro. Com 28 anos, Ela já compôs o elenco de produções de sucesso, como as novelas Muchacha Italiana, de Pedro Damián, e Caer en Tentación, além da série Gossip Girl Acapulco, a versão mexicana da premiada série americana Gossip Girl.
Antes de mais nada, vamos falar sobre sua carreira: Ela Velden começou seus estudos na Escola de Atuação da Televisa, a CEA, onde teve contato com profissionais qualificados e motivo pelo qual estreou em novelas produzidas por diretores e produtores conhecidos no mundo latino. “[Estudar na CEA] me trouxe muito do que quero fazer da vida, que é atuar, pois como foi um dos meus primeiros empregos, ali eu realmente reafirmei que meu negócio era atuar”, comentou Ela em entrevista exclusiva.
Atualmente, a atriz vem se mostrando cada vez mais preparada para o tão disputado mercado de atuação latino, presente em produções que fazem sucesso no mundo todo, entre elas, El Juego de las Llaves, com Maite Perroni no elenco; Rubí, remake da famosa telenovela de mesmo nome; Diablero, o qual atua ao lado de Fátima Molina e a mais comentada do momento: Quem Matou Sara?. “Acho que são projetos que me fizeram gostar… melhorar como pessoa, como atriz. Acho que nunca esperava o sucesso de Quem Matou Sara?, até que saiu e a gente não esperava. […] A verdade é que é incrível fazer parte desse projeto”, completou.
De fato, Quem Matou Sara? é a série perfeita para quem ama um bom drama latino. A história gira em torno da morte de Sara (Ximena Lamadrid), uma menina que, a princípio, se mostra completamente inocente mas, ao longo das duas temporadas, descobrimos que, na verdade, Sara era completamente louca. Além de muito drama, a história nos faz duvidar de – literalmente – todos os personagens, até finalmente descobrirmos parte da verdade, no final da temporada 2.
Como consequência desse sucesso, Ela Velden, que interpreta a personagem Marifer, na fase jovem, nos contou sobre esse fenômeno, que alcançou a posição número 1 em 52 países: “desde os roteiros, descobri que Marifer era uma menina problemática, que era irmã de Sara, que compartilhavam da mesma escuridão, dos mesmos problemas mentais e para mim, como atriz, me emocionou ter esse desafio em minhas mãos, para criar, interpretar e também foi muito divertido voltar a interpretar uma personagem mais jovem que eu”, disse.
Confira a seguir a entrevista exclusiva com a atriz Ela Velden, onde ela nos conta sobre seus trabalhos, desde o início de sua carreira, inspirações e o sucesso de Quem Matou Sara?:
Entretetizei: Quero começar perguntando sobre o início de sua carreira, porque sei que você já trabalhou em algumas novelas, algumas delas produzidas pelo ícone Pedro Damián (como Muchacha Italiana e Despertar Contigo) – nesta última você foi a protagonista. Conte-nos como foram essas experiências!
Ela Velden: Sim, eu, desde os 18 anos, decidi estudar atuação, fui estudar no CEA. CEA é a Escola de Atuação da Televisa e terminei os três anos. Ao sair dessa escola, eu tinha um pouquinho mais de probabilidade de estar perto dos produtores, perto dos chefes e diretores de elenco… Desde que saí do CEA, comecei a bater nas portas da Televisa, porque eu gostava de novelas e fiz novelas incríveis aí, como você disse: Muchacha Italiana foi a minha primeira e foi uma das minhas favoritas e… fazer novelas é uma experiência que me ensinou muito como atriz. Também me trouxe muito do que quero fazer da vida, que é atuar, pois como foi um dos meus primeiros empregos, ali eu realmente reafirmei que meu negócio era atuar, então agradeço muito a todas as novelas, todas os produtores e diretores que me aceitaram naquele momento, no qual pude fazer esse tipo de projeto, que chegaria a muitos lugares… como o Brasil! As novelas eram muito importantes e agora mudamos e vamos para as séries. As séries eu acho que são… o que está alcançando o mundo inteiro.
E: Falando sobre atuação, o que mais te inspira e por que você escolheu essa profissão?
Ela: Definitivamente, o que me inspira é realmente saber quem somos. Atuar é como conhecer o ser humano, em tudo que o forma, em suas partes escuras, claras, físicas, intelectuais… o conhecimento humano realmente me atrai muito e descobri-lo desta forma, que é brincar; Atuar é brincar, atuar é estar em um set, e brincar que estava tocando uma música em um android e na verdade não tem nenhuma música. Atuar é imaginar, se divertir… então acho que encontrei o emprego perfeito. Porque há um equilíbrio entre a diversão e o mundo intelectual do ser humano, de nos conhecermos, conhecermos os nossos sentimentos, o nosso modo de pensar, então acho que escolhi o melhor e estou sendo muito feliz sendo atriz.
E: Vamos falar um pouco agora sobre a série El Juego de las Llaves, que é um sucesso também no Brasil e você teve a oportunidade de trabalhar com atores de prestígio, como Maite Perroni, Sebastián Zurita… e a segunda temporada já está chegando em setembro, e a terceira temporada está confirmada. Que louco! Conte-nos um pouco sobre esse projeto e o que podemos esperar da sua personagem.
Ela: Esse projeto chegou a mim justo quando eu terminei de fazer novelas então chega com esse boom, por ser uma série e com uma personagem que realmente é revelador e completamente diferente de quem eu sou, então foi meu primeiro desafio como profissional, fora da Televisa…. que eu realmente AMO. É uma personagem que eu realmente entrego todo meu coração e que agora, nessa segunda temporada, a personagem cresce e mostra mais quem ela é e tem uma filosofia de vida super linda. Siena é uma mulher que sim: ela gosta do amor livre, sim, ela gosta do poliamor e das relações abertas, é uma pessoa sem nenhum preferência sexual… mostra quem, por que fez isso, por que tem esses valores e pensamentos tão abertos, tão verdadeiros, tão únicos dela, que você vai se apaixonar ainda mais por Siena, nas situações que ela se envolve nessa segunda temporada, com novos personagens, como Alejandra Guzmán, que chega para mimar Siena e dizer à ela que “a vida é bonita. Eu te ensinei isso, então vamos seguir aprendendo”. Então a verdade é que posso te dizer coisas lindas de El Juego de las Llaves, acredito que já tenha uma data mais ou menos certa, em setembro já poderão aproveitar a segunda temporada que me emociona muito, porque há muito amor nesse projeto.
E: Que linda! E você também estreou em Rubí e Diablero, ambas da Netflix. Como você se sente em estar em tantas produções? Conte-nos um pouco também sobre esses dois projetos.
Ela: A verdade é que fico muito feliz por ter tanto trabalho. Acho que são projetos que me fizeram gostar … melhorar como pessoa, como atriz. Acho que nunca esperava o sucesso de Quem Matou Sara?, até que saiu e a gente não esperava. Achamos que foi um bom projeto, mas não desse tamanho, não desse calibre.
A verdade é que Diablero foi minha primeira série para entrar na Netflix e foi realmente um desafio, com uma série difícil, uma série complicada, de realismo mágico, de ficção científica, de coisas que estavam mais na edição do que lá, no set. Me deixou muito motivada, porque, no México, a Netflix está apostando em todos os tipos de séries. Queremos crescer como uma indústria mexicana e realmente competir um pouco com a indústria gringa e dizer que realmente também podemos alcançar… e com a brasileira!! No momento, vocês estão fazendo coisas incríveis! Estou feliz, por estar aqui, conversando com você, sobre os meus projetos, sobre eu mesma, meu futuro e emocionada…. de ser atriz! Como eu poderia ser mais feliz?
E: Agora vamos falar de Quem Matou Sara?. A série é um fenômeno e faz um grande sucesso no Brasil porque… tem esse drama latino, que a gente gosta tanto! Primeiro, quero te parabenizar, porque você é genial. Sua personagem, Marifer jovem, é incrível. Me conta: quero saber como foi a preparação para interpretar Marifer, como você se sente…
Ela: Sim! A verdade é que é incrível fazer parte desse projeto. Conhecer Marifer também foi uma grande surpresa, porque eu, já desde a primeira temporada, quando eles me contrataram, foi tipo “bem, sua personagem vai chegar a esse ponto” e foi tipo “ok, espero que façam a segunda temporada”. Fizemos a primeira temporada, veio a pandemia, parou tudo e ficamos todos muito nervosos. Eu também, porque falei “minha personagem!, ela estava na segunda!”. A pandemia melhorou um pouquinho, o semáforo abriu no México e deram permissão para gravar e disseram “terminamos a primeira e vamos fazer a segunda”, então eu eu disse “Okay! Minha personagem continua!”, e desde os roteiros, descobri que Marifer era uma menina problemática, que era irmã de Sara, que compartilhavam da mesma escuridão, dos mesmos problemas mentais e, para mim, como atriz, me emocionou ter esse desafio em minhas mãos, para criar, interpretar e também foi muito divertido voltar a interpretar uma personagem mais jovem que eu, me encontrar com um elenco juvenil precioso, com atores incríveis….. Ximena Lamadrid é uma linda e muito talentosa, também os meninos… Marcos Zapata, Martín Saracho, Andrés Baida, Lucas… ou seja, de verdade, estou muito feliz com os resultados e com o que foi experimentar esse momento no set. Não houve como, algo extra, foi como ir descobrindo tudo, a partir dos companheiros e do que me oferecia Marifer nas poucas cenas que ela tinha e nos poucos momentos, mostrando que essa menina não estava bem.
E: E me conte, por favor, o que podemos esperar da Marifer na próxima temporada? Porque eu estou assim: “necessito para ontem, agora!” [risos]
Ela: Olha, a verdade é que não sei de nada e sobretudo não sei como segue Marifer mas, bom, há uma terceira temporada! Que emoção, que alegria, que orgulho para todo o elenco e para toda a equipe… Sara e todos os fãs! É muito bom dar a eles uma terceira temporada. Bem, até lá, ainda vamos conversar sobre isso, Anna, mais adiante!
E: Quero saber se veremos você em novas séries, novas novelas… O que podemos esperar de Ela nos próximos meses? Novos projetos … o que você pode me dizer?
Ela: Bem, definitivamente, o que vem a seguir é a segunda temporada de El Juego de las Llaves e, então, você não pode perder, em setembro. Muito em breve. Aproveitem! Porque essa segunda temporada está chegando muito forte.
E: Para terminar, por favor, deixe uma mensagem as pessoas que vão assistir a entrevista!
Ela: Bem, quero deixar para vocês uma saudação muito grande. Eu envio um grande beijo e que chegue até aí… no Brasil! Muito obrigado pelo apoio de vocês e por todo o seu amor!
Confira a seguir a entrevista com Ela Velden em vídeo:
O que você achou da entrevista? Já conhecia os trabalhos da Ela Velden? Siga-nos nas nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter– para acompanhar notícias de entretenimento e mais entrevistas.
* Crédito da foto de destaque: Divulgação / Instagram: Ela Velden / Emanuel Daze