Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: Divulgação

Entrevista | Enid Balám, ilustrador do comic book ExtraOrdinário de V.E Schwab, fala sobre seu processo criativo e dá dicas para futuros artistas

Lançado em 2021, a revista em quadrinho de ExtraOrdinário conta com um texto exclusivo da autora best-seller V.E Schwab e desenhos do artista mexicano Enid Balám

Quem é fã de literatura estrangeira e Young Adult, com certeza, já ouviu falar de V.E Schwab e sua série Vilões. Sua série sobre ExtraOrdinários conquistou milhares de leitores ao redor do mundo e se tornou, rapidamente, uma das séries mais lidas. Lançado em 2013, Vilão é o primeiro livro de uma duologia que conta a história de dois amigos que se conhecem na faculdade e passam a trabalhar juntos para descobrirem mais informações sobre um grupo chamado de ExtraOrdinário, ou seja, pessoas que eram normais, mas após uma experiência de quase-morte, passaram a ter super poderes.

Foto: Divulgação/@livros_fantasy

Victor e Eli resolvem fazer parte do experimento eles mesmos e, a partir daí, a amizade começa a vacilar. Ao longo da história, os dois travam embates poderosos em que o primeiro tenta ajudar os ExtraOrdinários e o segundo tenta matá-los. Após fugir da prisão, Victor pede ajuda a uma garotinha chamada Sydney para localizar Eli e acertar as contas de uma vez por todas. 

O livro possui 72 capítulos e foi traduzido e lançado pela editora Galera Record. À época, V.E Schwab comentou que o livro fora escrito para ser volume único, mas enquanto terminava a história ela percebeu que precisava de um desfecho melhor, lançando Vingança, 7 anos depois, em 2020. Muito elogiado, o livro conta a trajetória de Victor em busca de seu maior inimigo e seus planos para derrotá-lo. 

Foto> Divulgação/www.coisasdemineira.com

Em 2021, V. lançou uma revista em quadrinhos com uma história paralela à série Vilões. Nela, ela convida Enid Balám, um ilustrador mexicano, para colocar no papel todas as ideias que ela teve para os personagens. Neste quadrinho, chamado ExtraOrdinary (ainda sem data prevista de lançamento na versão em português. ExtraOrdinário, na tradução livre), a história se passa entre Vilão e Vingança, e mostra Charlotte Tills, uma garotinha que tem uma experiência de quase morte e se torna ExtraOrdinária. Ela, então, passa a ver como as pessoas irão morrer, mas ao olhar para seu próprio futuro, descobre que será assassinada por ninguém mais ninguém menos que Eli. Ela parte em busca do homem que a matará e faz de tudo para que consiga matá-lo antes dele colocar as mãos nela.

Foto: Divulgação

Publicado pela editora britânica Titan Books, famosa por publicar revistas em quadrinhos, ExtraOrdinário possui texto exclusivo escrito por V.E Schwab e ilustrações de Enid Balám. Além da história de Chartlotte, a revista ainda traz um conto inédito. O Entretetizei teve a imensa honra de ler a revista e entrevistar Enid Balám sobre todo o processo criativo por trás dos desenhos incríveis que ele fez. Confira abaixo o que rolou:

Foto: Divulgação

Entretetizei: Olá, Enid. Tudo bem? Antes de mais nada, gostaria de agradecer por responder minhas perguntas e dizer que seu trabalho é absolutamente lindo e sem defeitos. Eu amei ler as histórias sob a sua ótica. Sobre a série ExtraOrdinário, qual personagem você mais gostou de desenhar e qual foi o mais difícil de expressar no papel?

Enid Balám: Muito obrigado! Eu, particularmente, gostei da Mia. Ela é super magra e pequena, mas também a ExtraOrdinária mais poderosa no meu ponto de vista, essa adaptação versátil de suas habilidades em diferentes situações. Por outro lado, Marshall foi um desafio porque ele é um cara grande e eu tentei retratar uma ternura, ele é super inteligente, mas também acho que tentei ressaltar uma sensibilidade. A figura de gênio é, geralmente, vista como dura ou “meditativa”. Nesse caso, eu fui direto para o coração gigante.

E: Você pode falar um pouco sobre o processo por trás das cenas? Como você cria um personagem? Você tenta imaginá-lo ou você tem algo para trabalhar como referência?

EB: Eu acho que, nesse caso, eles foram definidos pela autora, Victoria Schwab. Eu tive algumas dicas ao longo do processo de escrita dos quadrinhos, nas quais eu pescava algumas reações ou comentários sobre o que eles conversavam. Eles ofereciam um quadro de personalidades. Talvez soe um pouco estranho, mas eu, geralmente, sonho com eles (personagens), minha mente fica girando como uma roda depois que eu leio a descrição dos personagens e, na manhã seguinte, eles tendem a encontrar seu próprio caminho. É maravilhoso ver como eles crescem ao longo da história. Eu sou fã, além de ser um artista, então, para mim, eles estão tão vivos quanto um amigo.

Foto: Divulgação/Titan Books

E: Você está trabalhando em algo novo no momento? Qual seu próximo passo?

EB: Sim! Eu tive uma proposta de um romance histórico incrível, com uma reviravolta humanoide francesa. Eu sempre me interessei pelo formato Bande Dessiné (quadrinhos que são originalmente escritos em francês e criados na França e na Bélgica). Eu trabalhei como colorista na Delcourt (editora francesa), então esses tipos de livros são sempre algo a se ver, metade arte conceitual e metade aprovação. Eu fui designado para fazer a nova série sobre o Gavião Arqueiro, que agora é da Kate Bishop, então eu tive que colocar todas as minhas aspirações de lado por agora e também estou fazendo testes para os meus amigos na Titan Books. Eu estou, honestamente, maravilhado com toda a produção editorial. Existe muito trabalho e uso para o material gráfico e eu estou muito feliz de também ter pessoas de várias partes do mundo se tornando fãs da série ExtraOrdinário, inclusive alguns fãs da própria Victoria estão muito satisfeitos com a nossa parceria.

E: Você pode dar um conselho para todos aqueles que querem ser um artista de revistas em quadrinhos? Compartilhe com a gente três coisas que a pessoa precisa fazer para ser tão talentosa quanto você.

EB: Ok, primeiramente, é uma honra ser inspiração para tantos artistas por aí. Eu vou listar três coisas importantes que eu considero relevantes para se abordar:

1) Educação. Eu acho que a academia é muito importante para balancear o ofício de trabalhar em um livro de quadrinhos. Eu sinto que existe uma briga entre a escola de artes e ilustrações e indústrias comerciais de arte. Esse conflito acontece principalmente em casa, e vem da ideia de que não será uma boa carreira. Os estudos da Arte podem ajudar a entender sobre a amplitude que a arte engloba. Você pode achar seu lugar em uma variedade de disciplinas, não só em quadrinhos, e talvez mais tarde trazer um pouco disso para o jogo. Então, curta a escola. Tente evitar a frustração e viva o processo de ser estudante ao máximo e, em breve, você será mestre em sua própria área.

Foto: Divulgação/Enid Balám

2) Trabalho de acordo com o gênero. Os livros de quadrinhos serem, majoritariamente, masculinos, não necessariamente é uma regra, muito pelo contrário. A arte não se discrimina por gênero, mas pela paixão e disciplina. Precisamos de mais artistas femininas para nos guiar pelo caminho, assim como acontece com as maravilhosas Belen Ortega, Sara Pichelli ou a mestre Elena Casagrande.

3) Quando você chegar aonde quer chegar, lembre-se sempre de desenhar com uma corda invisível entre seu lápis e seu coração. Tente sempre ser gentil e humilde com toda a equipe de pessoas que fazem o livro nascer, o sucesso da história não depende inteiramente do artista, mas de um esforço coletivo de pessoas incrivelmente talentosas, que criam histórias fantásticas para esse mundo. Como nós, há muito tempo, já ficamos tocados e emocionados com uma história ou um personagem, agora é a nossa hora de fazer a nossa parte e, se formos sortudos, alcançaremos aqueles que estão por aí, esperando. 

Foto: Divulgação

Muito obrigado por ler a nossa história! Com carinho, E.B.

O que acharam da entrevista com Enid Belám? Já leram ExtraOrdinário? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conte para a gente qual seu artista favorito. 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!