Cultura e entretenimento num só lugar!

Entrevista I Perotá Chingó fala sobre sua carreira, álbum e música na América Latina

 

A banda conversou com o Entretetizei sobre a carreira, seu último disco e a música na América Latina

 

A banda argentina Perotá Chingó irá participar do Festival Mucho!, que acontece nos dias 21 a 25 de abril, de forma online e gratuita. Em entrevista exclusiva, Julia e Lola, integrantes da banda, comentaram sobre sua trajetória, disco, isolamento e sobre o festival que participarão. 

 

Trajetória

 

O duo portenho Perotá Chingó começou a fazer sucesso pelo mundo em 2011. Em uma viagem ao Uruguai, um amigo que as acompanhava gravou Julia e Dolores cantando e publicou o vídeo na internet. “Para nós, essa viagem foi uma viagem de férias, duas amigas indo pela costa, cobrindo os custos da viagem com música. Foi um conjunto de situações, entre um entardecer, uma pessoa que filmou nós duas cantando e aí surgiu esse vídeo que nem fomos nós que postamos no youtube, e sim outra pessoa.” Rie Chinito, canção interpretada na ocasião, conta hoje com mais de 27 milhões de visualizações no YouTube.   

 

Sucesso na América Latina

 

A banda percorreu grande parte da América Latina e da Europa, com turnês e shows organizados de forma independente. Questionadas sobre como viam a música latina no mundo, Julia respondeu quecada vez mais as pessoas ao redor do mundo estão olhando e escutando música latina. Está se expandindo para outros lugares, assim como nós também temos escutado músicas que vêm de fora. E a música vinha, não agora, mas antes, dos Estados Unidos, Europa, e agora a música latina está viajando pelo mundo e me parece muito bom”. 

 

Lola também complementa sobre a presença das mulheres na música Latino-americana: “as mulheres latinas na música estão desde sempre e aqui seguimos estando. Somos somente a nova geração de mulheres latinas, tão fundamentais quanto os homens”. 

Com três álbuns lançados, a banda Perotá Chingó coleciona quase 200 mil seguidores no instagram e mais de 415 mil curtidas no Facebook. 

Foto: Parlante

Álbum e concerto

 

Após os discos Perotá Chingó (2013) e Águas (2017), o duo lançou em 2019 seu último disco, Muta. Produzido por Juan Campodónico, o disco traz uma mistura de ritmos folclóricos da América Latina.  “Esse álbum foi super experimental para nós, porque partimos de um conceito que queríamos trabalhar. Nesse conceito tinham diferentes vontades, diferentes ideias, diferentes ritmos. E diferentes coisas das quais queríamos tratar em conjunto, criando as canções também em conjunto”, declara Lola. 

 

Em dezembro de 2020, em virtude do isolamento social, a banda realizou um show virtual do álbum Muta. “Fizemos um filme, que é o filme de Muta, especialmente desse disco com essas músicas. Fizemos aqui na nossa casa, com um grupo grande de artistas. Então estivemos o ano todo praticamente trabalhando nesse filme que logo estará disponível na internet”, conta fulana. 

 

Festival MUCHO! 

 

“Para nós é sempre uma honra, uma honra total que nos convidem, que nos convoquem, que nos sigam chamando e que sigam gostando do trabalho que fazemos, para participar com outros grandes artistas como os que participam neste festival”, Julia afirma. O festival MUCHO! acontece de forma online e gratuita, do dia 21 a 25 de abril. A programação completa pode ser conferida aqui. 

 

Pandemia e próximos planos 

 

Assim como vários artistas, Perotá Chingó teve que se reinventar ao deparar-se com a pandemia. “Hoje já estamos trabalhando em novas músicas, entendendo que não é o momento para viajar e sair tocando pelo mundo. Então estamos nos adaptando ao que podemos fazer aqui, com essa nova realidade”. Lola também comentou sobre os desafios internos e pessoais do isolamento: “acredito que cada um e cada uma se encontrou com muitas coisas que tinham que se encontrar e expor a si. É muito revelador, não? Ao parar a máquina, vimos o que está passando no mundo, que é muito difícil, e que temos muito o que fazer como humanidade para mudar o jeito como estamos lidando com as coisas”. 

 

Para 2021, podemos esperar uma Perotá Chingó mais voltada para dentro: “estamos nesse processo criativo de voltar-se para dentro e explorar as vontades que temos, as coisas que queremos dizer hoje. Então saíram muitas músicas esse ano. Estamos super orgulhosas disso e muito ansiosas.  Criando novas músicas, criando novos vídeos também, brincando um pouco com imagem e tudo isso”,  disse conta Julia. 

 

A entrevista completa está disponível no youtube, através do canal oficial do Entretetizei e pode ser conferida aqui. Também disponível em espanhol e com legenda em português. 

Vocês já conheciam a banda Perotá Chingó? Para mais notícias sobre entretenimento, fiquem ligados nas redes do EntretetizeiTwitterFace e Insta.

 

* Crédito da foto de capa: Divulgação

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!