Cultura e entretenimento num só lugar!

Rafael Pimenta

Entrevista | Rafael Pimenta conta sobre sua participação no Futuro Ex-Porta

Conversamos com o humorista sobre os desafios e os bastidores do reality que vai escolher o próximo integrante do canal Porta dos Fundos

O ator, humorista e diretor Rafael Pimenta foi um dos candidatos selecionados para o reality Futuro Ex-Porta, que vai escolher o próximo integrante do canal Porta dos Fundos. Todos os sábados um novo episódio do programa, que se encerrou no dia 11 de dezembro, revelou diferentes provas e desafios enfrentados pelos participantes, que foram avaliados pelos atores veteranos do canal de humor mais famoso do Brasil.

Rafael Pimenta, que já participou anteriormente de produções como Necrópolis, da Netflix, e Condomínio Jaqueline, do canal Fox, nos contou tudo sobre a sua passagem pelo programa e como foi viver essa experiência. Confira:

Futuro Ex-Porta
Foto: divulgação/Instagram @orafapimenta

Entretetizei: O que motivou você a se inscrever para o reality? 

Rafael Pimenta: Eu me inscrevi no início do confinamento em 2020. Com muita dificuldade de entender o que poderia acontecer nos próximos anos, eu achei que concorrer por um contrato com o Porta seria uma baita oportunidade que valia a pena arriscar. Eu queria dar um passo relevante na carreira e trabalhar com os melhores

E: Qual foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça quando recebeu a notícia de que foi aceito na seleção? 

R: Um misto de contentamento e preocupação. Pra mim, participar de um reality é um movimento muito arriscado porque você não tem controle da sua expressão. Você se submete a muitas coisas, a uma competição intensa, a um controle, a um julgamento, ao mesmo tempo que valida essa situação.

E mais, depois disso você ainda passa a cumprir um papel dentro de uma narrativa, que é avaliada pelo públicoPara complicar, a produção nunca deu nenhuma pista de como seria o reality. Sendo uma primeira edição, ficava muito difícil imaginar em que tipo de lugar eu estava entrando. 

Foto: divulgação/Instagram @orafapimenta

E: O confinamento foi difícil para você? 

R: Foi muito difícil, pois você se sente privado da sua liberdade, você lida com uma expectativa enorme e tem zero pistas do que pode acontecer. 

E: Como foi conhecer pessoalmente alguns dos maiores comediantes do Brasil? 

R: Eu admiro muito o talento e a competência dos Portas. Pra mim, foi como encontrar companheiros de trabalho que eu mais admiro, só que sendo julgado por eles

E: Qual prova considera ter sido a mais difícil até agora? 

R:Não sei dizer. Todas as provas abordavam um aspecto de coisas que eu já faço. O mais difícil foi sempre acertar de primeira e entender os critérios e os parâmetros, descobrindo uma forma de adaptar o meu trabalho ao gosto deles.

De qualquer forma, sinto que a prova em que fui eliminado, de filtro de câmera, era a que eu tinha menos familiaridade

E: Qual participante você considera um grande concorrente no reality? 

R: Acho que desde o início a Júlia mostrava uma competência difícil de alcançar. Diferente de mim, ela parecia ter muita clareza do que os Portas poderiam gostar. 

Rafael Pimenta
Rafael Pimenta
Foto: divulgação/Instagram @orafapimenta

E: Quais são suas maiores referências no humor hoje? 

R: Ultimamente a série Succession, do Jesse Armstrong, tem sido uma grande inspiração. Sou bastante influenciado também pelo trabalho do Dan Harmon (Rick and Morty) e pelo programa Eric Andre Show. No Brasil, tenho me interessado bastante pela experimentação do Diogo Defante e pelo quadrinista André Dahmer

E: Qual vídeo icônico do Porta dos Fundos é o seu preferido?

R: Siamês Universitário é um dos vídeos que mais me fizeram rir na vida. Eu dou risada só de lembrar de quando o Portugal tenta bater no Gregório

E: Como você acredita que suas experiências em projetos anteriores te prepararam para o reality? 

R: Me preparam tecnicamente e no trato profissional. Eu já participei de muitos processos avaliativos, onde perder faz parte do processo. Mas num reality, onde você está mais vulnerável, a pegadinha é superar a frustração.

Você precisa separar quem você é do que esperam de você. Depois, trabalhar a partir disso e procurar sempre dar aquilo que você tem de melhor

E: Quais são os seus planos para depois do programa? 

R: Curiosamente, e essa é uma notícia recente, nos dias 21 e 22 de dezembro me apresento com o Porta dos Fundos em Lisboa, no espetáculo Portátil.

Depois disso, pretendo dar continuidade aos meus projetos pessoais. Vou seguir produzindo vídeos para as minhas redes. Já tenho alguns shows de improviso marcados em clubes de comédia no Rio e em São Paulo. E vou atuar numa peça de teatro contemporâneo no meio do ano. Existe também uma perspectiva de atuar numa série para um canal de streaming.

E então, o que você achou da participação de Rafael no Futuro Ex-Porta? Conte pra gente nas nossas redes sociais – InstaFace e Twitter –  e nos acompanhe para ficar por dentro de outras novidades do mundo do entretenimento.

 

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!