De engenheiro a cantor, Zé Alexanddre nos contou como começou sua história com a música e as surpresas que a vida lhe proporcionou
Compositor, músico, cantor e com mais de 40 anos na estrada, Zé Alexanddre se destacou e emocionou os jurados, e o país, ao se apresentar no The Voice Master. Não é à toa que ele foi o ganhador da primeira temporada do reality.
Aos 63 anos de idade, o carioca Zé Alexanddre foi surpreendido ao descobrir que estaria no The Voice. Isso porque sua inscrição foi feita por um amigo. Zé mal esperava que essa surpresa abriria novas portas para sua carreira musical. E não foi só dessa vez que a música trouxe novos caminhos para Zé. Quando jovem, tudo estava encaminhado para ele seguir carreira como engenheiro, mas após gravar com Oswaldo Montenegro em 1979, Zé decidiu que seguiria fazendo shows.
“Tudo se inclinava pra eu ser engenheiro, né? Meu pai queria que eu me formasse, de fato eu fiz engenharia até o quarto ano e nesse mesmo momento eu tinha feito exame para o Banco do Brasil, tinha passado, estava tudo direcionado para uma coisa mais segura. Aí eu gravei com Oswaldo Montenegro em 79, a música Bandolins e foi um sucesso nacional. Em 1980 não deu outra, a gente começou a fazer muitos shows, eu tranquei a faculdade de engenharia e nunca mais voltei… A partir daí é só música, vivo de música.”, conta Zé Alexanddre.
Zé também nos contou como recebeu o convite para participar do The Voice Master. O cantor recebeu uma ligação da TV Globo perguntado se ele iria mesmo participar do The Voice. Sem entender nada, Zé Alexanddre questionou o que estava acontecendo, foi quando descobriu que seu amigo, Marcos Sena tinha o inscrito no reality.
“Marcos Sena é um amigo meu, ele trabalha comigo, fez a capa do EP Procura. Sem eu saber ele passou meus dados como se fizesse uma inscrição [para o The Voice]. Então, eu fui pego de surpresa mesmo, eu não tinha me inscrito no The Voice”. Revela Zé Alexanddre.
Agora, Zé está em um novo trabalho, e acaba de lançar o novo EP Procura, gravado pela Universal Music e que já está disponível nas plataformas digitais. Para quem estava acostumado a ver Zé arrasar no samba ou no rock, terá que esperar porque o cantor decidiu trazer para essa nova etapa gêneros musicais que ele também é apaixonado, o blues e o soul.
“Assim que eu fechei o contrato com a Universal eu argumentei com eles que eu gostaria muito de ter a produção do Torcuato Mariano, que foi o produtor que me acompanhou durante todas as eliminatórias do The Voice né? E que era do time da Cláudia Leitte. E de pronto eles atenderam. Então começamos a trabalhar com a ideia próxima ao que fizemos no The Voice, que seria essa vibe de blues e a vibe de soul music, uma balada soul.”
Zé ainda brinca com os fãs que esperam ele cantar samba nos próximos shows:
“Muita gente me perguntou: ‘Poxa, não vai tocar samba? Não, agora não, deixa eu curtir esse momento do blues e do soul’”.
Sobre a outra faixa do EP Deixa A Porta Aberta, que foi escrita através de uma chamada de vídeo, Zé nos contou que não houve nenhuma dificuldade em produzir a música online, e em 15 minutos a equipe já tinha construído uma melodia. No final, a música composta por Zé Alexanddre, Altay Veloso e Torcuato Mariano possui uma letra romântica e uma melodia tranquila.
Procura, a primeira faixa do EP, foi escrita em 1991 por Zé e depois, dedicada a sua companheira. A letra mostra uma pessoa no caos de uma rua movimentada e uma vida agitada, mas que tudo muda após encontrar sua alma gêmea.
“E essa paixão que seria uma ficção, eu estou a procura de uma coisa que eu já sei que existe. ‘Onde está você? Há quanto tempo a gente não se vê?’ Na verdade, eu já conheço essa pessoa e ela está aqui do meu lado. Quando eu terminei a música eu falei: ‘Caramba essa mulher existe, é essa mulher que está do meu lado’”.
Ao final da entrevista perguntamos se ele tem planos para o próximo ano, e Zé Alexanddre responde que já começou a programar shows para 2022. No dia 19 de janeiro, às 20h, Zé se apresentará no Blue Note SP com o seu concerto completo, “Soul, Blues e Outras Estradas”.
Para você que gosta de blues, soul e também adorou assistir Zé Alexanddre se apresentar no The Voice Master, conheça seu novo EP Procura.
Assista a entrevista completa aqui
link
Gostou de conhecer mais sobre a carreira de Zé Alexanddre? Comente com a gente em nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e fique por dentro de tudo do mundo do entretenimento!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Universal Music