Confira algumas diferenças da comemoração do Natal entre o Brasil e Coreia do Sul
Com o Natal se aproximando, é comum as pessoas se prepararem para o feriado, seja para fazer as últimas compras ou pegar aquele último ingrediente para a ceia, por exemplo. Pelo menos, é isso que a maioria dos brasileiros passa em dezembro. Mas, apesar de ser uma data comemorativa bem conhecida, nem todo lugar celebra o Natal da mesma maneira.
Cada país possui culturas diferentes, o que também reflete na maneira como as pessoas comemoram o Natal. Por ser um feriado originalmente do Cristianismo, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, nem todo lugar tem a predominância dessa religião.
Mas você já parou para pensar em como as pessoas celebram a data de 25 de dezembro em outros lugares? Hoje trouxemos um pouco de como as pessoas comemoram na Coreia do Sul, confira a seguir:
1 – Papai Noel não usa só vermelho
A figura de Papai Noel na Coreia do Sul pode ser vista usando azul ou verde. É conhecido como Santa Haraboji, uma junção de Santa Claus e Haraboji, termo que significa avô em coreano. Porém, além das cores de roupas diferentes, também é representado trajando vestimentas típicas do país e gat, um chapéu tradicional feito de crina de cavalo ou de bambu, usado durante a Dinastia Joseon.
2 – É uma data romântica
Enquanto no Brasil, a maioria das pessoas comemora a data com a família, na Coreia do Sul é uma data romântica. O Natal lembra o Valentine’s Day dos Estados Unidos ou o Dia dos Namorados do Brasil. Um dos motivos é que, na mesma época, existem dois feriados celebrados com a família, Chuseok e Ano Novo Lunar.
3 – Comida Natalina
Na Coreia do Sul, as pessoas não têm pratos típicos natalinos como peru, arroz com passas ou salpicão, que os brasileiros costumam ter na ceia de Natal. Por outro lado, uma sobremesa popular lá é um bolo de pão de ló com chantilly, morango e chocolate branco, conhecido como saeng-cream cake.
4 – Troca de presentes
Não é comum que as pessoas troquem presentes na Coreia do Sul como no Brasil. Entretanto lá, entregar dinheiro ou passar tempo de qualidade é mais popular, saindo para um encontro por ser uma data romântica ou indo comer em algum restaurante. Quando as pessoas trocam presentes, geralmente é entre casais.
5 – Decoração Natalina
Ao dar uma volta na rua onde você mora, quantas casas estão com alguma decoração de Natal? Porém, na Coreia do Sul, é raro ter decorações na casa ou no quintal, por conta da falta de espaço. A decoração natalina pode ser vista nas lojas, praças e também em igrejas, além de festivais como o de Gwangbok-ro Winter Light Tree Festival, que acontece em Busan.
Você já conhecia alguma dessas diferenças? Entre nas redes sociais do Entretetizei (Face, Insta e Twitter) e conte para a gente!
Leia também: Filmes natalinos para aquecer o coração
Texto revisado por Layanne Rezende