Olivia Newton-John, a estrela de Grease, faleceu nesta segunda (8). Relembre a trajetória marcante da atriz e cantora
Nesta segunda-feira (8), Olivia Newton-John morreu aos 73 anos, na Califórnia, nos Estados Unidos. Através das redes sociais, John Easterling, marido de Olivia, divulgou a notícia e contou que ela morreu cercada por familiares e amigos. Ele ressaltou a trajetória marcante da esposa, falando sobre a dedicação dela à pesquisa e apoio de pessoas com câncer.
“Olivia tem sido um símbolo de triunfos e esperança por mais de 30 anos compartilhando sua jornada com o câncer de mama”, escreveu. “Sua inspiração de cura e experiência pioneira com plantas medicinais continua com o Olivia Newton-John Foundation Fund, dedicado à pesquisa de plantas medicinais e câncer.”
Conhecida por interpretar Sandy em Grease – Nos Tempos da Brilhantina, Olivia Newton-John é dona de um legado memorável no cinema e na música. Relembre abaixo a trajetória da atriz e cantora.
O início de sua carreira
Olivia Newton-John nasceu no Reino Unido, mas cresceu na Austrália. Ela começou a carreira na música aos 14 anos, quando formou uma banda só de garotas chamada Sol Four. Na década de 1960, Olivia venceu o concurso de talentos Sing, Sing, Sing e recebeu um convite para trabalhar na Inglaterra.
No Reino Unido, ela cantou ao lado de Pat Carroll, uma amiga australiana, mas o visto de sua amiga venceu e ela retornou para a Austrália. Em 1968, Olivia gravou seu primeiro single solo, Till You Say You’ll Be Mine. Depois, ingressou na banda Tomorrow, criada pelo produtor Don Kirshner.
Em 1970, atuou com o grupo em um musical de ficção científica chamado Toomorrow, que foi duramente criticado e resultou na separação da banda. Olivia seguiu na carreira de cantora e, em 1971, ela lançou o seu primeiro álbum, If Not For You.
A ascensão à fama
Em 1974, Olivia representou o Reino Unido no famoso concurso da Eurovision com a música Long Live Love e conquistou o quarto lugar. Em 1978, o produtor Alan Carr a convidou para estrelar o musical Grease – Nos Tempos da Brilhantina ao lado de John Travolta.
O filme se tornou a maior bilheteria do ano e marcou a trajetória de Olivia. Além disso, a trilha sonora ficou 12 semanas consecutivas no primeiro lugar na lista da Billboard. Por seu trabalho, Olivia foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e a canção Hopelessly Devoted To You foi indicada ao Oscar de Melhor Canção.
Sua trajetória no cinema
Após o sucesso de Grease, Olivia seguiu com a sua carreira como atriz e atuou em Xanadu (1980), que não foi bem recebido pela crítica. No entanto, a trilha sonora do filme rendeu sucessos para a cantora, como Xanadu e Magic.
Ela se reuniu novamente com John Travolta em Embalo a Dois (1983) e a mesma história de Xanadu se repetiu: o filme não conquistou a crítica, mas a trilha sonora rendeu milhões de cópias e hits como Twist of Fate e Take a Chance. Em 1988, ela atuou no filme Ela Vai Ter um Bebê.
Sua trajetória na música
Ao longo de sua carreira musical, Olivia lançou 25 álbuns de estúdio. Ela vendeu mais de 100 milhões de discos e teve grandes hits como Let Me Be There (1973), I Honestly Love You (1974) e Physical (1981). Olivia ganhou prêmios em premiações como American Music Awards (AMA), Country Music Association Awards (CMA) e People ‘s Choice Awards.
Além disso, ela conquistou quatro estatuetas do Grammy, incluindo o de melhor performance vocal country feminina com Let Me Be There, vídeo do ano com Physical e os de gravação do ano e melhor performance vocal pop feminina com I Honestly Love You.
Os anos seguintes e a batalha contra o câncer
Em julho de 1992, após ser mãe e desacelerar a sua vida profissional, Olivia se preparava para retornar com Back to Basics: The Essential Collection 1971-1992. No entanto, ela recebeu o diagnóstico de um câncer de mama e cancelou a turnê para fazer o tratamento.
Na época, ela se recuperou e passou a levantar a bandeira da prevenção ao câncer e às pesquisas para sua cura na fundação Olivia Newton-John Foundation Fund. Olivia continuou cantando e também atuou em A Última Festa (1996), Sordid Lives: The Series (2008), Depois dos 30 (2011) e Sharknado 5: Voracidade Global (2017).
O câncer de Olivia entrou em remissão, mas retornou em 2013 e 2017. Em setembro de 2018, ela revelou um diagnóstico de um tumor na base da coluna. A causa da morte da artista não foi revelada, porém uma fonte do TMZ afirmou que “depois de uma jornada de 30 anos contra o câncer, ela perdeu sua batalha contra o câncer de mama metastático”.
Olivia Newton-John deixa o marido John Easterling, a filha Chloe Rose Lattanzi, a irmã Sarah Newton-John e o irmão Toby Newton-John, além de 15 sobrinhas e sobrinhos.
Conhecia algum trabalho dela? Nos conte por aqui! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.
*Créditos da foto de destaque: divulgação/IstoÉ.