Desde aluna de Hogwarts até princesa da Disney, a ativista inglesa está comemorando o aniversário de 33 anos
É leviÔsa, e não leviosÁ! Hoje, 15 de abril, Emma Watson celebra o seu aniversário de 33 anos. A atriz, modelo e ativista dos direitos das mulheres é conhecida pela sua participação na série de filmes Harry Potter, interpretando Hermione Granger, uma bruxinha bondosa e muito esperta.
Nascida em Paris, na França, Watson também teve diversas participações importantes no cinema, como Meg March em Adoráveis Mulheres (2019) de Greta Gerwig, Bela em A Bela e a Fera (2017), live-action do filme de 1991 da Disney, e Sam na adaptação As Vantagens de Ser Invisível (2012).
Em comemoração a essa data, o Entretetizei separou cinco curiosidades muito interessantes sobre Emma Watson. Confira:
Ícone do movimento feminista
Em 2014, Emma Watson ganhou o título de Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. A instituição anunciou que sua primeira participação seria na campanha HeForShe, um movimento que combate a desproporção de gênero, e acredita que o problema não é somente das mulheres, encorajando jovens e homens a participarem de iniciativas.
“Gostaria que os homens assumissem este manto para que suas filhas, irmãs e mães possam viver livres do preconceito, mas também para que seus filhos consigam ser vulneráveis e humanos também, recuperar as partes abandonadas de si mesmos e, ao fazer isso, ser uma versão mais verdadeira e completa de quem são”, confessou a inglesa, durante seu discurso na estreia da campanha HeForShe.
Ela também se engajou no Times Up, que denunciou casos de assédio sexual e abuso contra mulheres da indústria do entretenimento. O movimento se fortaleceu na cerimônia de premiação do Globo de Ouro 2018, na qual muitas atrizes vestiram preto como protesto. Oprah Winfrey ainda discursou a favor das mulheres e falou sobre a importância da representatividade no entretenimento.
Accio moda sustentável
Watson guarda um carinho especial pela moda, sendo bastante agradecida por conseguir se vestir como gosta e também se reinventar, especialmente na época das filmagens de Harry Potter. Além de ter recebido o prêmio de Ícone da Moda da revista Elle pela prestigiada estilista Vivienne Westwood, Emma também se interessa bastante pelo meio ambiente.
Em 2010, ela anunciou sua colaboração com a People Tree, uma marca de roupas sustentáveis, com o intuito de conseguir lucros para a People Tree Foundation, que promove a conscientização e a justiça ambiental. Dez anos depois, a inglesa se tornou presidente do comitê de sustentabilidade de marcas de luxo, como Gucci e Saint Laurent. Se existisse um feitiço para restaurar a natureza, com certeza seria o favorito de Emma Watson.
A vida copia a arte
A britânica se considerava uma admiradora da história de Harry Potter, confessando que leu todos os livros e tinha Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban como seu favorito. Durante as filmagens, ela fazia aulas particulares ao lado dos amigos de elenco, que não perdiam uma oportunidade de fazer piada sobre Watson ser ótima nos estudos.
No início da produção do terceiro filme, Alfonso Cuarón passou a Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint uma pequena redação sobre seus personagens. Emma escreveu uma de 16 páginas, Daniel de apenas uma página, e Rupert nunca entregou a redação ao diretor.
Em 2014, a atriz participou da cerimônia de graduação da Universidade Brown, se formando em Literatura Inglesa. Para ela, a experiência da universidade é muito importante e, por conta disso, não queria desistir.
Revezamento entre Emmas
Inicialmente, La La Land: Cantando Estações (2016) seria protagonizado pela Emma Watson, mas, por problemas na agenda, que estava comprometida com outra produção, Emma Stone recebeu a oportunidade de interpretar Mia, que sonha em ser atriz de Hollywood. Mais tarde, Watson conseguiu o papel de Meg em Adoráveis Mulheres, que, por sua vez, seria designado para a americana.
“A Bela e a Fera não era um filme em que eu pudesse simplesmente entrar. Eu imaginava que teria treinamento de cavalos, dança, que teria três meses cantando pela frente e ainda estar em Londres para realmente fazer isso. Este não era um filme no qual eu poderia simplesmente pular de paraquedas, então agendar em termos de conflito, simplesmente não funcionou”, contou Emma, em entrevista para o Entertainment Weekly.
De Harry Potter pra vida
Em 2017, Emma Watson revelou ter criado um grupo no WhatsApp com todo o elenco dos filmes de Harry Potter, por desejar manter contato. Emma é bastante próxima de Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy. No especial de comemoração dos 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts (2022), confessou que guardava um crush secreto pelo amigo. No mesmo ano, o britânico escreveu em seu livro que também se apaixonou pela atriz na sua adolescência.
Emma Watson and Tom Felton reunite in Harry Potter 20th Anniversary: #ReturntoHogwarts pic.twitter.com/nO7cNRjDZb
— Film Updates (@FilmUpdates) December 28, 2021
Você se surpreendeu com as curiosidades sobre a Emma Watson? Conta pra gente do Entretê através das redes sociais — Twitter, Insta e Face —, e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades da cultura pop.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei