A atriz mais elegante de Hollywood completa 54 anos neste domingo (14), e, para comemorar, vamos relembrar algumas das produções da diva
Neste domingo (14), a atriz australiana Cate Blanchett, considerada umas das estrelas mais elegantes da atualidade, completa 54 anos.. Ela coleciona premiações, já ganhou dois Oscar, quatro Globos de Ouro, quatro BAFTAs e três SAG Awards (prêmio anual promovido pela Federation of Television and Radio Artists, que reconhece desempenhos excepcionais no cinema e na televisão).. Uau! Cate Blanchett é bafônica: além de linda e elegante, é uma atriz excepcional.
Também foi uma das poucas atrizes que conquistaram um Oscar de Melhor Atriz e de Melhor Atriz Coadjuvante. Com uma filmografia extensa, tendo atuado em mais de 20 produções, Cate tem uma estrela na Calçada da Fama e foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes em todo o mundo pela revista Time.
Recentemente, em entrevista à Vanity Fair, ela informou que pretende parar de atuar, depois de ganhar o Oscar de Melhor Atriz em 2023, pela atuação no filme Tár (2022).
Bom, vamos torcer para que Cate Blanchett não se aposente tão cedo e continue a nos impressionar com suas atuações. Enquanto isso, o Entretê vai relembrar a carreira da atriz com cinco produções que marcaram a vida da atriz, interpretando os mais diversos personagens.
- Tár (2022)
No filme dirigido por Todd Field (De Olhos Bem Fechados),Cate Blanchett interpreta Lydia Tár, uma grande compositora regente e a primeira mulher a liderar a icônica Orquestra de Berlim. Sua personagem é apaixonada, exigente e muito crítica.
Ela é casada com a primeira violinista Sharon (Nina Hoss), com quem tem uma filha. Com muitas responsabilidades, ela se prepara para a maior apresentação de sua vida, enquanto sua vida está um caos.
Cate Blanchet interpreta brilhantemente e mostra como podemos ser egocêntricos em nossos trabalhos, nos tornando, muitas vezes, aquilo que repelimos e procuramos combater. Mais que merecido, a atriz foi a vencedora na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2023, com uma atuação comovente e marcante.
Atualmente é possível assistir a Tár no Google Play Filmes e Apple TV.
- Manifesto (2017)
Talvez seja um dos filmes menos comentados da atriz, mas, aqui, ela mostra toda sua versatilidade interpretando 13 personagens. Um deles, em que interpreta um mendigo, a atriz ficou irreconhecível. O filme é dirigido por Julian Rosefeldt, que, além de cineasta, é artista visual e procura discutir os grandes movimentos artísticos. São 13 curtas-metragens que procuram discutir o consumo de arte em diferentes frentes, como pintura, arquitetura e cinema.
Um filme bem diferente de todos em que a atriz já atuou, por isso, vale a pena conferir. Atualmente, está disponível na plataforma MUBI.
- Carol (2015)
Neste filme, a atriz esbanja o que é muito natural nela, sem fazer esforço: elegância. Ela interpreta Carol Aird, uma mulher rica de meia-idade que está passando pelo processo de divórcio. Nesse momento, ela conhece Therese (Rooney Mara), uma jovem vendedora, que tem como hobby fazer fotos.
O filme se passa na década de 50 e fala sobre o relacionamento entre duas mulheres de mundos diferentes. Mesmo pertencendo a classes sociais distintas, esse não é o maior empecilho para que elas fiquem juntas, mas o fato de serem duas mulheres. Durante o decorrer do filme, muitas questões são trazidas à tona: o patriarcado, os tabus envolvendo as relações homoafetivas, a diferença de idade e a condição social das personagens.
A produção tem um figurino deslumbrante e uma fotografia com paleta de cores terrosas, contrastando com o vermelho, sempre presente nas roupas de Carol, o que torna o filme ainda mais bonito. O longa rendeu o Oscar de Melhor Atriz e Melhor Figurino e Fotografia em 2016. Imperdível.
Carol está disponível na MUBI.
- Babel (2006)
Este trabalho de Alejandro González Iñárritu entrelaça as vidas de um grupo de quatro pessoas após um acidente. Cate Blanchett vive Susan Jones, que, ao viajar para o Marrocos com o marido Richard (Brad Pitt), é atingida por um tiro quando passam por uma região montanhosa.
A partir desse momento, os dois passam por uma série de situações extremamente conflituosas, deixando em estado de tensão quem assiste às cenas. Uma produção imperdível do diretor, que não costuma fazer filmes com finais felizes, e mais uma atuação incrível da atriz.
Disponível no Prime Video.
- Senhor dos Anéis (2001)
A trilogia do diretor Peter Jackson foi a franquia mais premiada do Oscar. Ao todo, de 30 indicações, ganhou 17 prêmios. A adaptação de J. R. R. Tolkien ganhou o coração de fãs no mundo inteiro, inclusive dos que não conheciam a obra do autor.
Na produção, Cate interpreta Galadriel, a Senhora dos Bosques de Lothlórien, umas das maiores elfas da Terra Média. Com um figurino estonteante, Cate interpreta lindamente a personagem. A cena mais emocionante dela é quando Frodo lhe oferece o anel de poder mas ela recusa a tentação. Mais um papel que caiu perfeitamente bem para a atriz, que não precisou de muito esforço para parecer divina.
Em conclusão, Cate Blanchett é uma atriz extremamente talentosa: desempenha e entrega tudo em todos os personagens que interpreta. Sua beleza e elegância, nesse sentido, é só um plus!
E aí, é fã de Cate Blanchett? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da imagem de destaque: Entretetizei