O aniversário do Bruno Mars chegou e ele vai comemorar no Brasil! Relembre a carreira do rei do carisma
Peter Gene Hernandez nasceu em 8 de outubro de 1985, em Honolulu, Havaí. Cresceu com seus cinco irmãos em uma família musical: seu pai, Peter Hernandez, era percussionista e sua mãe, Bernadette, era cantora e dançarina.
Desde muito jovem, Peter foi apresentado a diversos gêneros musicais, como rock clássico, reggae e soul. Ele começou a se apresentar ainda criança em shows de talentos e eventos locais, muitas vezes imitando Elvis Presley, um de seus maiores ídolos. Aos quatro anos, já fazia parte da banda de sua família, os The Love Notes.
O cantor seguiu com o conjunto da família até seus 12 anos, quando seus pais se separaram e a banda chegou ao fim, mas, como nunca conseguiu viver sem a música, logo formou um novo grupo na escola. Os School Boys fizeram vários shows pelo Havaí, onde cantavam músicas de Michael Jackson.
Bruno Mars adotou seu nome artístico ainda na adolescência, antes de se mudar para Los Angeles para seguir a carreira musical. Ele escolheu Bruno porque era um apelido dado por seu pai, que achava que ele se parecia com o lutador Bruno Sammartino. Já Mars foi escolhido para dar um toque de estilo e porque muitas pessoas na indústria diziam que ele era “de outro planeta”.
Essa escolha o ajudou a criar uma persona única e memorável no mundo do entretenimento, embora, no início da carreira, tenha enfrentado dificuldades em se estabelecer como artista solo e foi aconselhado a focar na composição.
Início da carreira e Doo-Wops & Hooligans (2010)
O ponto de virada na carreira de Bruno Mars foi quando ele começou a colaborar com outros artistas como compositor e produtor. Em parceria com Phillip Lawrence e Ari Levine, formou a equipe de produção The Smeezingtons, responsável por hits como Right Round, de Flo Rida, e Nothin’ on You, de B.o.B, em que Bruno também participou como vocalista convidado.
Em 2010, ele lançou seu primeiro EP, It’s Better If You Don’t Understand, que começou a atrair atenção para seu talento como artista solo.
Seu álbum de estreia, Doo-Wops & Hooligans (2010), marcou o início do sucesso do artista no mundo da música pop. Com hits como Just the Way You Are, Grenade e The Lazy Song, Bruno conquistou as paradas mundiais. Just the Way You Are ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina.
O álbum de estreia do cantor foi responsável por criar sua base sólida e dedicada de fãs ao redor do mundo e também serviu de inspiração para o nome do fandom, que foi batizado como Hooligans.
Unorthodox Jukebox (2012) e Super Bowl
Em 2012, lançou seu segundo álbum, Unorthodox Jukebox, que reforçou sua versatilidade musical. Com singles como Locked Out of Heaven, Treasure e When I Was Your Man, o álbum recebeu aclamação da crítica e também venceu o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop.
Alguns dos momentos mais marcantes da carreira de Bruno Mars foram suas apresentações no Super Bowl, em 2014 e 2016, onde o Bruninho entregou performances animadas e elogiadas.
Em 2014, misturou hits como Locked Out of Heaven e Just the Way You Are com uma participação especial do Red Hot Chili Peppers, para 115,3 milhões de espectadores. A apresentação foi elogiada pela energia e pelo carisma do cantor, o consagrando como uma superestrela mundial.
Ele voltou ao palco do Super Bowl em 2016 para outro espetáculo memorável, onde Bruno apresentou o sucesso Uptown Funk e participou de uma performance conjunta com Beyoncé, com sua música Formation, e Coldplay, que foi o headliner oficial do evento.
Ainda em 2014, Bruno lançou, em parceria com o produtor Mark Ronson, um de seus maiores sucessos, Uptown Funk. O hit combina estilos musicais como funk, soul e pop, e se tornou um grande sucesso internacional, alcançando o topo das paradas em vários países.
A música, conhecida pelo seu refrão marcante “Don’t believe me, just watch!” e pela energia contagiante de Bruno Mars, virou uma figurinha carimbada em todas as festas e é uma das faixas mais icônicas do cantor até hoje.
Além de ter alcançado números impressionantes, como 4 bilhões de views no YouTube, a música ganhou o Grammy de Gravação do Ano em 2016, tornando-se um dos maiores lançamentos da década.
24K Magic (2016)
Em 2016, Bruno lançou 24K Magic, um álbum fortemente inspirado pelo funk, soul e R&B dos anos 1980 e 1990. O single, que dá nome ao projeto 24K Magic, foi um sucesso imediato, seguido por outros hits, como That’s What I Like e Finesse. O álbum e seus singles renderam ao cantor vários prêmios, incluindo seis Grammys em 2018, entre eles os cobiçados prêmios de Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano.
Juntamente com Unorthodox Jukebox, 24K Magic foi responsável por alguns dos maiores hits da carreira de Bruno, que apenas com o hit That’s What I Like acumulou mais de 1,9 bilhão no Spotify.
Silk Sonic
Em 2021, Bruno Mars formou uma parceria com Anderson .Paak, lançando a dupla Silk Sonic. Juntos, eles lançaram o álbum An Evening with Silk Sonic, trazendo de volta o R&B e o soul de uma forma mais moderna.
O single Leave the Door Open foi um sucesso e ganhou o Grammy de Canção do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B, além de ser número um na Billboard Hot 100 por várias semanas.
O álbum foi aclamado pela crítica e consolidou ainda mais a versatilidade e o talento de Bruno Mars como músico e compositor, além de apresentar uma nova fase do cantor.
Come to Brazil
A última vez que Bruno Mars desembarcou em solo brasileiro foi em 2023, quando realizou duas apresentações na primeira edição do festival The Town, em São Paulo. Com ingressos esgotados, o cantor pôde mostrar todo o seu carisma, passos de dança e autenticidade para as 100 mil pessoas presentes no Autódromo de Interlagos em cada um dos dias e para os que assistiam à transmissão ao vivo pela TV.
O alcance das apresentações no festival foi enorme, e muitos puderam perceber a dedicação do artista em seus shows, com momentos marcantes como ver o Bruninho falando em português “eu quero você, gatinha” e “sou tímido”, o solo ao piano de Evidências, do Chitãozinho e Xororó, ou o icônico vídeo Come to Brazil gravado pelas ruas de São Paulo. O vídeo ainda se tornou um dos mais visualizados nas redes sociais do cantor.
E, para a felicidade dos fãs, no início deste ano, Bruno Mars anunciou uma bateria de shows no Brasil. As apresentações, que começaram na última sexta (4), passarão por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, sendo finalizadas no dia 5 de novembro em Belo Horizonte.
Nas performances, o público poderá ver ao vivo todo o carisma, a empolgação e o talento de Bruno Mars, que se entrega na realização de shows com personalidade, hits, dança e seu jeito extrovertido. Um show para fã nenhum colocar defeito!
O futuro e Die With a Smile
O último álbum solo de Bruno foi o 24K Magic, lançado em 2016, mas existem rumores de que um novo projeto pode chegar em breve.
Recentemente, o cantor abriu um bar dentro de um cassino em Las Vegas, onde participou da criação do projeto de decoração. O lounge, chamado The Pinky Ring, vem fazendo sucesso, e o cantor – que adora uma festa – sempre marca presença no local, seja para cantar ou apenas se divertir.
Bruno também é coproprietário de uma marca de rum do Panamá, chamada SelvaRey, onde se envolveu em todos os processos de criação da bebida, como o logotipo, o sabor final e o formato da garrafa.
Sem lançar músicas novas desde 2021, Bruno surpreendeu os fãs ao participar da música Die With a Smile, ao lado de Lady Gaga, lançada em agosto deste ano, entregando conceito e looks monocromáticos que fazem referências a musicais que passaram na TV estadunidense nos anos 1970.
O single se tornou um sucesso e vem conquistando o top 1 nas principais paradas musicais, além de já acumular 134 milhões de visualizações no YouTube.
Aos fãs brasileiros, fica a empolgação dos shows que prometem entregar noites inesquecíveis, além da comemoração do aniversário do Bruninho, que completa seus 39 anos hoje (8) em um de seus shows no Morumbi, em São Paulo.
Qual é sua música favorita do Bruno Mars? Conte pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook e Bluesky) e nos siga para acompanhar mais textos como esse.
Leia também: Lady Gaga e Bruno Mars lançam Die With a Smile
Texto revisado por Bells Pontes