Foto:reprodução/UOL

Especial | Reese Witherspoon: celebrando o aniversário de uma amante de livros

Relembre os melhores projetos da atriz e empresária que chega aos 48 anos sendo considerada uma das mulheres mais bem sucedidas de Hollywood

 

Reese Witherspoon teve sua estreia no cinema aos 14 anos, quando participou do filme O Homem da Lua (1991), pelo qual foi indicada ao Young Artist Award. Alguns anos depois, sua paixão por livros a levaria para a faculdade de Stanford, onde estudou Literatura Inglesa. 

 

Porém, não chegou a concluir os estudos já que viu sua carreira como atriz chegando a novos lugares em Hollywood. Nessa época atuou em filmes como Eleição (1999), Segundas Intenções (1999) e episódios recorrentes em Friends (1994 – 2004) onde interpretava a irmã mais nova de Rachel (Jennifer Aniston)

 

Mas foi em 2001 que Reese viu sua vida e carreira mudarem, quando recebeu o convite para interpretar a personagem que viria a se tornar um clássico do cinema, a incrível Ellie, de Legalmente Loira (2001). Após o sucesso como protagonista desse filme, a atriz se tornou um ícone do cinema, participando de diversas novas produções. Entre elas a biografia Johnny & June (2005), onde deu vida a June Carter Cash e conquistou o Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte.

Foto:reprodução/People

A volta por cima na carreira 

 

Mesmo com todo o sucesso e os prêmios conquistados, conforme foi se aproximando de seus 30 anos, a atriz percebeu que recebia um número muito menor de propostas de trabalho. Nessa época ela atuou em Água para Elefantes (2011) e Guerra é Guerra (2012).

 

Sentiu sua carreira estagnada após diversos convites para comédias românticas e, retomando seu amor pelos livros, fundou a produtora Pacific Standard em 2012, a qual viria a se tornar Hello Sunshine em 2016, responsável por grandes obras que contavam com o talento de Reese tanto  na frente quanto atrás das câmeras.

 

Com sua produtora, ela foi responsável por adaptações de livros, que vieram em sua maioria de leituras feitas em seu clube do livro, o Reese’s Book Club. Uma das obras adaptadas foi o filme Livre (2014), pelo qual a atriz foi novamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Foto:reprodução/Manual Geek

Sua produtora vem escolhendo desde então obras que se tornam um sucesso de público e crítica, e o retorno desse trabalho impecável de Reese, que além de atriz se tornou empresária foi extremamente positivo, sendo ela considerada a atriz mais rica do mundo com patrimônio estimado em US$500 milhões após a venda de parte da sua empresa em 2021.

 

A Hello Sunshine foi responsável por produções como As Pequenas Coisas da Vida (2023), Recomeço (2022), Superfície (2022) e  Pequenos Incêndios por Toda Parte (2020).  A seguir algumas das produções de maior destaque em que a atriz esteve envolvida: 

 

Dayse Jones & The Six (2023) – Prime Video 

Foto: reprodução/Television Academy

Sendo lançada no Prime Vídeo, a série musical é baseada no livro de mesmo nome da autora Taylor Jenkins Reid, que conta a história de uma banda de rock fictícia dos anos 1970, que mesmo após o estrelato acaba se separando após muitos conflitos entre seus integrantes.

 

Garota Exemplar (2014) – MAX 

Foto:reprodução/Cine Goiânia

Thriller baseado na obra de Gillian Flynn também foi um dos livros a serem adaptados pela produtora de Reese, o longa dirigido por David Fincher se tornou um sucesso, arrecadando US$369,3 milhões de dólares nos cinemas. Além de receber diversas indicações ao Globo de Ouro.

 

Big Little Lies (2017 – 2019) – MAX 

Foto:reprodução/Medium

A série inspirada no livro de Liane Moriarty, contou com interpretações da própria Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Laura Dern, Zoë Kravitz e Meryl Streep. Acompanha a vida de três mães que acabam se aproximando porque seus filhos estudam juntos, mas após um assassinato acontecer na cidade, as coisas mudam para essas mulheres. A produção se tornou um sucesso na HBO, recebendo 16 indicações ao Emmy somente em sua temporada de estreia

 

Um Lugar Bem Longe Daqui (2022) – Prime Video

Foto:reprodução/Omelete

Uma das mais recentes adaptações da Hello Sunshine baseada no livro da autora Delia Owens, se tornou um dos lançamentos mais aguardados pelos leitores que acompanham o clube do livro da atriz. O longa acompanha Kya, interpretada por Daisy Edgar-Jones, uma jovem que após ser abandonada por sua família vive sozinha em um pantano na Carolina do Norte. Após uma morte misteriosa acontecer na cidade, a jovem passa a ser a principal suspeita do crime.

 

The Morning Show (2019 – presente) – AppleTV+

Foto:reprodução/ Olhar Digital

Uma das produções de maior sucesso da produtora, conta com atuações de Reese Witherspoon, Jennifer Aniston e Steve Carell, onde vemos a rotina e bastidores de um programa televisivo, abordando temas como assédio, machismo e qualidade de trabalho. A série recebeu inúmeras críticas positivas e indicações a prêmios como Emmy e Globo de Ouro.

 

Reese e a produtora Hello Sunshine trouxeram um novo ar para as produções de Hollywood, abordando histórias de mulheres fortes, misteriosas e inteligentes, fugindo de estereótipos e narrativas mesquinhas, dando papéis de destaque e maior visibilidade para atrizes que sofrem com o etarismo e o machismo na indústria cinematográfica. Além de incentivar a leitura das obras originais. 

 

Gosta da atriz? Qual sua produção favorita? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos sobre Entretenimento!

 

Leia também: 

 

Resenha Daisy Jone & The Six 

 

O que esperar de Legalmente Loira 3

 

Texto revisado por: Thais Moreira

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!