diretores negros
*Crédito da imagem de destaque: reprodução/Mundo Negro/AdoroCinema

Especial | Dia da Consciência Negra: Diretores Pretos para conhecer

Hoje (20), celebramos o Dia da Consciência Negra, data importante para destacar as lutas dos movimentos negros e pensando nisso, preparamos uma lista especial de diretores pretos para você acompanhar

Para comemorar o feriado que acontece amanhã (20), o Entretê preparou uma lista com alguns dos incríveis cineastas pretos, que trouxeram representatividade e talento para as telas. Bora enaltecer essa galera?

Confira a lista abaixo!

Viviane Ferreira
Viviane Ferreira
Foto: reprodução/O Globo

Nada melhor do que começar nossa lista com um talento brasileiro. Viviane Ferreira é a diretora de Ó Pai Ó 2 (2023). Além de diretora, ela também é roteirista, produtora, advogada e ativista.

Seu curta O Dia de Jerusa (2014) foi transformado no longa Um Dia com Jerusa (2020) e com ele Viviane se tornou a segunda mulher negra a dirigir individualmente um longa de ficção no Brasil. 

Jordan Peele
Jordan Peele
Foto:reprodução/TecMundo

Jordan era conhecido pelo seu programa de comédia Key And Peele, mas migrou para trás das câmeras no universo do terror. Atualmente, ele é um dos grandes nomes do cinema: dirigiu Não! Não Olhe (2022), Nós (2019) e Corra! (2017).  Por esse útlimo, ele ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, tornando-se o primeiro negro a receber o prêmio nessa categoria.

Nia DaCosta

Nia DaCosta

Foto: reprodução/GlamourPrimeira mulher negra a dirigir um filme da Marvel, a diretora de As Marvels (2023), DaCosta também dirigiu Passando dos Limites (2018) e Candyman (2021).

Ela sempre sonhou em ser escritora, então iniciou sua carreira como roteirista. Depois anos como roteirista, ela assumiu a direção de Passando dos Limites, longa que também escreveu. Legal, né?

Leia também: Resenha | As Marvels entrega trio poderoso e muita ação

Spike Lee

Dispensa apresentações, não é mesmo?! Spike Lee tem uma lista vasta de filmes no seu currículo e ainda é escritor, produtor, ator e professor.

Spike Lee
Foto:reprodução/Rolling Stones

Ele fez sua estreia na direção em 1986 com a comédia Ela Quer Tudo. Desde então, fez filmes como Malcom X (1992), Infiltrado na Klan (2018) e Destacamento Blood (2020). Os longas do diretor  continuamente abordam as relações raciais, o colorismo na comunidade negra e o crime urbano. Lee conquistou diversos prêmios por seus trabalhos, incluindo um Oscar e o Grande Prêmio de Cannes.

Melina Matsoukas
Melina Matsoukas
Foto:reprodução/Black Women Directors

A carreira dela começou com clipes musicais e ganhou vários prêmios por isso. Alguns dos clipes que ela dirigiu foram Losing You de Solange Knowles e Found Love da Rihanna.

Mas não pense que acabou, ela dirigiu Formation e Lemonade de nada mais, nada menos, que Beyoncé. Inclusive, por Formation, ela venceu um Grammy de Melhor Vídeo Musical além do Grand Prix de Excellence in Music Video no Festival de Cannes.

Sabrina Fidalgo
Sabrina Fidalgo
Foto:reprodução/Marie Claire

Nascida no Rio de Janeiro, Sabrina é diretora de cinema, atriz, roteirista, artista visual, colunista e produtora. Um dos talentos do nosso país, dirigiu filmes de curta e media-metragem como Rainha (2016), Black Berlim (2009) e Alfazema (2019), esse último concorreu ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

Quais desses nomes são seus favoritos? Quem você também adicionaria à lista?  Conta pra gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê e nos siga para mais conteúdos de entretenimento!

 

 

*Crédito da imagem de destaque: reprodução/Mundo Negro/AdoroCinema

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!