Foto: reprodução/Gshow

Especial Dia das Crianças: a Era dos desenhos na TV

Relembre produções marcantes na infância dos anos 2000

Durante a década de 2000, uma cena foi comum para quase todas as crianças: acordar cedo e ligar a TV para assistir seus desenhos favoritos na TV Globinho ou no Bom Dia & Companhia. Esses programas marcaram a infância de muitos e se tornaram ícones da televisão aberta brasileira.

Quem nunca, durante as férias escolares, acordou cedo para não perder nenhum episódio do seu desenho favorito, ou discou o número 4002 – 8922, para tentar ganhar um PlayStation ou uma Barbie, que atire a primeira pedra! 

Vamos relembrar esses clássicos programas da TV aberta que transmitiam os melhores desenhos de toda a infância? 

Foto: reprodução/AcervoGlobo

TV Globinho

A TV Globinho, programa infantil que encantou gerações, foi ao ar exibindo desenhos animados e atrações voltadas para o público infanto-juvenil.

Inicialmente, o programa surgiu como um quadro dentro do Bambuluá, apresentado pela cantora  Angélica e transmitido de segunda a sexta-feira. O sucesso de audiência foi tanto que o show ganhou status de atração independente na grade da emissora carioca até os sábados nas manhãs da TV Globo.

Desde sua estreia, a TV Globinho conquistou uma legião de fãs ao exibir uma vasta seleção de desenhos e séries animadas que marcaram a infância de muitas crianças.

Entre os títulos de maior destaque estavam Os Padrinhos Mágicos, Dragon Ball Z, Luluzinha, Power Rangers,  Kim Possible, Caverna do Dragão, As Aventuras de Jimmy Neutron e Bob Esponja, todos amplamente reconhecidos pelo público infantil da época.

Foto: reprodução/Tv Globo

No entanto, foi em junho de 2012 que a TV Globo reformulou sua grade matinal e, como alegria de criança dura pouco, a TV Globinho deixou de ser exibida durante as manhãs semanais para a exibição do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Com isso, o programa infantil passou a ser transmitido apenas aos sábados. Porém, em agosto de 2015, foi definitivamente retirado do ar, sendo substituído pelo programa É de Casa, que ocupa as manhãs da emissora até hoje.

É inegável o legado nostálgico que a TV Globinho deixou para quem cresceu nos anos 2000, sendo até hoje lembrada com carinho e emoção por todos aqueles que assistiam seus desenhos favoritos na telinha da Globo.

Foto: reprodução/TVfoco

Bom dia & Companhia

O Bom Dia & Companhia foi, por muitos anos, um dos programas infantis mais assistidos do Brasil, marcando gerações com suas atrações e desenhos icônicos.

Estreando em 2 de agosto de 1993, no SBT e sob o comando da cantora e apresentadora Eliana, o programa rapidamente se consolidou como um sucesso. Alguns anos depois, Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara assumiram a apresentação do programa em um novo formato.

A dupla foi um dos maiores sucessos do SBT, com suas frases, ligações das crianças e brincadeiras que são lembradas até hoje, especialmente por causa do bordão: Quem quer playstation?. Durante essa fase, o programa chegou a durar 8 horas, começando às 7 da manhã e se estendendo até às 15h.

Foto: reprodução/Metrópoles

Em 2009, Maísa Silva passou a substituir Yudi e Priscilla durante as férias e, aos poucos, ganhou seu espaço definitivo na programação por conta de seu carisma e gafes inesquecíveis.

Nessa época, o programa consolidou sua liderança na audiência infantil ao transmitir desenhos como Ben 10, O Clube das Winx e Naruto, além de séries como As Visões da Raven e Um Maluco no Pedaço, numa tentativa de competir diretamente com a programação da TV Globinho da Rede Globo.

Com o sucesso da novela Carrossel, o SBT decidiu inovar e escalou atores do elenco infantil, como Ana Vitória Zimmermann e Matheus Ueta (Marcelina e Kokimoto), para apresentar o programa. Mais tarde, Maísa e Jean Paulo Campos (Valéria e Cirilo) também se juntaram à apresentação, revezando-se com os outros colegas de elenco.

Foto: reprodução/Acervo SBT

As duplas foram revezando entre algumas idas e vindas, até que saíram de vez do programa em 2015. A partir desse momento, uma das filhas de Silvio Santos, Silvia Abravanel assumiu a apresentação do espetáculo infantil no improviso.

Sua passagem foi marcada por críticas, devido a falhas ao vivo e supostas manipulações nas gincanas, o que gerou reações negativas do público.

Durante a pandemia, o programa ficou mais de 8 meses sem apresentador, e em 2022, saiu oficialmente do ar. Após 1 ano de encerramento, o Bom Dia & Cia retorna pelas manhãs da emissora desde de julho de 2023, a fim de entreter os telespectadores mirins durante as férias escolares, novamente sob a apresentação de Silvia Abravanel. 

Foto: reprodução/SBT

O Bom Dia & Companhia também deixou um legado inesquecível para quem cresceu nos anos 2000 e 2010. Marcado pelas manhãs recheadas de desenhos e competições interativas, o programa é lembrado com nostalgia e carinho por uma geração que aguardava ansiosa pelas ligações ao vivo e pelos prêmios desejados – Playstation! – e se torna gratificante que até hoje crianças possam desfrutar dessa experiência. 

 

 

E aí, gostaram dessa nostalgia? Contem pra gente! Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: 15 programas que marcaram as crianças dos anos 2000 

 

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!