Foto: reprodução/Alex Farias - Estadão

Especial | GP de Interlagos: um guia pela Fórmula 1

Confira informações sobre o histórico Grande Prêmio que marcou a carreira de Ayrton Senna

Há 40 anos, o Autódromo José Carlos Pace é palco de disputas acirradas, onde diversos pilotos aceleram pelas retas e desafiam a curva do S de Senna, rumo ao sonhado pódio que já coroou o tricampeão mundial, Ayrton Senna, o eterno ídolo brasileiro. 

Neste ano, a Fórmula 1, categoria mais prestigiada do automobilismo, retorna a cidade de São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de novembro para a aguardada 21ª etapa da temporada, prometendo mais um eletrizante fim de semana de Grande Prêmio de São Paulo.

Foto: reprodução/Jerry Andre – Motorsport Images

Pela primeira vez, esta edição do GP de Interlagos contará com um espaço especial muito aguardado pelo público: a tão sonhada Fanzone. Localizada no Kartódromo Ayrton Senna, a área contará com telões de transmissões ao vivo das atividades na pista, simuladores de corrida e pit stop, talk shows sobre automobilismo e o icônico Driver’s Engagement, com interações diretas entre os fãs e os pilotos.

Além das atividades interativas, a Fanzone promete shows imperdíveis, incluindo Jorge Aragão na sexta (1/11), DJ Alok no sábado (2/11), e o grupo de samba SIBC no domingo (3/11).

Nas pistas, haverá homenagens especiais aos pilotos Gil de Ferran e Wilson Fittipaldi – que faleceram em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, respectivamente – e ao Rubens Barrichello pela sua trajetória na categoria.

Foto: reprodução/F1 São Paulo

Com tanta proximidade e atrações incríveis, essa é a chance perfeita para vocês conferirem ou garantirem a presença no Grande Prêmio de São Paulo. Confira abaixo um guia sobre o fim de semana da Fórmula 1 no Brasil!

Contexto histórico e atual

Que a Fórmula 1 é o auge dos esportes a motor, todo mundo sabe mas como ela se formou e chegou ao formato atual? Desde 1950, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 é organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Atualmente a categoria reúne dez equipes, cada uma com dois pilotos titulares, um piloto de teste/desenvolvimento e uma equipe técnica que trabalham para ganhar corridas e conquistar pontos que somam para dois campeonatos internos: o Mundial de Pilotos e o de Construtores.

O atual campeão mundial é Max Verstappen, com três títulos correndo pela equipe Red Bull Racing. No entanto, o grid também conta com outros pilotos e equipes históricas como o Lewis Hamilton e a Mercedes Benz, Charles Leclerc sob o vermelho icônico da Scuderia Ferrari, o veterano Fernando Alonso, que segue correndo pela Aston Martin e muitos outros.

Foto: reprodução/F1
A pista de Interlagos

A casa do S do Senna ou templo da velocidade brasileira, como muitos gostam de chamar, faz parte da essência de Interlagos. Oficialmente denominado Autódromo José Carlos Pace, é um dos circuitos mais icônicos e históricos da Fórmula 1.

Sua inauguração ocorreu em 25 de maio de 1950, quando recebeu a primeira corrida automobilística com os principais pilotos brasileiros da época, mas foi só em 1973 que a primeira corrida de Fórmula 1 ocorreu no circuito.

Ao longo dos anos, Interlagos consolidou-se como uma das etapas mais aguardadas do calendário, famoso por suas disputas eletrizantes e condições climáticas imprevisíveis.

Foto: reprodução/Globo Esporte

O autódromo também é lembrado por suas corridas históricas, como as vitórias emocionantes de Felipe Massa, Lewis Hamilton e Ayrton Senna, momentos esses que marcaram para sempre a relação do Brasil com o automobilismo.

Por isso, nesta 40ª edição do Grande Prêmio no Autódromo e 30 anos desde a morte do nosso tricampeão mundial, haverá um tributo intitulado Senna Sempre, em que o memorável modelo MP4/5B da McLaren retorna às pistas onde Ayrton conquistou seu segundo título da carreira em 1990, ao som da icônica música Tema da Vitória, que embalava os domingos.

Foto: reprodução/McLaren Racing
Mas afinal, por que se chama Grande Prêmio e como funciona?

Toda corrida de Fórmula 1 é oficialmente chamada de Grand Prix ou Grande Prêmio. O termo foi adotado pela organização para representar a fórmula específica que todas as equipes devem seguir na construção de seus carros.

Desde então, o final de semana de corrida, que acontece entre sexta, sábado e domingo, carrega o nome de Grande Prêmio. Em Interlagos, o formato do fim de semana apresenta uma diferença em relação às etapas convencionais da categoria: aqui temos uma edição de final de semana sprint

Implementada em 2021, a sprint foi criada para trazer mais emoção e contato com público ao adicionar mais eventos à pista. 

Foto: reprodução/ Getty Images / Red Bull Content

Por conta disso, a dinâmica no Brasil é a seguinte: na sexta, os pilotos entram na pista para o primeiro e único treino livre. Depois dessa sessão, será realizada a classificação Shootout.

Basicamente é uma versão diminuída da classificação normal, na qual é obrigatório o uso de pneus médios novos; no SQ1 e SQ2, com 12 e 10 minutos respectivamente, e também exigindo pneus macios novos no SQ3, com oito minutos de duração. 

No sábado, começam os trabalhos dedicados à corrida sprint, a etapa extra e curta de apenas 100 km que dura em média de 25 a 30 minutos, com toda a emoção acontecendo dentro das voltas equivalente a esse tempo. Ao final da tarde, temos a classificação tradicional – dividida em três etapas (Q1, Q2 e Q3) – para o oficial grid de largada do domingo. 

Foto: reprodução/XPB Images

No domingo, é a vez do tão esperado Grande Prêmio, que acontece sempre às 14h, independentemente do fuso horário, com os carros posicionados em seus lugares no grid após a classificação, enquanto os pilotos aguardam ansiosamente o apagar das luzes vermelhas para cravar o pé no acelerador e dar início à ação na pista de Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro.

Esse formato dinâmico torna o GP de São Paulo ainda mais emocionante, garantindo ação em cada um dos dias e tornando o fim de semana em Interlagos uma experiência única para os fãs da Fórmula 1, presentes vibrando nas arquibancadas, quanto para os que acompanham de casa.

 

E aí pessoal, partiu para o Grande Prêmio de São Paulo? Ainda há ingressos disponíveis para a Fanzone e alguns outros setores, confira o site oficial do GP para mais informações sobre os ingressos e serviços. 

Caso queira acompanhar a corrida no conforto do seu sofá, a Rede Bandeirantes faz a transmissão completa em seus canais na TV e no app Band Play, além da tradução em português no app oficial da categoria, F1TV

Foto: reprodução/ Esporte News Mundo

Essas foram as dicas do Entrete para vocês aproveitarem o próximo final de semana do GP de São Paulo. Gostaram? Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: É dada a largada! A minissérie Senna estreia em novembro 

 

Texto revisado por Karollyne de Lima

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!