Especial RBD: relembre a carreira de Dulce María

Relembre a trajetória da nossa eterna rebelde, uma artista completa, que ama o Brasil e tem uma história cheia de música, televisão, escrita e muita arte

 

Dulce María Espinosa Saviñon nasceu em 6 de dezembro de 1985 na Cidade do México e, pasmem, além de cantora, atriz, escritora e mãe, ela é filha de Blanca Espinoza Saviñón e Fernando Espinoza, o que a torna sobrinha neta da pintora e artista plástica mais famosa do México, Frida Kahlo.

A nossa rebelde, intérprete de Roberta, tem uma trajetória artística impecável, com várias produções musicais, novelas, filmes, turnês, livros e a maior guinada na sua vida: a maternidade. Vem com a gente relembrar os principais momentos da sua carreira e fazer as anotações para a maratona Dulce!

Foto: Divulgação | IG

A carreira musical de Dulce

Em 1996, Dulce María já cantava no grupo Kids, no auge de seus 11 aninhos. Depois, iniciou um projeto chamado D&D, com Daniel Habif, mas foi finalizado após cinco faixas gravadas. Logo depois, em 2000, integrou a banda Jeans, com quem fez viagens, turnês e gravou vários sucessos. 

Seu primeiro solo musical foi Extranjera, de 2010. A canção principal do álbum, Inevitable, já tem mais de 31 milhões de visualizações no youtube. A segunda parte do disco, em DVD, chegou em 2011 e fez com que Dulce fosse a primeira mexicana a ganhar o disco de platina Meus Prêmios Nick no Brasil. 

Seu segundo álbum solo de estúdio é Sin Fronteras, lançado em 2014, que, inclusive, tem canções inspiradas na experiência da cantora no Brasil. A cantora também fez duas tours para divulgar seus álbuns solo, chegando ao Top 100 no México e alcançando recordes nos EUA, na Europa e praticamente em toda América Latina.

Seu primeiro single foi lançado em 2013, Lágrimas, em parceria com o cantor Julión Álvarez. Já o segundo, O lo Haces Tu, o lo Hago Yo, foi lançado em 2014, após seu segundo álbum. Em 2016, ela lançou Volvamos, com o cantor Joey Montana, e o single atingiu o primeiro lugar do iTunes. Dulce ainda fez um dueto com Akon na canção Beautiful, que teve sua versão latina gravada pela cantora.

Foto: Divulgação | Mundo Rebelde

A Dulce das telas

A carreira de Dulce María na televisão começou bem cedo, em comerciais e programas infantis, como Plaza Sésamo, El Club de Gaby e alguns quadros do Discovery Kids. Mais tarde, Dulce protagonizou a novela juvenil Clase 406, mas só em 2004, com Rebelde, que a nossa Roberta estourou mundialmente. 

E daí pra frente não parou mais: em 2008, atuou e participou da trilha sonora da novela Verano de Amor. Em 2013, teve uma participação na novela Mentir para Viver e no filme Quiero Ser Fiel. Antes, ela já tinha atuado em outras produções, como Retrato de Família (1995), El Vuelo del Águila (1996), Huracán (1998), Locura de Amor (2000) e Siempre te Amaré (2000).

Em 2010 interpretou Lupita no filme ¿Alguien ha Visto Lupita?, sua estreia na indústria cinematográfica. Depois, em dezembro de 2016, Dulce começou as gravações de Más Allá de la Herencia, filme em que é uma das protagonistas. 

Dulce María interpreta Marcela em Clase 406. Foto: Divulgação

A gente olha e fala: artista!

E quem acha que parou por aí, não se engane. Nossa artista completa é completa mesmo! Em 2008, nossa Roberta nos presenteou com Dulce Amargo, um livro de poemas com canções inéditas, pensamentos, lembranças e descobertas. 

Em 2014, em outra fase de sua vida, ela relançou o livro sete anos após a primeira edição, com o título Dulce Amargo: Recuerdos de una Adolescente. Nesse livro, ela segue abrindo seu coração e compartilhando novas lembranças ao acrescentar outros poemas.

Dulce ainda participou de várias campanhas beneficentes, como Tócate, de conscientização sobre o câncer de Mama; En Nuestras Manos, por um México melhor; e uma contra as Touradas, em parceria com a ONG Peta Latinos. Além disso, por conta de sua relação com o Brasil e com os fãs brasileiros, ela participou de uma enquete do G1 e ganhou como Artista do Ano em 2010.

Foto: Divulgação | RBD Fotos

A indomável Roberta: do RBD para o mundo

Após Clase 406, quando interpretou a protagonista Marcela, o produtor Pedro Damián convidou Dulce para fazer a nossa diva indomável e dona de si Roberta Rey na novela Rebelde. E precisamos destacar: Dulce María deu um show! Enquanto a personagem era impulsiva e tinha uma personalidade explosiva, a atriz esbanja simpatia, carisma, calma e fofura. Definitivamente foi uma atuação genial!

Junto com Anahí, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann, Dulce María integrou a banda RBD, sucesso mundial, dona e proprietária de nossos coraçõezinhos até hoje. Com a banda, a partir da novela Rebelde, Dulce participou de álbuns em espanhol, português e inglês e seis DVDs, produções que atingiram a marca de mais de 15 milhões de vendas

Em 2007, quando o grupo lançou RBD: La Familia, Dulce estreou como compositora e escreveu o tema oficial da série, a música Quiero Poder, composta quando tinha 13 anos. A partir daí, vocês já sabem: Dulce se tornou um fenômeno conhecido mundialmente pela sua atuação em filmes, novelas e séries, pelas produções musicais e pelos lançamentos de seu livro. Nossa artista, que começou lá com cinco anos, voou alto.

Foto: Divulgação

“A vida se divide em um antes e um depois”

Com essa frase em seu instagram, Dulce conta que agora tem uma nova prioridade: a carreira como mãe. Em uma live em suas redes sociais, ela explicou que, por conta disso, não vai participar da live Ser o Parecer do RBD

Ela conta que gostaria de estar 100% nesse projeto, mas, por conta da gravidez não pode participar, já que o nascimento de Maria Paula, sua filha com Paco Álvarez, está previsto para dezembro ou janeiro. Ela ainda disse que, se não fosse esse momento específico de sua vida, participaria sem dúvidas.

Dulce ainda vai protagonizar a segunda temporada da série Falsa Identidad, do Telemundo, disponível na Netflix. Porém, por conta da gravidez e da pandemia, ela não concordou em voltar às gravações ainda esse ano. Com essa produção, Dulce é uma aposta para crescer no catálogo da Netflix, assim como Maite Perroni.

Foto: Divulgação | Estrelando

Com 30 anos de carreira, em 2020, Dulce lançou a música e o clipe de Lo que Ves no es lo que Soy, parte do projeto Origen, um projeto pessoal e autoral, que fala sobre sua vida e suas experiências. A canção passa o recado de que as aparências enganam e ninguém sabe o que se passa por dentro das pessoas. Zero defeitos, não é mesmo?

Foto: Divulgação

Vocês também estão com o coração quentinho de conhecer a história incrível da Dulce, não é mesmo?

Quer acompanhar mais sobre RBD e cultura latina? Aqui somos fãs e sabemos de tudo, vem com a gente! Ah, aproveita para seguir a gente no instagram e no twitter para ficar de olho em tudo que acontece no mundo do entretenimento. 

+ Shows latinos incríveis? Temos! RBD é o maior de todos os tempos

+ O que você precisa saber sobre o Dia Mundial do RBD

+ Recordes da discografia de RBD no Brasil e no mundo

 

* Crédito da foto de destaque: Divulgação / Twitter

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!