Confira 10 curiosidades da saga intergaláctica
Hoje, dia 04 de maio, é comemorado o Star Wars Day, celebração popular que ocorre no mundo inteiro. Essa data foi escolhida devido à associação fonética do inglês da frase clássica May the Force Be With You (Que a Força Esteja Com Você).
Para celebrar essa data tão marcante no mundo do cinema e da cultura pop, o Entretizei separou uma lista com 10 curiosidades sobre a saga.
Luke Skywalker com um nome diferente
Antes de ser Skywalker, Luke era Starkiller. Adventures of the Starkiller, Episode I: The Star Wars era o título da segunda versão do roteiro de Uma Nova Esperança (1977). Luke foi rebatizado e chegou à sua personalidade definitiva durante a pré-produção do filme.
Três atores interpretaram Darth Vader
O ator David Prowse conhecido por seu papel em Laranja Mecânica (1971) deu corpo ao vilão, enquanto Sebastian Shaw interpretou Vader sem capacete, em seus momentos finais. Já a voz do personagem ficou com James Earl Jones.
Luke Skywalker como vilão
Além de outro sobrenome, Luke deveria ter um destino diferente na saga. Enquanto pensava em um final para O Retorno de Jedi (1983), George Lucas cogitou que Skywalker pegasse o capacete de Darth Vader e se auto denominasse o novo Vader.
Nome do robô R2-D2 foi inspirado em um diálogo de produção
O nome R2-D2 significa Reel 2, Dialog 2. A sigla surgiu durante a pós-produção de Loucura de Verão (1973), quando o editor de som pediu a Lucas o R2-D2, ou o Rolo 2 do segundo Diálogo.George Lucas gostou do som da abreviação e anotou para usá-la no futuro.
Penteado da princesa Léia foi inspirada em guerreira mexicana
O icônico penteado da Princesa Leia foi inspirado na guerreira mexicana Clara de La Rocha. Os coques laterais já eram usados pela revolucionária em meados dos anos 1910, durante a Revolução Mexicana.
Saudação Jedi não é a mais dita da saga
Ao contrário do que muitos imaginam, a saudação Jedi não é a expressão mais falada em Star Wars e sim a frase: “Tenho um mau pressentimento sobre isso”, que é dita pelo menos uma vez em todos os filmes. O bordão aparece inclusive em outros projetos que envolvem George Lucas, como os filmes de Indiana Jones e os jogos da LucasArts.
Significados nas cores dos sabres de luz
Cada sabre de luz tem um significado específico e é designado para uma função diferente. Os da cor azul caracterizam os Jedi Guardiões, que lutam contra as forças do mal e o lado sombrio, enquanto os da cor verde pertencem aos Jedi Consular, que buscam trazer equilíbrio ao universo. Já os vermelhos e pretos se referem ao Lado Negro, e os roxos e amarelos identificam os Jedi Sentinela, que revelam trapaças e injustiças trazendo-as para a luz.
Som de Chewbacca foi feito a partir combinação de sons de outros animais
O característico som emitido por Chewbacca é a combinação de vários outros sons emitidos por animais como urso, camelo, leão e morsa.
Yoda foi inspirado em Albert Einstein
O visual Yoda foi baseado em Albert Einstein. Stuart Freeborn, supervisor de efeitos especiais em O Império Contra-Ataca (1980), usou o próprio rosto misturado com o do famoso físico para criar o personagem.
Respiração de Darth Vader foi feita com equipamento de mergulho
O som da respiração do Darth Vader foi criado por Ben Burtt, que colocou um pequeno microfone do bocal de um respirador de mergulho e gravou o som da própria respiração usando o aparelho.
Gostou das curiosidades? Já conhecia alguma? Conta pra gente do Entretê no nosso Insta, Face ou Twitter!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/ Entretetizei