Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/X @Sonyclassics

Esquenta para o Oscar com maratona de filmes de Fernanda Torres e Walter Salles

No dia do Oscar, domingo (2), o Canal Brasil preparou uma maratona de filmes feitos pela atriz para o público conhecer outros longas feitos por ela

Para entrar no clima da mais aguardada premiação do cinema, na qual o filme Ainda Estou Aqui (2024) está concorrendo em duas categorias, o Canal Brasil exibirá no dia 1º de março filmes que concorreram anteriormente ao Oscar. No dia 2 de março, a programação é toda de Fernanda Torres e, dia 3 de março, serão exibidas tramas dirigidas por Walter Salles.

Para você ficar por dentro de tudo, preparamos uma lista com os principais:

Maratona totalmente indicados (1 de março)
  • Central do Brasil (1998), às 20h
Foto: reprodução

Sinopse

Dora (Fernanda Montenegro) é uma ex-professora que trabalhava escrevendo cartas para analfabetos, na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A vida dela vira de cabeça para baixo quando uma de suas clientes morre em um acidente de ônibus, deixando o filho, Josué (Vinícius de Oliveira), de apenas nove anos, sozinho.

Meio a contragosto, Dora acaba ajudando o menino a encontrar seu pai no Nordeste, e os dois embarcam numa jornada cheia de descobertas e emoções que transforma a vida de ambos.

  • Cidade de Deus (2002), às 21h50
Foto: reprodução/Cinemateca Brasileira

Sinopse

Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um garoto negro e sensível que cresce na Cidade de Deus, uma das favelas mais violentas do Rio de Janeiro. Com medo de acabar virando bandido como muitos ao seu redor, ele encontra uma saída na fotografia. É atrás da câmera que ele começa a enxergar a realidade da favela e registrar o cotidiano marcado pela violência.

A fotografia não só salva o protagonista de um destino trágico, como também é uma porta de entrada para um futuro melhor.

Maratona Fernanda Torres (2 de março)
  • Inocência (1983), às 14h 
Foto: reprodução

Sinopse

No século 19, Cirino (Edson Celulari) é um médico viajante que, durante suas andanças pelo interior do Brasil, conhece Inocência (Fernanda Torres), uma jovem com malária. Ele decide tratá-la e acaba ficando alguns dias em sua casa.

Conforme o tempo passa, o clima de romance surge entre eles, mas isso é interrompido, porque o pai da moça já a havia prometido em casamento para um fazendeiro rico da região e não mudaria de ideia, o que obrigou os apaixonados a lutarem contra essa tradição rígida.

Baseado na literatura romancista de Visconde de Taunay, de mesmo nome.

  • O Que é Isso, Companheiro? (1997), às 16h
Foto: reprodução

Sinopse

O filme conta a história, baseada em fatos reais, do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), que aconteceu em setembro de 1969, no Brasil, pelos jovens Paulo (Pedro Cardoso), Maria (Fernanda Torres), Marcão (Luiz Fernando Guimarães) e Renée (Cláudia Abreu), integrantes do MR-8 e da ALN.

Esses dois grupos, que lutavam contra a Ditadura Militar, planejaram chamar a atenção do regime autoritário, exigindo a libertação de presos políticos, inclusive do amigo deles, Oswaldo (Selton Mello), em troca da vida do embaixador. É um relato tenso e cheio de reviravoltas sobre um dos episódios mais marcantes da história política do Brasil.

  • Saneamento Básico, o Filme (2007), às 17h55 
Foto: reprodução/Acervo Globo Filmes

Sinopse

Numa vila de descendentes de italianos na serra gaúcha, o povo estava cansado de esperar pela construção de uma fossa para tratar o esgoto, um problema antigo que as autoridades sempre ignoravam.

Quando os amigos Marina (Fernanda Torres), Joaquim (Wagner Moura), Silene (Camila Pitanga), Fabrício (Tonico Pereira), Zico (Lázaro Ramos), Marcela (Janaina Kremer) e Otaviano (Paulo José) decidiram ir atrás de verba na subprefeitura, descobriram que não havia dinheiro para saneamento básico, somente para a produção cinematográfica.

Unindo o útil ao agradável, tiveram uma ideia maluca: fazer um filme sobre o esgoto para tentar conseguir a obra, mesmo não tendo experiência no ramo. O que começa como uma gambiarra acaba virando uma produção super divertida, com todo mundo da vila se envolvendo.

  • Os Normais: O Filme (2003), às 19h50
Foto: reprodução/Acervo Globo Filmes

Sinopse

Um spin-off da série Os Normais (2001), o filme conta como foi o primeiro encontro entre os protagonistas Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres), mostrando o momento em que estão seguindo suas vidas e estão prestes a se casar.

Ela com Sérgio (Evandro Mesquita), em uma cerimônia às 18h, e ele com Marta (Marisa Orth), às 20h. Os dois casamentos estão marcados na mesma igreja, na sacristia em que Rui e Vani se conheceram.

Depois do casamento, ocorre uma coincidência: os casais tornam-se vizinhos e acabam se aproximando cada vez mais, passando juntos por situações e soluções nem um pouco convencionais, com muito humor.

Sessão Especial Walter Salles (3 de março)

Além da reexibição do filme Central do Brasil, às 20h, terá esses outros dois produzidos pelo famoso diretor:

  • Terra Estrangeira (1995), às 21h50
Foto: reprodução

Sinopse

O longa, cheio de tensão e emoção, que retrata a solidão dos imigrantes, conta a história de Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem brasileiro que sonhava em conhecer a terra da sua falecida mãe, na Espanha.

Depois de perder todo o dinheiro no confisco do Governo Collor, ele aceita levar um pacote clandestino e misterioso para Portugal, em troca de uma passagem. O que não imaginava era perder o objeto e acabar cruzando o caminho de Alex (Fernanda Torres), uma garçonete brasileira que morava em Portugal com Miguel (Alexandre Borges).

Paco e Alex se metem numa fuga intensa para Espanha, sendo perseguidos por bandidos que estavam em busca do pacote perdido.

  • O Primeiro Dia (1998), às 23h30
Foto: reprodução

Sinopse

A trama se passa em 31 de dezembro de 1999 e acompanhamos a história de Maria (Fernanda Torres), uma professora deprimida exilada no apartamento do presidiário João (Luiz Carlos Vasconcelos), que a conhece quando foge da prisão na mesma data.

Todo o enredo é focado na relação dos dois nesse último dia do ano antes de chegar os anos 2000.

 

E aí, você vai maratonar algum desses filmes? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!

Leia também: Além de Ainda Estou Aqui: relembre outras apostas nacionais ao Oscar  

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!