Roteirizada por Jozias Benedicto e encenada pela Cia de Teatro Cordão Encarnado, Falência estreia nesta quinta-feira às 20h
Com estreia prevista para esta quinta-feira (25), às 20 horas, no canal do Cordão Encantado Cia de Teatro, a websérie inédita intitulada Falência utiliza do humor para criticar esquemas de corrupção e de superfaturamento na compra de equipamentos de saúde e segurança.
Apresentando uma ficção que se assemelha com a nossa realidade, Falência apresenta, em tom de humor, uma família decadente que vê na pandemia a possibilidade de lucrar com o superfaturamento de equipamentos e segurança. Pai, mãe, filhos e a empregada da casa pensam apenas em sobreviver em meio ao caos – e enquanto isso, dão um jeito de ganhar dinheiro ilicitamente.
Falência da saúde na pandemia
Ao longo de cinco episódios, a trama apresenta assuntos complicados em um momento no qual todas as atenções estão voltadas para o sistema de saúde brasileiro. Ainda que que o plot seja dramático, a trama, por outro lado é repleta de humor, e é dessa forma que os cinco atores do grupo de teatro carioca e o roteirista da série acreditam alcançar o público.
“O humor salva. Já temos uma situação extremamente dramática e insistir no drama pode paralisar qualquer ação. O humor agrega e movimenta. Se formos produzir um trabalho com temas tão atuais, como os que tratamos na websérie, enfatizando o drama, talvez se torne algo insuportável para este momento. Os noticiários já estão aí para isso”, ressalta a atriz e produtora Joelma Di Paula.
A série que tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc foi gravada de forma remota, com deslocamento feito apenas pela direção, liderada por Angelo Mayerhofer.
Reflexões
A websérie não nos traz apenas uma reflexão sobre a pandemia, como também levanta discussões sobre os desdobramentos do tema. Falta de empatia, desemprego e desigualdades sociais são tratados na trama. Além disso, são abordadas as falências financeira, ética e moral de um mundo que precisa cada vez mais repensar seus posicionamentos e atitudes.
“Gostaria muito que os espectadores refletissem sobre a situação atual do Brasil, que é totalmente absurda, como um circo de horrores. Acho que uma das maneiras de ser mais efetivo, neste sentido, é justamente sair do discurso rancoroso e usar o humor, a sátira, a farsa”, comenta o roteirista Jozias Benedicto.
Confira o teaser do Episódio 1 de Falência:
Gostou do teaser? Ansioso(a) para a estreia da websérie? Então conta tudo para a gente lá no Twitter, Insta e Face do Entretetizei.
Nos acompanhe para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do Entretenimento.
* Crédito da foto de destaque: Divulgação