Feminismo e poder: conheça as Super-Heroínas mais poderosas

Conheça as Super-Heroínas mais famosas e poderosas do mundo!

Todos nós sabemos que, atualmente, o feminismo tem tomado conta da nossa sociedade (amém? Amém) e mostrado o poder das mulheres ao redor do planeta. O feminismo está em tudo: em nossa casa, em nossa escola, trabalho, faculdade e também nos livros e quadrinhos, que são fontes de inspiração para muitos filmes e séries.

Os quadrinhos são clássicos existentes desde o século XX, quando eram distribuídos em forma de charges e, com o tempo, foram se modernizando. Um dos tipos mais queridos pelos internautas, são os quadrinhos de super-heróis, como Batman, Homem-Aranha, Star Wars, Superman…. mas espera, e as mulheres? Calma, as super-heroínas também são representadas nos quadrinhos e são as mais queridas de todas e é sobre elas que vamos falar hoje.

Elas são figuras independentes, sensíveis, possuem superpoderes incríveis e a cada dia que passa, são mais exaltadas e valorizadas – como é o caso da Mulher Maravilha, que completou 76 anos: um símbolo do empoderamento no mundo dos HQ’s e do entretenimento, já que também ganhou um filme moderno, repleto de cenas surpreendentes. Confira abaixo algumas super-heroínas, clássicas, extremamente poderosas (dá vontade, né super-heróis? Haha) e exemplos para todas as meninas e mulheres do mundo todo:

 Mulher Maravilha

 (Mulher Maravilha nas HQ?s | Pinterest)

Além de ser a super-heroína mais conhecida, a Mulher Maravilha também foi a primeira a ser criada. A Princesa Diana de Themyscira nasceu e cresceu na Ilha do Paraíso (mais tarde chamada de Themyscira), onde um grupo de mulheres, as Amazonas, viviam sem nenhuma influência de homens.

Um dia, um avião de guerra que estava sendo pilotado por Steve Travor caiu na Ilha. As Amazonas realizaram um sorteio para decidir quem iria acompanhar Steve até os Estados Unidos. Diana foi a escolhida. Lá, ela tinha o objetivo de propagar a paz, justiça e igualdade em tempos de guerra.

Com a ajuda de seus braceletes, são indestrutíveis e soltam rajadas cósmicas, que podem ferir superseres, sua tiara, que impede os telepatas de invadirem sua mente e de seu Laço da Verdade – como o próprio nome já diz: ele faz seus inimigos dizerem a verdade -, Diana luta ao lado da Liga da Justiça, por um mundo melhor.

Seus poderes são: Superforça, invulnerabilidade, super-regeneração, supervelocidade, voo e conhecimento divino.

 

(Gal Gadot como Mulher Maravilha | Pinterest)

A heroína foi para as telinhas pela primeira vez em 1975, na pele de Lynda Carter, na série “A Mulher Maravilha”. Atualmente, a atriz Gal Gadot tem interpretado a personagem nos filmes “Liga da Justiça” e “Mulher Maravilha”, que terá uma sequência chamada “Mulher Maravilha 84”, em 2020.

Capitã Marvel

A Capitã Marvel é um exemplo de feminismo no mundo dos quadrinhos, principalmente por ser a heroína do momento: seu filme chega no Brasil no dia 7 de março de 2019. Seu nome é Carol Danvers, uma humana que se tornou híbrida após uma explosão em uma nave alienígena, já que seu corpo ficou exposto à radiação, causando também o aparecimento de superpoderes.

 

(A primeira Capitã Marvel | Pinterest)

Sua identidade binária possibilita que a heroína sobreviva no planeta terra e no espaço e seus poderes são diversos: super-resistência (toxinas e venenos, Principalmente), indestrubilidade, superforça, mestre no combate corpo-a-corpo, manipulação de energias, voo, habilidades psíquicas e explosões fotônicas.

 

(Pôster Oficial do filme Capitã Marvel | Pinterest)

Nos cinemas, a Capitã Marvel é interpretada por Brie Larson.

Supergirl

A Supergirl surgiu nos quadrinhos da ActionComics e era do planeta Krypton. Quando o mesmo explodiu, ela era adolescente e cuidava do seu primo mais novo, o Kal-El (Superman). Os dois foram enviados para o planeta terra e, quando chegaram, se depararam com uma inversão de idades: Superman chegou aqui mais velho e Supergirl permaneceu jovem, ficando sobre os cuidados de seu primo.

(Supergirl nos quadrinhos | Pinterest)

A heroína é muito poderosa, assemelhando-se aos poderes de Superman: ela voa, tem capacidade regenerativa, superaudição, invulnerabilidade, superforça, visão de calor, visão raio-x, supervelocidade e também é vulnerável à Kryptonita Verde, já que fica muito fraca e perde seus poderes quando está em contato com o mineral, assim como Superman.

 

(Melissa Benoist como Supergirl | Pinterest)

Nas telinhas, a Supergirl é interpretada por Melissa Benoist, na série da CW (disponível na Netflix Brasil).

Tempestade

Ororo Munroe é filha da Princesa N’Dare e do fotojornalista David Munroe. Ambos morreram em um ataque terrorista e Ororo (Tempestade) ficou enterrada por horas ao lado do corpo de sua mãe, causando-lhe claustrofobia – até hoje ela sofre com isso.

 

(Tempestade na versão dos HQ?s | Pinterest)

Seus poderes apareceram pela primeira vez quando tinha 12 anos, em um momento em que quase morreu de sede no deserto do Saara, descobrindo então que podia controlar o tempo. Com o objetivo de descobrir mais sobre seus poderes, ela viajou até a África, onde conheceu o futuro Pantera Negra, o T’Challa – seu primeiro amor. Ela fez amizades e conquistou o coração das tribos lá presentes, que passaram a chamá-la de deusa da chuva.

Ororo é a mutante mais poderosa do universo X-men: ela pode controlar o tempo, podendo criar relâmpagos e transformá-los em neve, nevoeiro e ventos com velocidades variadas. Seus poderes são tão fortes, que ela é considerada uma mutante nível ômega e se tornou a diretora da Escola Xavier para Jovens Super-Dotados, em X-Men. Além de ser noiva do rei de Wakanda, Ororo também é representatividade no mundo dos quadrinhos: ela é a primeira super-heroína negra e a mais querida no universo X-men.

(Halle Berry como Tempestade)

Nas telinhas, Tempestade é interpretada por Halle Berry, a mais conhecida desde então.

Mera

 

(Mera versão original | Pinterest)

Surgiu pela primeira vez, na HQ #Aquaman, em 1963. Ela é a Rainha de Atlântida e esposa de Aquaman, super-herói da DC. As versões mais atuais de sua história dizem que ela era a princesa do reino aquático de Xebel e sempre foi treinada para matar Aquaman, porém, o plano não foi concluído, pois ela se apaixonou pelo rei de Atlantis. Seus poderes são voltados ao domínio da água e ela é um exemplo de poder, feminismo e independência, pois, no último filme do Aquaman (em que a personagem é interpretada por Amber Heard), vemos que ela era uma mulher de personalidade forte, sabia se defender sozinha e não se prendia à ideais machistas.

(A atriz Amber Heard no pôster de Aquaman | Pinterest)

Nas telinhas, Mera é interpretada por Amber Heard, no último filme do Aquaman.

Viúva Negra

Natasha Romanova nasceu na Rússia, em meados da Segunda Guerra. Quando ainda era bebê, o prédio onde estava pegou fogo e, para salvar sua filha, a mãe de Natasha a entregou para um soldado. Ivan Petrovich – o soldado – criou a menina como filha adotiva.

 

(Viúva Negra versão HQ?s | Pinterest)

Quando já estava mais crescida, foi levada até a Sala Vermelha, onde receberia treinamento de combate e espionagem. Lá, Natasha e as outras garotas eram modificadas biologicamente: a principal mudança, foi um soro, que estendia a expectativa de vida e impedia o envelhecimento. Durante seu treinamento, Natasha se tornou a melhor agente da turma e recebeu o título de Viúva Negra. Após ser salva pelo Gavião Arqueiro, percebeu que estava se apaixonando por ele.

 

(Scarlett Johansson no papel de Viúva Negra)

Nos cinemas é interpretada por: Scarlett Johansson.

Ravena

Rachel Roth é filha de Arella e do demônio Trigon. Os dois se apaixonaram em uma seita e logo tiveram a Ravena. Ela cresceu em uma dimensão alternativa, Azarath. Lá, aprendeu a controlar suas emoções, separada de sua mãe. Uma de suas promessas era de deter Trigon e assim a fez.


(Ravena na versão HQ | Pinterest)

Inicialmente, ela tentou se aproximar da Liga da Justiça, que a recusou. Desesperada e sem saber o que fazer, reformulou a equipe Titãs para “Novos Titãs” com o objetivo de combater seu pai. A equipe era composta por: Robin, Moça Maravilha, KidFlash, Estelar, Cyborg e Mutano. Lá, fez verdadeiras amizades e até conheceu seu amor, Mutano.

(Teagan Croft na série Titãs, como Ravena)

Seus poderes consistem em: voa, ler mentes, teletransporte, manipulação do tempo, projeção da alma, empatia, telecinese, umbracinese, criação de campos de força, feitiçaria, herança demoníaca e facilidade com línguas.

Recentemente a atriz Teagan Croft interpretou a personagem na série “Titãs”.

Jean Gray

Jean Elaine Gray descobriu seus poderes aos 10 anos, quando viu sua melhor amiga ser atropelada. Ao segurar sua mão, pôde sentir toda a sua dor, devido à telepatia. A garota não conseguia controlar suas habilidades e tentava se afastar de todos. Os pais de Jean acabaram levando a garota a um psiquiatra chamado “Charles Xavier” e descobriram que a garota era, na verdade, uma mutante. Xavier passou a treiná-la para levitar objetos com suas habilidades psiônicas.

 

(Jean Gray em sua versão nos quadrinhos | Pinterest)

 

Seus super-poderes são: telepatia, telecinése, empatia, viajar no vácuo, controle do fogo cósmico, manipulação temporal e ressureição.

Jean Grey é a telepata mais poderosa da Marvel, além de fazer parte do grupo de super-heróis mutantes “X-Men”. Ela é conhecida por morrer várias vezes, mas, graças aos seus poderes de ressureição, Jean sempre volta.

 

(Sophie Turner no papel de Jean Gray)

Em junho de 2020, a super-heroína vai ganhar um filme solo nos cinemas, chamado “Dark Phoenix”, com a atriz Sophie Turner.

Zatanna

Mesmo não sendo tão conhecida, é uma das mais importantes heroínas da DC. Zatanna Zatara é filha do mágico Giovanni Zatara. Inicialmente, era apenas uma ilusionista e, no decorrer de sua carreira, foi descobrindo seus poderes, que são: manipular elementos, mentes e objetos, teletransporte, viajar entre as dimensões, manipular o tempo, o clima e o tamanho, curar aliados e proteger campos de força. Para ativar seus poderes, é necessário falar as palavras ao contrário, mas, se for impossibilitada de falar, a heroína perde seus dons mágicos.

(Zatanna nos HQ?s | Pinterest)

Logo após a descoberta dos poderes, Zatanna decidiu sair em busca de seu pai, com a ajuda de Etrigan, Homem de Borracha e Batman. A aproximação do Batman fez com que ela se tornasse uma ajudante da Liga da Justiça, para depois virar integrante oficial da equipe.

 

(A atriz Serinda Swan no papel de Zatanna)

 

Nas telinhas, Zatanna teve um importante papel na série “Smallviille”, onde foi interpretada por Serinda Swan.

E aí, qual sua super-heroína preferida? Conta pra gente qual será sua escolha através do InstaFace ou Twitter do Entretetizei!

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!