Festival de Cannes: um dos maiores festivais de cinema do mundo anuncia Kléber Mendonça como novo jurado

Além do diretor de Bacurau e Aquarius assumir uma cadeira no júri, os filmes premiados pelo festival entram para uma lista especial no catálogo do Telecine

O cineasta pernambucano, diretor de grandes sucessos do cinema nacional como Aquarius, O Som ao Redor e Bacurau, Kléber Mendonça conquistou uma cadeira no júri principal do festival de cinema mais prestigiado do mundo, o Festival de Cannes, ao lado da diretora francesa Mélanie Laurent, do ator Song Kang-ho (protagonista de Parasita), e outros 4 jurados e presidido por Spike Lee, diretor americano icônico e primeiro negro a ocupar a cadeira de presidente do júri do Festival.

Foto: Divulgação

Kléber Mendonça, dono de produções que utiliza de sua arte para protestar e sempre traz críticas ao momento sócio-político atual, já teve seus trabalhos indicados ao Palma de Ouro, em 2016 com o longa-metragem Aquarius, e em 2019 com Bacurau, que levou o  Prêmio do Júri, em um empate com o longa francês Os Miseráveis.

Essa bancada de peso se juntará para decidir o filme que levará o prestigiado Palme D’or (Palma de Ouro) na 74a edição, que  acontece entre os dias 6 e 17 de julho. E para essa edição, chega com a intenção de dar um senso de normalidade ao mundo cinematográfico, depois do ano apocalíptico que enfrentamos em 2020. 

Para os indicados dessa nova edição, temos o longa iraniano A Hero, Annette, musical francês, o misterioso Memoria da Tailândia e outras diversas produções do cinema mundial. Além de três produções brasileiras que estão na disputa, como O Marinheiro das Montanhas, dirigido por Karim Aïnouz e Sideral, do diretor potiguar Carlos Segundo.

Foto: Reprodução

Mas enquanto o festival não tem início, a Telecine criou uma lista exclusiva com os principais premiados do festival cinematográfico, dentre eles temos os sucessos Bastardos Inglórios de Quentin Tarantino, que traz a jurada Mélanie Laurent no elenco, Parasita, o primeiro longa da história a ganhar Palma de Ouro do Festival de Cannes e as quatro principais categorias do Oscar, The Square – A Arte Da Discórdia, e Terra Selvagem, que rendeu à Taylor Sheridan o prêmio de Melhor Direção na mostra de Um Certo Olhar em 2017. 

Foto: Reprodução

E destaque para os nacionais Bacurau de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Aquarius, também do cineasta pernambucano. Terra em Transe e Deus E O Diabo Na Terra Do Sol de Glauber Rocha. Carandiru de Héctor Babenco; A Vida Invisível, que ganhou o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, também em 2019, e Gabriel E A Montanha de Fellipe Barbosa, que complementam a lista de sucessos da sétima arte.

E aí animades para o Festival de Cannes? Conta para a gente no Insta, Face e no Twitter do Entretetizei.

 

*Crédito da foto destaque: Valery Hache/AFP

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!