Principal vitrine do audiovisual brasileiro na Europa acontece de 26 de março a 2 de abril
Há 26 anos, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris apresenta na capital francesa um panorama da produção audiovisual nacional. A edição deste ano será realizada entre 26 de março e 2 de abril, no L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro de Saint-Germain-des-Près, sede do evento. Realizada pela Jangada, da carioca Katia Adler, a mostra terá Antônio Pitanga como o grande homenageado e, além de contar com a presença do ator, vai apresentar seis longas de sua filmografia.
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris reúne anualmente mais de 5 mil pessoas para celebrar o audiovisual brasileiro. Neste ano, o evento exibirá 30 filmes, divididos em cinco mostras: Competitiva, Hors-concours, Documentários, Sessão Escolar e Homenagem a Antonio Pitanga. O festival também contará com o lançamento do livro A Nudez da Cópia Imperfeita, de Wagner Schwartz.
Segundo Katia Adler, o cartaz oficial do festival traduz a resistência, síntese da história não apenas do evento, mas do audiovisual brasileiro:
“Representa a luta dos pretos no Brasil, do nosso audiovisual que agora vive uma retomada, e do próprio festival, que resiste há tantos anos. E a imagem da película que envolve o punho é cinema na veia, o que nos move.”
Nesta edição, estão confirmadas em Paris as presenças de Antônio Pitanga, Camila Pitanga, Murilo Benício, Helio Pitanga, Luiz Fernando Carvalho, Maria Fernanda Cândido, Liliane Mutti, Robertinho Chaves e mais.
E aí? Vamos celebrar o cinema nacional? Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só nos seguir lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Especial | Paulo Gustavo: o ator que transformou o cinema nacional
Texto revisado por Karollyne de Lima