Foto: José de Holanda

Festival Latinidades anuncia programação presencial em Brasília

Com o tema Mulheres Negras – Todas as Alternativas Passam Por Nós, o festival acontece entre os dias 22 e 24 de julho no Museu Nacional de Brasília 

Foto: José de Holanda

Com o intuito de destacar a produção artística, cultural e intelectual de mulheres negras, o 15º Festival Latinidades será realizado de 22 a 24 de Julho no Museu Nacional de Brasília, voltando à forma presencial. Com a temática Mulheres Negras – Todas as Alternativas Passam Por Nós, a programação conta com debates, shows, gastronomia, literatura, oficinas, desfiles, exposições, espaço geek, e com atrações de dez países e de todas as regiões brasileiras. 

Celebrando as potências de mulheres negras em diferentes campos de atuação e conhecimento, neste ano, 50 mulheres serão homenageadas, dentre elas: Epsy Campell (Costa Rica), Sueli Carneiro (SP), Kátia Tapety (PI), Mãe Beth de Oxum (PE), Valdecir Nascimento (SA), Mãe Dora de Oyá (DF), Nilcemar Nogueira (RJ) e Mãe Baiana (DF). 

O Festival Latinidades vem sendo realizado desde 2008, há 15 anos, na mesma data em que é celebrado o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Desenvolvido pelo Instituto Afrolatinas, o projeto parte do lugar das artes e da cultura para dialogar, disputar narrativas e fortalecer diferentes saberes de mulheres negras: na academia, na rua, na escola, no chão de fábrica, na comunicação, nos movimentos sociais, na gestão de políticas públicas, na diversidade infinita das nossas potências e possibilidades de produção de conhecimento. “O Latinidades é um festival multilinguagens onde histórias, saberes e potências se conectam. Uma casa de mulheres negras. Um palco de todas as artes. Um espaço de encontro, encanto, celebração e cura. Uma vitrine viva das potências, legados e produções de mulheres negras. Um espaço de formação, diversão e afetividade, desde 2008”, relembra a sócio-fundadora Jaqueline Fernandes.

Completando 15 de anos de existência, durante o festival serão gravadas entrevistas e materiais que darão origem a um documentário internacional, contribuição do projeto para a salvaguarda de patrimônios imateriais ligados ao assunto. 

A programação musical do primeiro dia de festival conta com as cantoras Medro – Música Travesti Brasileira, Cristal, Taliz, Drik Barbosa, Bixarte, Mc Carol e Deise Tigrona. Já no segundo dia (23), é a vez da apresentação das cantoras Nduduzu Siba, Veeby, Malika Tirolien, Nara Couto e Tássia Reis. Para encerrar o festival, a programação será composta por Dona Onete, Lia de Itamaracá, Orquestra Funmilayo com a participação de Luedju Luna em um show dedicado à Elza Soares e Juçara Marçal. Para os shows gratuitos, é preciso retirar com antecedência o ingresso no Sympla e a doação opcional de um quilo de alimento

Para os painéis de debates, está confirmada a presença da Dra. Epsy Campell Barr, da deputada e educadora Érica Malunguinho, entre outras. Os painéis e oficinas vão precisar de inscrição antecipada, que podem ser feitas gratuitamente, no site do festival Latinidades, a partir do dia 25 de junho.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui

Quer ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento? É só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.

 

 

*Crédito da foto de destaque: José de Holanda

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!