Sofia Coppola - (Crédito: divulgação/Ben Rothstein/Focus Features)
Sofia Coppola - (Crédito: divulgação/Ben Rothstein/Focus Features)

Filmes da Sofia Coppola que você deveria conhecer

A cineasta foi a 3ª mulher na história a ser indicada ao Oscar de melhor direção

Sofia Carmina Coppola é uma cineasta, roteirista, produtora e atriz ítalo-norte-americana. Por ser filha do diretor Francis Ford Coppola, diretor de O Poderoso Chefão (1972), Sofia cresceu em meio ao mundo do cinema e atualmente é considerada uma das mulheres mais influentes de Hollywood.

Em 2004, foi vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original pelo filme Encontros e Desencontros, e se tornou a terceira mulher a ser indicada para um Oscar de Melhor Direção

O Entretê separou 5 filmes da Sofia Coppola que você deveria conhecer:

Foto: O Poderoso Chefão 3/Reprodução
Foto: O Poderoso Chefão 3/Reprodução

1.1 O Poderoso Chefão 3 (1990)

Neste caso, Sofia não dirigiu, mas atuou! Em O Poderoso Chefão 3, Coppola interpreta Mary Corleone, a filha de Michael Corleone (Al Pacino). O último filme da trilogia conta sobre o título de A Ordem de San Sebastian que Corleone recebe da Igreja Católica, após fazer uma doação à Igreja de US$100 milhões, em nome da fundação Vito Corleone, da qual Mary é presidenta honorária. O filme fecha o ciclo da grande influência que a máfia italiana tem nos EUA.

Disponível: HBO Max 

Foto: As Virgens Suicidas/Reprodução
Foto: As Virgens Suicidas/Reprodução

1.2 As Virgens Suicidas (1999)

Escrito e dirigido por Sofia Coppola, As Virgens Suicidas se passa na década de 70 e conta sobre os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods), um professor de matemática, e sua esposa, uma rigorosa religiosa, são pais de cinco atraentes jovens, que atraem a atenção dos rapazes da região. 

Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Disponível: Prime Video e Apple TV

Foto: Encontros e Desencontros/Reprodução
Foto: Encontros e Desencontros/Reprodução

2. Encontros e Desencontros (2003)

O longa de 2003 garantiu a Sofia Coppola o Oscar de Melhor Roteiro Original e a tornou a terceira mulher a ser indicada para um Oscar de Melhor Direção.

A trama acompanha Bob Harris (Bill Murray), uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Já Charlotte (Scarlett Johansson) está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalho e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos em uma terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Disponível: Netflix

Foto: Maria Antonieta/Reprodução
Foto: Maria Antonieta/Reprodução

3. Maria Antonieta (2006)

A ficção histórica e bibliográfica dirigida por Coppola retrata a história de uma adolescente austríaca que se casa com Dauphin da França e se torna a rainha do país depois da morte do Rei Louis XV em 1774. Anos mais tarde, após uma vida de luxo e privilégio, Maria Antonieta (Kirsten Dunst) perde sua cabeça na guilhotina durante a Revolução Francesa.

Disponível: Lionsgate

Foto: The Bling Ring/Reprodução
Foto: The Bling Ring/Reprodução

4. The Bling Ring (2013)

Com elenco com nomes como Emma Watson e Taissa Farmiga, a direção de Sofia Coppola retrata o famoso caso real que aconteceu nos anos 2000 em Hollywood: o assalto de adolescentes a casas de famosos, incluindo da mansão de Paris Hilton. Aliás, a socialite faz uma participação no filme. 

Um grupo de jovens obcecados com e celebridades usa a Internet para acompanhar a agenda dos famosos para poder invadir suas residências e roubar seus pertences enquanto eles estão fora.

Disponível: HBO Max

Foto: Um Estranho que Nós Amamos/Reprodução
Foto: Um Estranho que Nós Amamos/Reprodução

5. O Estranho que Nós Amamos (2017)

O Estranho que Nós Amamos é uma espécie de versão melhorada e politicamente correta do longa-metragem lançado nos anos 1970. Coppola deixou de lado o filme dirigido por Don Siegel e focou no livro escrito por Thomas Cullinan. A trama é sobre um soldado da União, ferido em combate durante a Guerra de Secessão, que acaba encontrando refúgio e um lugar para se curar dentro de um internato para mulheres localizado em território confederado. O longa conta com a presença de Kirsten Dunst, Elle Fanning, Nicole Kidman, Emma Howard, Angourie Rice e Colin Farrell no elenco principal.

Disponível: Prime Video

 

Já assistiu algum desses filmes? É fã da direção de Sofia Coppola? Conta pra gente nos comentários ou nas redes sociais do Entretê (Insta, Face e Twitter).

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Ben Rothstein/Focus Features

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!