Globo de Ouro, Critics Choice Awards, Bafta e Oscar são os principais prêmios da indústria cinematográfica
As premiações internacionais, que movimentam a indústria cinematográfica, começaram a todo vapor em 2023. Em janeiro aconteceu o Globo de Ouro, no dia 10, e o Critics Choice Awards, no dia 15. Ainda tem o Bafta, em 19 de fevereiro, e o tão esperado Oscar, em 12 de março.
Os cinco filmes que se destacaram com o maior número de indicações foram: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin, Elvis, Os Fabelmans e Tár.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All At Once) foi o filme que mais recebeu indicações às principais premiações do cinema, com o total de 41 nomeações. Sendo 6 no Globo de Ouro, 10 no Bafta, 11 no Oscar e 14 no Critics Choice Awards.
Os destaques ficaram para o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Michele Yeoh; no Critics Choice Awards os prêmios de Melhor Filme e de Melhor Direção; além de Ke Huy Quan que levou como Melhor Ator Coadjuvante tanto no Globo de Ouro quanto no Critics Choice Awards.
O longa conta a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma imigrante chinesa dona de uma lavanderia que se envolve em uma aventura multidimensional na qual pode explorar diferentes universos que se relacionam com as vidas que ela poderia ter.
As coisas se complicam para Evelyn quando ela fica presa nesse multiverso. O que coloca o destino dos diferentes universos em suas mãos e, também, a faz questionar quem ela é para si mesma e para sua família.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo é uma produção dos irmãos Anthony e Joe Russo (A24 Films) e tem direção de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, conhecidos como os Daniels. O filme está em cartaz nos cinemas e para locação na Prime Video e no YouTube.
Leia também: Resenha | Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Confira o trailer do filme
Os Banshees de Inisherin
Os Banshees de Inisherin recebeu 36 indicações, sendo 8 para o Globo de Ouro, 9 para o Critics Choice Awards, 9 para o Oscar e 10 para o Bafta. Com destaque para as premiações no Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Comédia/Musical, de Melhor Roteiro e de Melhor Ator para Colin Farrell.
Os Banshees de Inisherin, que chegou aos cinemas no dia 2 de fevereiro, acompanha os amigos de longa data Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell) e Colm Doherty (Brendan Gleeson), que se encontram em um impasse quando Colm inesperadamente põe fim à amizade deles.
Um atordoado Pádraic, auxiliado por sua irmã Siobhán (Kerry Condon) e o jovem problemático Dominic (Barry Keoghan), se esforça para consertar o relacionamento, recusando-se a aceitar um não como resposta. Os esforços repetidos de Pádraic apenas fortalecem a determinação de Colm em pôr fim ao relacionamento.
Leia também: Conheça o elenco de Os Banshees de Inishees
Confira o trailer do filme
Elvis
Elvis recebeu 3 indicações para o Globo de Ouro, 7 para o Critics Choice Awards, 8 para o Oscar e 9 para o Bafta, totalizando 27 nomeações para as principais premiações do cinema. Austin Butler, que deu vida a Elvis, recebeu o prêmio de Melhor Ator no Globo de Ouro e o filme levou o Critics Choice Awards na categoria de Melhor Maquiagem, entre outros prêmios.
O longa traça a vida de Elvis Presley desde as suas origens até o estrelato. É um filme dinâmico, cheio de cor, rock’n roll e muita dança. Elvis convida o espectador a conhecer a ascensão exponencial da carreira do artista, e vai além, com um olhar profundo sobre as complexas relações do cantor com sua família, seu agente Tom Parker (Tom Hanks), seus fãs e ele próprio.
Leia também Resenha | Austin Butler é Elvis em novo filme de Baz Luhrmann
Confira o trailer do filme que está disponível na HBO Max
Os Fabelmans
Os Fabelmans recebeu 24 indicações, sendo 1 para o Bafta, 5 para o Globo de Ouro, 7 para o Oscar e 11 para o Critics Choice Awards. O longa já levou dois Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama e de Melhor Direção para Steven Spielberg; e o ator Gabriel LaBelle recebeu o Critics Choice Awards na categoria de Melhor Jovem Ator.
O filme é um retrato pessoal da infância americana da década de 1920, narra a história de um jovem que descobre um segredo de família surpreendente e confessa o poder dos filmes para nos fazer compreender a verdade sobre os outros e sobre nós mesmos.
Inspirado na própria infância de Steven Spielberg, foi escrito pelo cineasta em parceria com o dramaturgo Tony Kushner, Os Fabelmans está em cartaz nos cinemas de todo Brasil.
Leia também: Os Fabelmans: Steven Spielberg comenta sobre escolha de Michelle Williams para o papel
Confira o trailer do filme
Tár
Tár recebeu 3 indicações para o Globo de Ouro, 5 para o Bafta, 6 para o Oscar e 7 para o Critics Choice Awards, totalizando 21. O destaque ficou para a atriz Cate Blanchett que recebeu o Critics Choice Awards e o Globo de Ouro, ambos, na categoria de Melhor Atriz por seu papel como a protagonista Lydia Tár.
O filme, que está em cartaz nos cinemas, conta a história da primeira diretora musical da Filarmônica de Berlim, Lydia Tár, que é considerada uma das maiores compositoras-regentes do país. Pioneira e apaixonada pelo que faz, ela conquistou grandioso espaço na música clássica.
Envolvida em um projeto paralelo sobre suas memórias, Lydia se depara com forças que acabam por revelar segredos de seu passado, abalando as estruturas de seu poder e de sua vida de fachada.
Confira o teaser do filme
O que achou? Quais filmes você já assistiu? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei