Centro de Referência Audiovisual é inaugurado no Rio de Janeiro
A Firjan lançou a sétima edição do Mapeamento da Indústria Criativa durante a inauguração do Centro de Referência Audiovisual, que é o único do Estado do Rio de Janeiro e um dos poucos do país com portfólio dedicado exclusivamente ao setor, com o objetivo de fomentar o cinema e o audiovisual brasileiro.
O Centro de Referência Audiovisual, localizado na Unidade Sesi Laranjeiras, vai oferecer ensino médio técnico, disponibilizar cursos online para estudantes de outros Estados, além de formação executiva em parceria com a Firjan/IEL e o serviço de FabLab para empresas.
Na inauguração os cineastas Luiz Carlos Barreto e Breno Silveira (in memoriam) foram homenageados por suas contribuições para o cinema nacional. Leonardo de Barros, sócio da Conspiração Filmes, recebeu a homenagem em nome da família de Breno Silveira.
Mapeamento da Indústria Criativa 2022
O Mapeamento da Indústria Criativa vai além da simples atualização de dados. O novo estudo busca radiografar o comportamento do setor e suas peculiaridades em relação aos demais setores produtivos no país. A sétima edição do Mapeamento traz tendências dos diferentes segmentos criativos, a dinâmica do mercado de trabalho e as perspectivas de futuro.
Com dados de 2017 a 2020, o levantamento mostra que houve um crescimento de 11,7% do setor em relação a 2017, mesmo com a crise decorrente da pandemia de Covid-19. Hoje, o país conta com 935 mil profissionais criativos formalmente empregados.
O estudo abrange 13 segmentos criativos: Arquitetura, Artes Cênicas, Audiovisual, Biotecnologia, Design, Editorial, Expressões Culturais, Moda, Música, Patrimônio e Artes, Pesquisa & Desenvolvimento, Publicidade & Marketing e TIC. Cobrindo dados em postos formais de trabalho e remuneração em todos os municípios do Brasil.
Nesta edição, o Mapeamento da Indústria Criativa também analisou detalhadamente a dinâmica da Indústria Criativa em cinco Estados, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul. Você pode acessar o estudo completo neste link.
Cinema e audiovisual no país
Para Leonardo Edde, sócio da Urca Filmes e presidente do Conselho de Indústria Criativa da Firjan, “as produções criativas nos ajudaram a encarar os dias difíceis de pandemia e a manter a saúde mental no isolamento. O problema é que nós apenas consumimos, mas não geramos mais dessa riqueza em razão do isolamento e de outras barreiras físicas geradas pela pandemia. Ou seja: aumentou o consumo e caiu a produção cultural”, conclui.
Contudo, o cenário não é pessimista. O isolamento social decorrente da pandemia acelerou a transformação digital e o aumento do consumo da Indústria Criativa, incluindo os produtos audiovisuais. Para Edde, estes fatores devem impulsionar as produções do segmento.
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*Crédito da foto de destaque: divulgação