Para não deixar a criançada de fora das comemorações de Halloween, separamos 8 filmes imperdíveis para maratonar
Texto escrito com a colaboração de: Bárbara Kazue e Mallú Amábili
Outubro é mês das crianças e também é mês de susto, e como essas duas coisas casam bem se usadas na medida certa, separamos oito filmes imperdíveis para o público infantil.
Mas a diversão não é só para as crianças, porque cada um desses filmes também fez parte das nossas infâncias e nunca deixarão de ser importantes e amados.
E a gente jura que não tem só Tim Burton!
A Noiva Cadáver (2005)

Prometemos não ter só Tim Burton, mas é impossível deixar de fora esse filme tão incrível!
A Noiva Cadáver é uma produção fantástica , toda feita em stop-motion e que traz uma lição de vida muito importante: não confie em estranhos. A pobre Emily perdeu mais do que sua herança ao abdicar de sua família por causa de um amor juvenil e sem muitos conhecimentos e, assim, acabou presa em uma história de amor não correspondido, esperando um amor para além do túmulo.
Com cenários sinistros no mundo dos vivos e uma vida noturna agitada no mundo dos mortos, o filme usa esqueletos, figuras históricas e números musicais para falar de amor, abandono e luto. É lindo, e garante a qualidade de stop-motion que o diretor sempre promete em seus filmes.
Coraline (2009)

Se tem alguém que entende de stop-motion, esse alguém é o diretor Henry Selick. O diretor já fez inúmeras parcerias com o próprio Tim Burton, mas nessa empreitada ele foi sozinho.
Originalmente chamado Coraline e o Mundo Secreto, o filme que todos conhecemos como Coraline conta a história de como se mudar e enfrentar as adversidades da vida pode ser doloroso, ainda mais se você for uma criança.
Adaptado do livro homônimo escrito por Neil Gaiman, Coraline fala sobre traumas, superação, perda e coragem. Também brinca com a tradição de gatos pretos serem vilões e usa isso contra o público, destacando que talvez eles só sejam bons mensageiros.
O Estranho Mundo de Jack (1993)

Parceria entre Henry Selick e Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack é um inegável filme de Halloween que traz a nossa infância de volta.
Jack é um esqueleto que é uma celebridade na Cidade do Halloween, mas que se cansou de só fazer isso e então acabou descobrindo, enquanto vagava pela floresta, a Cidade do Natal. Inspirado e motivado pela novidade, Jack se junta ao seu povo para roubar o natal e criar uma versão particular da data.
O Estranho Mundo de Jack brinca com a figura de bruxas, vampiros e monstros lendários, e usa isso para ensinar que o Halloween é tão importante quanto o natal, e que está tudo bem você ser bom em uma coisa e não saber nada sobre outra. A vida é feita de singularidades!
Frankenweenie (2012)

A gente promete não ser só sobre o Tim Burton, mas é impossível não falar sobre a filmografia do diretor quando pensamos em Halloween…
No filme Frankenweenie, Tim Burton dirige um longa-metragem stop-motion que adapta uma obra já dele. O filme homônimo, de 1984, era um curta metragem live action e satirizava um filme de 1931, que se baseia na obra literária Frankenstein, da autora inglesa Mary Shelley.
Apesar de parecer uma corrente cheia de elos e sem nenhum final, Frankenweenie é um filme sobre um garoto que não supera a morte de seu cãozinho, então o traz de volta à vida por uma engenhoca.
Com abordagens importantes sobre superação e luto, o tema preferido de Tim Burton se mostra eficiente – de novo – em uma obra sua, e usa a figura de Victor como escada para crianças que gostam de Halloween e que não se enquadram, exatamente, em um contexto fofinho da sociedade.
A Casa Monstro (2006)

Esse sim é sobre o dia das bruxas, e não é para menos! A Casa Monstro é a escolha ideal para aprender sobre limites, boa vizinhança e dores pessoais.
Dirigido por Gil Kenan, A Casa Monstro é mais um stop-motion que não poderia faltar na lista! E como tal conta sobre três crianças que, por uma situação complexa, acabam indo parar dentro da casa do senhor Epaminondas, o senhor casca grossa e mal humorado que mora na casa da frente de D.J., e que odeia que as pessoas cheguem perto do seu gramado.
Um clássico para falar que nem só os homens são vilões e que nem toda mulher quer ser mãe, o filme narra uma aventura curiosa e eficiente sobre bullying, vingança e empatia. A Casa Monstro é um ótimo filme para o Halloween e prova que a magia de se assustar com pouco não é exclusiva da infância.
Xuxa Abracadabra (2003)

Caso você tenha sido uma criança durante os anos 2000, Xuxa com certeza fez parte da sua infância e merece ser rememorada. Deixando para trás os clássicos como O Mistério de Feiurinha, Lua de Cristal e todos os XSPB, a gente trouxe um dos filmes mais esquecidos do rolê: Xuxa Abracadabra.
O filme não tem uma pegada muito Halloween, mas toda a magia e fantasia da produção são dignas do Dia das Bruxas. Aqui, a rainha dos baixinhos é uma bibliotecária que toma conta dos filhos de um amigo durante uma noite. O que era pra ser apenas mais um dia com as crianças se torna em uma incrível aventura, já que os três vão parar dentro de um livro e passam a vivenciar os contos de fadas mais conhecidos e amados.
Noitários de Arrepiar (2021)

O filme é a mais nova aposta da Netflix para crianças. Aqui acompanhamos Alex (Winslow Fegley), um jovem que adora histórias de terror e até chega a escrever as suas próprias. Um dia, o garoto se vê prisioneiro no apartamento de uma bruxa (Krysten Ritter), em Nova York.
Lá, ele conhece Yasmin (Lydia Jewett), que também está presa, e descobre que deverá criar histórias novas todas as noites para sobreviver.
Manual de Caça aos Monstros (2020)

Nesse filme da Netflix, conhecemos Kelly Ferguson (Tamara Smart), uma jovem babá que, ao tomar conta de uma criança durante o Halloween, embarca em uma aventura digna de monstros, sociedade secreta e muita aventura. Nesse universo, os monstros são responsáveis pelos pesadelos das crianças e se alimentam disso, sendo coordenados pelo maior medo dos baixinhos, o Bicho Papão.
Quando a criança cuidada por Kelly é raptada, ela se junta a um grupo secreto de babás, com direito a um Manual, listando todos os monstros e diversas geringonças incríveis, à la espião secreto.
O filme conta com Tom Felton, o Draco de Harry Potter, e Indya Moore.
Agora nos conta quais desses filmes você mais quer assistir agora no Halloween! Estamos ansiosas para saber sobre isso, e você nos encontra nas nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação