Foto: Ron Simmons

IMS exibe retrospectiva inédita do cineasta Marlon Riggs

A programação da mostra acontece ao longo deste mês nas cidades de São Paulo, no IMS Paulista, e do Rio de Janeiro, no IMS Rio e no Galpão Bela Maré

 

Principal expoente do New Queer Cinema, Marlon Riggs – cineasta, ativista e professor universitário-, escreveu e dirigiu filmes que celebram a comunidade gay, queer e negra dos Estados Unidos, documentando suas estratégias de sobrevivência e resistência, e neste mês de junho, marco do Orgulho LGBTIQIAP+, toda a sua filmografia será exibida pela primeira vez no Brasil. Intitulada Bixaria Negra – O cinema de Marlon Riggs, a mostra acontece na capital carioca, no IMS Rio e no Galpão Bela Maré, de 16 a 30 de junho. Já em São Paulo, os filmes serão exibidos no IMS Paulista, entre 22 e 29 de junho. A curadoria é do pesquisador e cineasta Bruno F. Duarte.

Marlon Riggs se dedicou a desfazer o legado de silêncio sobre a vida de homens negros e gays, desafiando as noções de raça, sexualidade e heteronormatividade. O cineasta tem uma contribuição fundamental e atual para as narrativas LGBTQIAP+ nas telas. Suas obras foram exibidas em festivais e mostras de cinema, onde obteve premiações importantes, mas também na TV pública, gerando inúmeros debates na sociedade americana. Em 1994, aos 37 anos, Riggs teve sua vida interrompida em decorrência da AIDS. 

A mostra apresenta oito filmes, incluindo longas, médias e curtas-metragens, dirigidos por Riggs entre as décadas de 1980 e 1990, além de um documentário sobre sua vida e obra. Entre os títulos apresentados na mostra, está o filme Línguas desatadas (Tongues Untied), lançado em 1989. O diretor parte de sua própria experiência para criar um ensaio experimental, no qual estão presentes diversos artistas e linguagens, como a performance, o vogue, a poesia e o rap, entre outras. 

Para enfatizar a potência e atualidade da produção do cineasta, a mostra exibirá nove curtas-metragens brasileiros atuais, realizados por jovens cineastas negres LGBTQIAP+. A programação também inclui debates sobre a obra do diretor, com a presença de Cornelius Moore, parceiro de criação e distribuidor dos filmes de Riggs, performances das artistas Dominick di Calafrio, Preta QueenB Rull e Pantera, além de DJ sets da festa Mariwô, no dia 17 de junho. 

Confira a programação completa no site do IMS e para maiores informações sobre os ingressos, clique aqui.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento? É só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.

 

 

*Crédito da foto de destaque: Ron Simmons

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!