Maior e mais importante festival brasileiro realizado no exterior exibirá nos EUA, em plataforma de streaming, mais de 100 filmes de 26 de setembro a 25 de outubro
De 26 de setembro a 25 de outubro acontece, em formato online, a 24ª edição do Inffinito Film Festival. Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Circuito Inffinito de Festivais é realizado há 24 anos consecutivos, em cidades como Miami, Nova Iorque, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires e Bogotá.
Esta será a primeira vez que um festival de cinema vai exibir mais de 100 produções brasileiras nos Estados Unidos, em todo o território americano, de Porto Rico ao Alaska. A programação online reúne longas de ficção e documentários produzidos e lançados em 2019/2020, curtas-metragens, mostras de filmes de realizadores indígenas, vencedores dos festivais passados e de diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro.
“Tudo o que produzimos de audiovisual será exibido no mercado que mais consome cinema no mundo, que é o mercado americano. É um desafio, porque nós temos a questão da nossa língua – não falamos espanhol, então isso é mais um dificultador – mas isso não nos tira a certeza de que existe um grupo de milhares de pessoas que querem conhecer essa produção. O objetivo principal é ocupar esse espaço, é distribuir esse conteúdo e monetizá-lo”, disse Adriana Dutra, diretora da Inffinito.
Ao ser questionada sobre as dificuldades, Adriana comentou que o cinema brasileiro sempre se reinventou. “A gente viveu todas as dificuldades desde sempre, então esse modelo que a gente criou vem para driblar, mais uma vez, as dificuldades impostas. Nós conseguimos estruturar o festival com o apoio do governo americano, que investe em nossos festivais e com o apoio das nossas embaixadoras – Liliane Cause, Renata Garcia e Laura Fernandes – que estão com a gente nessa empreitada”, completou.
Exibição no Brasil
No Brasil, o público poderá assistir, gratuitamente, a uma seleção especial de filmes, incluindo as mostras de cinema negro, de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel FIlho. Os únicos eventos presenciais do 24th Inffinito Film Festival acontecerão em Miami, com um cine drive-in no dia 26 de setembro, e em Nova York, com exibições ao ar livre nos dias 24 e 25 de outubro.
Essa edição será realizada em 11 salas virtuais com 8 salas de mostras, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de masterclasses, 1 sala de lives, além de festas e noite de premiação nas redes sociais da Inffinito, através da plataforma de streaming www.inff.online. Criada exclusivamente pela produtora, a Inff.online disponibilizará a partir de novembro, depois do festival, um catálogo de filmes brasileiros via VOD (vídeo on demand), além de outros mostras temáticas e uma curadoria diversificada.
Um Festival feito por mulheres
O Inffinito está com uma equipe toda feminina na produção do evento. A curadoria das Mostras Competitivas e Panorama de Longas-Metragens de ficção e documentário foi realizada por Camila Morgado, Eloisa Lopez, Jal Guerreiro, Laura Fernandes e Liliana Kawase; A Mostra Panorama de Curta-Metragem tem curadoria assinada por Zita Carvalhosa, diretora do Festival de Curtas de São Paulo e a Mostra Filmes Indígenas tem curadoria de Graci Guarani.
“Eu acredito muito na força da mulher. A mulher tem esse dom de conseguir fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e poder contar com a colaboração feminina é muito legal. Eu só tenho que agradecer pela força feminina nesse festival. É gratificante poder falar que 80% [aproximadamente] do festival foi feito por mulheres”, disse Viviane Spinelli, sócia da Inffinito.
Para detalhes como a programação, títulos dos filmes, mostras e dias e horários, acesse: www.inff.online.
Confira a seguir o Vídeo Promocional da Inffinito: