Programação conta com mostra de cinema negro e indígena, master classes e muito mais
Começa neste sábado (26), com uma grande festa virtual, o Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior. Nos Estados Unidos, do Alaska a Porto Rico, serão exibidas mais de 100 produções, entre longas e curtas-metragens, com destaque para a mostra indígena e mostra de cinema negro.
No Brasil, a partir de domingo (27), o público poderá assistir, gratuitamente, a uma seleção especial de filmes, incluindo mostras variadas e produções do homenageado do festival, Daniel Filho. O público também terá acesso a festas com DJs convidados, debates, lives e master classes.
Para iniciar a maratona de filmes em território brasileiro, o festival disponibiliza neste domingo, o documentário “Quero Botar Meu Bloco Na Rua”, de Adriana Dutra. O longa-metragem propõe uma jornada afetiva pela história dos blocos de rua cariocas, contando a saga dessa manifestação popular que, ao longo dos séculos, foi se adaptando a partir de transformações sociais, políticas, culturais e econômicas, legitimando-se como uma conquista do povo.
Todos os filmes poderão ser assistidos na hora que o público quiser até o último dia do festival (25 de outubro), com exceção de “Tempos de Paz”, de Daniel Filho, que tem sessão com hora marcada: 10 de outubro, às 22h, com janela de 3h de exibição.
Este ano, por conta da pandemia do Covid-19, a Inffinito vai inovar apresentando online todas as suas mostras, através da plataforma de streaming www.inff.online. Criada exclusivamente pela produtora, a Inff.online também disponibilizará a partir de novembro, depois do festival, um catálogo de filmes brasileiros via VOD (vídeo on demand), além de outras mostras temáticas e uma curadoria diversificada.
Programação disponível para o território brasileiro:
MOSTRA HOMENAGEM DANIEL FILHO
10 filmes do ator, diretor e produtor Daniel Filho, homenageado do Festival. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário e somente um com sessão programada: “Tempos de Paz”, no dia 10 de outubro, às 22h, com janela de 3h de exibição.
A Dona da História, de Daniel Filho
Cazuza, de Walter Carvalho e Sandra Werneck
Chico Xavier, de Daniel Filho
O Beijo no Asfalto, de Bruno Barreto
O Casal, de Daniel Filho
Primo Basílio, de Daniel Filho
Romance da Empregada, de Bruno Barreto
Se Eu Fosse Você 2, de Daniel Filho
Se Eu Fosse Você, de Daniel Filho
Tempos de Paz, de Daniel Filho
MOSTRA INDÍGENA
10 filmes em longas e curtas-metragens realizados por cineastas indígenas. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.
LONGAS-METRAGENS
Ara Pyau – Primavera Guarani, de Carlos Eduardo Magalhães
My Bloond is Red, de Guilherme Bolliger e Graciela Guarani
CURTAS-METRAGENS
Ãjãí: o jogo de cabeça dos Myky e Manoki, de André Lopes e Typju Myky
Até o fim do mundo, de Juma Gitirana Tapuya Marruá
Messages from the Earth, de Maria Pankararu
Nossa Alma não tem cor, de Alexandre Pankararu
O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó
Os espíritos só entendem o nosso idioma, de Cileuza Jemjusi
Tecendo nossos caminhos, de Joana Brandão
Teko Haxy – Being imperfect, de Patricia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
MOSTRA PANORAMA CURTAS-METRAGENS
18 curtas-metragens de produção 2018/2019 inéditos nos EUA. Todos os filmes disponíveis para exibição em qualquer horário.
A Era de Lareokotô, de Rita Carelli
Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira
Amnestia, de Susanna Lira
Amor aos Vinte Anos, de Toti Loureiro, Felipe Poroger
Angela, de Marília Nogueira
Baile, de Cíntia Dommit Bittar
Borá, de Angelo Defanti
Caçador, de Leonardo Sette
Caranguejo Rei, de Matheus Faria e Enock Carvalho
Carvão, de Miguel Góes e Victor Vasconcellos
Copacabana – Auschwitz, de Jaiê Saavedra
Dela, de Bernard Attal
Dobras, de Cristian Borges, Pedro Nishi e Francisco Miguez
Eu, Minha Mãe e Wallace, de Eduardo Carvalho, Marcos Carvalho
Lispector & Eu, de Ricardo Chreem
Mãe não chora, de Carol Rodrigues, Vaneza Oliveira
O Véu de Amani, de Daniela Marinho
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro
Lives
25 lives serão realizadas durante o Festival, sempre às 3a, 4a e 5a feiras, às 7pm. As lives contam com os atores, diretores, produtores dos filmes em competição e o homenageado do Festival, Daniel Filho.
Debates
Os debates serão realizados com a presença de mais de 70 profissionais que estão nas mostras do Festival, além de representantes do setor audiovisual brasileiro. Os debates serão sempre às 2a feiras, às 10pm. Cada debate terá um tema com foco em cada sala de exibição. São eles:
- 28 de setembro às 10pm
Daniel Filho e o setor audiovisual no Brasil
Ícones da TV e do cinema brasileiro debatem a realidade do setor e importância do Daniel Filho
- 5 de outubro às 10pm
Direção de documentários
No debate diretores da Mostra Competitiva de Documentários
- 12 de outubro às 9pm
A produção de filmes realizados por indígenas brasileiros
No debate diretores da Mostra Indígena
- 19 de outubro às 10pm
A realidade dos profissionais negros no cinema
No debate diretores, produtores e atores da Mostra Cinema Negro
- 26 de outubro às 10pm
Panorama de produção e realidade atual do audiovisual brasileiro
No debate diretores, produtores, atores da Mostra Panorama de Ficção e Documentário
Master Classes
– ROTEIRO PARA FILMES E SÉRIES, COM MELAINE DE MANTAS
10 de outubro das 3pm às 5pm
Como se desenvolve um roteiro? Qual a diferença entre escrever para TV e cinema? Como desvendar a estrutura de um roteiro? Aqui você aprende as técnicas e as dicas para se tornar um roteirista.
Melanie de Mantas
Roteirista. Escreveu para cinema os roteiros dos filmes “Não Quero Falar Sobre Isso Agora” (Melhor Roteiro no Festival de Gramado), “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, “Copacabana,” “Nome Próprio”, “Olhos Azuis”, “Maresia”, “O Escaravelho do Diabo”. Escreveu episódios das séries de TV “Cidade dos Homens”, “Filhos do Carnaval” e “Magnífica 70”. Também ministra aulas de Argumento e Roteiro na Universidade PUC-Rio.
– DIREÇÃO, COM TIZUKA YAMASAKI
17 de outubro das 3pm às 5pm
O que preciso saber para dirigir um filme?
Conheça o passo a passos para entrar no mundo mágico da direção audiovisual:
1 – Como descobrir uma história? 2 – Onde encontro meus parceiros? 3 – Que filme quero fazer? 4 – Qual o papel do diretor?
Tizuka Yamasaki
A cineasta Tizuka Yamasaki estreou em 1980 no cinema como diretora e produtora com o premiado filme “Gaijin – Caminhos da Liberdade”. Também realizou outras premiadas produções como “Parahyba Mulher Macho”, “Encantados” e o clássico “Lua de Cristal”, considerado a maior bilheteria dos anos 90. Para a TV, fez a novela “Kananga do Japão”, a minissérie “O Pagador de Promessas”, a série “As Brasileiras”, entre outras.
– PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV, COM CLÉLIA BESSA
24 de outubro das 3pm às 5pm
Conheça o cenário e oportunidades do mercado audiovisual atual e as perspectivas de futuro com a entrada de novos “players” e os diversos modelos de negócios. Aprenda as diferentes formas de captação de recursos para produção de filmes e séries existentes no mercado, além de modelos tradicionais e as novas experiências de produção “remotas”.
Clélia Bessa
Produtora, professora da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da PUC-Rio e é sócia da Raccord Produções. Suas produções: “Álbum em Família”, dirigido por Daniel Belmonte (2020), filmado e produzido remotamente durante o isolamento social; “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne (2020); “Pluft” (2020); “Missão Cupido” (2020); “Correndo Atrás” (2020); “Desenrola” (2011); “Cartola” (2007); “Cafuné” (2006), “Separações” (2002), “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” (2000) e “Como Ser Solteiro”(1998). Além de produzir conteúdo para televisão, como “”A Dona da Banca – Cine Brasil TV” (2020); “Série C “(2017), “As Canções da Minha Vida”(2017), “DOC Bis” (2013); “Desenrola Aí” (2010/2011); “Paidecendo no Paraíso (2007); entre outros. É conselheira da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente e é da Diretoria do SICAV – Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual.
MASTER CLASSES (BRASIL + EUA)
– O valor de cada Master Class é R$250. Cada Master Class será ao vivo, com duração de 2 horas. As aulas contam com tradução simultânea para inglês e os alunos recebem certificado de participação.
Master Class de direção com Tizuka Yamasaki
Master Class de produção com Clélia Bessa
Master Class de roteiro com Melanie de Mantas
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