Festival irá apresentar filmes dirigidos pela cineasta Susanna Lira, uma das principais documentaristas do Brasil
A 3º edição do Festival Mulheres + que ocorre dos dias 8 a 16 de dezembro faz uma homenagem especial à cineasta carioca Susanna Lira e exibirá 11 dos seus documentários que abordam a ótica feminina sobre temas importantes e urgentes.
Os 11 longas da Mostra Susanna Lira podem ser assistidos criando uma conta na plataforma www.inff.online, e eles ficarão disponíveis até 24h após seu lançamento. São eles: Damas do Samba (2013), Meu Corpo É Mais (2018), Porque Temos Esperança (2014), Mussum – Um Filme do Cacildis (2018), Clara Estrela (2017), Prazer em Conhecer (2020), Positivas (2010), Mataram Nossos Filhos (2016), A Mãe de Todas as Lutas (2021), Intolerância.Doc (2016), Torre das Donzelas (2018) e o curta Amnestia (2018).
O Festival também contará debates, lives com transmissões ao vivo pelo Instagram @inffinito_braff e duas masterclasses que estarão disponíveis durante todo o festival. Confira o cronograma:
LIVES – SALA 2
09 de dezembro às 19h: O Corpo Feminino como Território de Lutas.
10 de dezembro às 19h: O Cinema como Horizonte de Afetos. Porque Temos Esperança.
11 de dezembro às 19h: O Documentário Biográfico: Clara Estrela & Mussum, Um Filme do Cacildis.
12 de dezembro às 19h: O Cinema como Luta por Direitos. Filmes – Prazer em Conhecer & Positivas.
13 de dezembro às 19h: Mulheres em Luta: Mataram Nossos Filhos & A Mãe de Todas as Lutas.
16 de dezembro às 19h: O Documentário como Fonte de Memórias: lTorre da Donzelas.
DEBATES – SALA 3 PLATAFORMA INFF.ONLINE
Dia 8 de dezembro às 19h: Mulheres Documentaristas: uma conversa sobre o olhar feminino na realização de documentários. Qual o diferencial da mulher documentarista?
Com Susanna Lira, Adriana L. Dutra, Natara Ney e Daniela Broitman
Dia 15 de dezembro às 19h: O Documentário como Ferramenta Política e Social: sabemos que o gênero documental além de ser entretenimento é também um valioso veículo de reflexão. Qual o verdadeiro poder de um documentário?
Com Susanna Lira e Adriana L. Dutra
MASTERCLASSES – SALA 4 PLATAFORMA INFF.ONLINE
O Fazer Documentário como Resistência no Cinema, com Susanna Lira.
O cinema documental como instrumento de resistência pela memória e pelos Direitos Humanos. Uma análise sobre como a questão social e política é a tônica predominante na obra da documentarista.
Como Produzir um Filme?, com Cláudia Dutra.
Aprenda quais as etapas e estratégias para a realização de uma obra audiovisual com Claudia Dutra, produtora com 30 anos de experiência na produção de conteúdo.
Sobre Susanna Lira
Nascida no Rio de Janeiro, é formada em Artes Visuais e é pós-graduada em Direitos Humanos. Deu início a sua carreira de cineasta dirigindo vídeos publicitários, e sua estreia em um longa foi com telefilme Câmera, Close! (2005)
Em 2009 foi premiada no Festival do Rio com Positivas e desde então não parou mais de dirigir obras aclamadas e de grande impacto!
E você, gostou de conhecer um pouco mais sobre a edição do Festival Mulheres+? Para saber mais, acompanhe nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter – e saiba tudo sobre o mundo do entretenimento!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação