Conversa entre Joana e a ugandense Kevin Adweko é um relato sobre amizade, racismo, família e cumplicidade
O documentário Kevin, dirigido por Joana Oliveira, estreia no Canal Brasil no dia 30 de maio, às 18h30. O longa traz relatos de Joana, que é de Minas Gerais, e da ugandense Kevin Adweko. As duas se conheceram em 1999, durante um intercâmbio na Alemanha, e se reuniram em 2017 para as filmagens da produção, que aborda assuntos como amizade e racismo.
Joana e Kevin passaram mais de 15 anos sem se encontrar. Durante este período, seguiram se falando por meio de e-mails e cartas, acompanhando de longe as mudanças da vida uma da outra. Apesar da distância e das diferenças de costumes, elas relatam que a identificação de ambas foi instantânea, e a amizade nunca encontrou barreiras.
Kevin morou na Alemanha por muitos anos e voltou para Uganda só em 2017, ano em que Joana conseguiu viabilizar as filmagens do documentário e visitar a amiga. O filme é um relato sincero de amizade, de reflexões acerca de racismo, família, carreira e, principalmente, a sororidade entre as duas, que resiste à distância e ao tempo.
Kevin fez parte da seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2021 e ganhou o Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional do 13º Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. Além disso, o documentário ganhou também o prêmio de Melhor Filme no 6º Porte Femme – International Filme Festival, em 2023.
Então, quais suas expectativas para a produção? Conte pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Marielle, O Documentário reestreia no Canal Brasil
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Canal Brasil