Livros LGBTQIA+ são representados pela bandeira do orgulho

Livros para conhecer durante o mês do orgulho LGBTQIA+

O mês de junho começa hoje e com ele um período dedicado ao orgulho LGBTQIA +. Para além de uma data marcante para a comunidade, é também um momento de conhecer e evidenciar a importância da representatividade nos diversos âmbitos. Na literatura não é diferente. Conheça abaixo três livros marcantes e representativos para a comunidade e que podem ser lidos nos próximos 30 dias.

Cidade das Garotas

Cidade das garotas é um romance de Elizabeth Gilbert que conta a história de Vivian, personagem que vive o centro das mudanças de hábitos das mulheres na sociedade. Nesta obra, é possível ver como as personagens da época que não seguiam o modelo “casar e ser uma boa moça” eram mal vistas pela sociedade. A protagonista vai contra isso e passa a conviver com pessoas que valorizam a liberdade de escolha. A leitura mostra a força das jovens de 1930, em especial lésbicas e feministas, por serem diferentes e viverem seus talentos e sonhos. 

O Quarto de Giovanni

Escrito por James Baldwin e publicado em 1956, o livro traz um romance gay entre David e Giovanni. A história trata dos dilemas vividos pelos personagens, representatividade, sobre aceitação das próprias vontades e também de como era o estilo de vida boêmio de Paris nos anos 1950. 

O Quarto de Giovanni é também um romance com um toque autobiográfico sobre o próprio autor, James Baldwin. Esse foi um grande nome no ativismo negro e ficou conhecido por tratar sobre relacionamentos familiares e sociais de forma que fossem além da mentalidade da época que ele viveu.

Heartstopper

Sucesso recente da Netflix, Heartstopper é também uma coleção de novelas escritas por Alice Oseman. Com protagonistas jovens e uma história que encanta o público de todas as idades, a obra já conta com quatro volumes lançados no Brasil e pode ser lido por aqueles que adoram conhecer os livros por trás das adaptações do streaming e do cinema.

Diferentes em conteúdo, mas semelhantes em qualidade e importância. Cidade das Garotas, O quarto de Giovanni e Heartstopper são livros que irão marcar os corações dos leitores durante este mês do orgulho LGBTQIA +. 

E você? Já leu ou pretende ler alguma dessas obras? Conta pra gente nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) do Entretê. 

 

*Créditos da foto destaque: Reprodução/ Site Observatório G – Uol

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!