O filme Barbie dirigido por Greta Gerwig apresenta bonecas com várias profissões. Quais seriam os livros que iria conquistar o coração delas?
Essa Barbie é uma leitora! A estreia do filme dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling está cada vez mais próxima! O live-action chegará às telonas em 20 de julho e contará com outros nomes no elenco, como: Emma Mackey, Kate McKinnon, Issa Rae, Dua Lipa e America Ferrera.
Pensando em cada Barbie apresentada nos trailers, o Clube do Entretê trouxe uma lista de livros que com certeza estariam na estante delas.
Barbie – Mulheres, Mitos e Deusas
Assim como a Barbie mostra que o lugar de mulher é onde ela quiser, diversas mulheres marcaram a história com seu poder.
No livro de Martha Robles, publicado pela Goya, a autora percorre diversas épocas e conta histórias de mulheres que foram enaltecidas, demonizadas, conheceram o céu e o inferno, trazendo também uma análise sobre o machismo na sociedade.
Barbie Escritora – Leitura de Verão
Nesse romance de Emily Henry publicado pela Verus, a protagonista também é uma escritora.
Após um bloqueio criativo, January Andrews decide passar três meses em uma casa de praia para se concentrar na escrita quando encontra com Augustus Everett, um também escritor com quem ela teve algumas brigas.
Ele escreve ficção e ela romance. Ambos decidem fazer um acordo em que terão que escrever o gênero um do outro, o que os faz marcar programas dignos de comédia romântica e também realizar entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio. Será que essa aproximação poderá fazer novos sentimentos surgirem?
Barbie Médica – Você Por Aqui?
Escrito por Ana Rosa e Wlange Keindé, o livro conta a história de Dandara e Simone, duas amigas de infância, a segunda planejando uma carreira na medicina, assim como essa Barbie.
Dandara está grávida do namorado e lida com questões sobre a chegada do bebê, além de problemas em seu relacionamento, pois apesar de ter amor envolvido, ela sente que um cara branco muitas vezes não fala sua língua.
Já Simone está tão determinada em se tornar médica para ajudar com as contas de casa, que abandonou sua vida afetiva e outras diversões. O reencontro das amigas mostrará que algo mais do que amizade pode se encaixar nos seus planos para o futuro.
Barbie vencedora do Nobel de Física – Amor, teoricamente
No livro de Ali Hazelwood, publicado pela Arqueiro, Elsie Hannaway trabalha na área da física, assim como essa Barbie. Como física teórica, ela é professora-adjunta em alguns dias e em outros trabalha como namorada de mentira.
Apesar de achar que está equilibrando tudo bem, Elsie logo vê um obstáculo para conseguir seu emprego dos sonhos: Jack Smith, o irmão mais velho irritante e atraente de seu cliente favorito.
Preparada para uma guerra de sabotagens acadêmicas, ela só não esperava o efeito que os olhares de seu rival causariam nela.
Barbie Advogada – Hierarquia
A protagonista do livro de Helen Wan publicado pela Astral Cultural também é advogada. Yung define como sucesso se tornar sócia do prestigiado escritório em que trabalha.
Suas outras versões consideram sucesso orgulhar os pais e concretizar uma antiga paixão pelo colega de escritório. Trabalhando em meio a uma cultura corporativa racista e machista, que tem como sua maioria homens brancos, Yung precisará lutar pelo que quer.
Barbie Sereia – O Segredo do Oceano
Uma fantasia com protagonista sereia com certeza seria lida por essa Barbie. No livro de Natasha Bowen publicado pela Alt, Simidele serve como Sereia Mami Wata, coletando almas dos que caíram no mar e abençoando a jornada deles até em casa, junto ao Deus Supremo.
Quando um garoto vivo é jogado de um navio, ela o salva, desobedecendo um decreto antigo, o que pode trazer graves consequências. A sereia precisará enfrentar deuses vingativos, criaturas lendárias e terras traiçoeiras para que o destino de Mami Wata não corra perigo.
Barbie da Suprema Corte – A Vida Não É Justa
A autora desse livro publicado pela Intrínseca também é uma juíza e traz reflexões sobre as mudanças nos relacionamentos familiares, impactados pelas transformações sociais, culturais e pela pandemia.
Trabalhando por duas décadas como juíza de uma Vara de Família, Andréa Pachá acompanhou diversas audiências envolvendo divórcio, pensão alimentícia, guarda e partilha de bens. A obra é um conjunto de crônicas com o assunto família.
Barbie Diplomata – A Diplomata
Nesse livro de G.G Diniz, que será publicado pela Plutão no dia 1 de agosto, conheceremos Feitosa, Matilde e Eunir’ra, três mulheres com diferentes histórias, a última delas uma diplomata como essa Barbie.
Feitosa é uma sobrevivente em um mundo destruído pelos super-ricos onde as mulheres começaram a ser sequestradas. Matilde é uma foragida que descobre que a Terra não foi extinta e Eunir’ra está em missão diplomática na colônia de Éden na Lua quando descobre uma teia de mentiras.
Para salvar a vida na Terra, elas precisam trabalhar juntas.
Barbie Midge – Mãe recém-nascida
O livro de Thaís Vilarinho publicado pela Buzz coloca como foco as mulheres que acabaram de se tornar mães. A Barbie grávida, com certeza, acharia essa uma leitura essencial.
Existem diversos livros sobre bebês, mas não muitos sobre as mães. Nessa obra em formato de diário, como uma conversa entre amigas a autora traz conselhos e fatos sobre a realidade da gravidez e a maternidade.
Barbie Presidente – Mulheres, Cultura e Política
Política, obstáculos e mudanças são tópicos abordados nesse livro publicado pela Boitempo que com certeza estaria na estante dessa Barbie Presidente.
Em uma compilação de discursos e artigos, a ativista política e autora Angela Davis divide a obra em três eixos temáticos: “Sobre as mulheres e a busca pela igualdade e paz”, “Sobre questões internacionais” e “Sobre educação e cultura”.
A obra disserta sobre as mudanças políticas e sociais no mundo nas últimas décadas esobre igualdade racial, sexual e econômica.
Barbie Rabiscada – Biblioteca da Meia-noite
No trailer vemos que a Barbie rabiscada sabe da existência do mundo onde vivemos e ela aconselha a Barbie interpretada por Margot Robbie a ir até ele.
No livro de Matt Haig, publicado pela Bertrand Brasil, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos, mas que se arrepende das escolhas do passado. Se perguntando como sua vida seria se tudo tivesse acontecido diferente, ela chega à Biblioteca da Meia-Noite, onde consegue a chance de viver todas as outras vidas que não viveu.
Barbie Jornalista – Nada a Declarar
Nesse livro de Karen M. McManus publicado pela Galera Record, a protagonista sonha em garantir uma carreira como jornalista, que também é a profissão dessa Barbie.
Para isso, Brynn decide investigar o caso do assassinato do sr. Larkin, seu professor favorito, cujo corpo foi encontrado por três estudantes. Quando consegue um estágio em um programa de true crime, ela precisará seguir pistas para trazer a verdade à tona, incluindo as deixadas por seu melhor amigo.
Você já leu algum desses livros? Conta para a gente nas redes sociais do Entretê (Facebook, Instagram, Twitter) e nos siga para mais conteúdos literários!
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Rolling Stone Brasil