Com uma trama dramática sobre abuso infantil, o título ultrapassou produções nacionais
[ALERTA DE GATILHO: VIOLÊNCIA INFANTIL]
Em 9 de janeiro deste ano, a Globoplay adicionou a novela turca Mãe, originalmente chamada Anne, ao catálogo da plataforma. Com grandes nomes no elenco como Cansu Dere, de Sila, A Prisioneira do Amor, e Berkay Ateş, de Iludida, a produção está conquistando visibilidade e se tornou alvo de elogios por parte do público brasileiro.
Exibida em 2016 pela emissora Star TV, a novela conquistou seu país de origem. Posteriormente, o título turco que expõe uma história de abuso infantil conquistou vários espectadores em outros países que apostaram em sua exibição. No Brasil, a produção turca também chamou a atenção e alcançou uma posição de destaque entre os produtos mais consumidos da Globoplay.
Pensando no sucesso da novela em território brasileiro, o Entretetizei trouxe mais detalhes sobre o enredo da produção e seu destaque internacional.
Qual é a história de Mãe?
Baseada no dorama Mother, o drama turco narra a história de Melek Akçay (Beren Gökyıldız) e Zeynep Günes (Cansu Dere). Na trama, Melek é uma menina de sete anos que sofre maus-tratos nas mãos da mãe e do padrasto e encontra, no afeto da professora substituta Zeynep, uma chance de viver uma vida diferente.
Depois de perder o marido, a mãe biológica de Melek, Şule Akçay (Gonca Vuslateri), começa a trabalhar em um clube noturno para criar a filha. Nisso, ela acaba conhecendo o possessivo, alcoólatra e violento Cengiz Yildiz (Berkay Ateş), e é conivente com o tratamento agressivo dele com sua filha.
Na escola, Zeynep nota que há algo de errado com Melek e desenvolve uma relação de carinho com a criança ao descobrir os abusos sofridos por ela. Depois de concluir que não há provas para livrar a menina dessa situação, a professora decide colocar um plano arriscado em prática e foge com Melek a fim de viver uma nova vida ao lado dela.
No entanto, recomeçar a vida não é tão fácil para elas. Depois do sumiço da criança, o jornalista Ali Arhan (Can Nergis) decide investigar o caso de Melek e começa a ameaçar Zeynep quando descobre o paradeiro da criança. Ao mesmo tempo, a professora precisa inventar alguma desculpa para convencer sua mãe adotiva, Cahide Güneş (Gülenay Kalkan), e suas irmãs.
Em uma história marcada por reviravoltas, Zeynep é obrigada a enfrentar grandes segredos de seu passado quando sua mãe biológica, Gönül Aslan (Vahide Perçin), que estava presa sob acusação de ter assassinado o marido, deixa a prisão e tenta, recuperar a relação com a filha após 20 anos.
A trama conta com 85 capítulos que já estão disponíveis na plataforma de streaming. O público pode escolher entre conferir a obra com áudio original em turco e legendas em português ou assistir aos capítulos dublados em português.
Mãe é um sucesso de exportação
A novela é dona de um histórico bem-sucedido no mercado internacional. Antes de chegar ao território brasileiro, a história foi exibida em outros 50 países e, em 2018, conquistou o título de ficção turca mais exportada do país. No Brasil, a produção foi bem recebida pelo público e ultrapassou produções nacionais por causa de sua audiência.
Já nos primeiros 14 dias após sua estreia no Brasil, Mãe se tornou a novela licenciada mais assistida da Globoplay desde a chegada das novelas estrangeiras na plataforma de streaming. O título também conquistou a posição de segundo produto mais consumido da plataforma, superando a novela Travessia e ficando atrás apenas do reality show Big Brother Brasil.
Você já assistiu à novela turca Mãe? Conta pra gente através das redes sociais do Entretetizei — Insta, Twitter, Face — e nos siga para ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento e da moda.
*Créditos da foto de destaque: reprodução/Star TV