O novo trabalho do diretor está dando o que falar entre os críticos, venha conferir a nossa opinião
[Contém Spoiler]
Maligno ainda está em exibição em vários cinemas brasileiros. No entanto, os assinantes do streaming HBO Max também foram contemplados com o mais novo lançamento do diretor James Wan. Com uma lista de trabalhos impecáveis no gênero do terror como, por exemplo, Invocação do Mal e Sobrenatural, as expectativas para cada lançamento de Wan são altíssimas.
Por isso, é impossível assistir Maligno sem esperar nada do filme, principalmente depois do grande mistério feito pelos idealizadores, que revelaram muito pouco sobre a trama em trailers e entrevistas, mantendo o suspense vivo e escondendo a criatura misteriosa que aterroriza os personagens principais.
Assista ao trailer:
A trama
Na narrativa, acompanhamos a trágica vida de Madison (Annabelle Wallis), apresentada inicialmente como uma mulher que sonha em ter filhos mas já sofreu muitos abortos e vive em um relacionamento abusivo. Após sofrer uma agressão física e a morte violenta de seu marido, Madison começa a ter visões extremamente perturbadoras. O mesmo assassino que invadiu sua casa e matou seu companheiro “teletransporta” a jovem para os locais onde cometerá os próximos crimes, assassinando brutalmente pessoas ligadas ao passado de Madison.
Em uma espécie de transe psicológico, ela é forçada a assistir às mortes que estão acontecendo em tempo real. Conforme o tempo passa, o longa começa a revelar mais sobre a tal criatura, que não sabemos ao certo se é sobrenatural, humana ou apenas um ser maligno. A única coisa revelada pela trama é um nome: Gabriel.
Gabriel controla os pensamentos da protagonista de uma forma perturbadora e psicodélica. O filme transmite a sensação de que sua vida tornou-se um pesadelo infinito, no qual a realidade se distorce como um passe de mágica. Quando ela finalmente recobra a consciência, o caos já tomou conta de tudo. Nesse meio tempo, a família de Madison e a polícia tentam desvendar os assassinatos em série que a rodeiam.
Plot Twist
Até um dado momento de Maligno, principalmente graças à direção mais uma vez fantástica de James Wan, ficamos extremamente envolvidos na busca pela identidade de Gabriel. Mas, infelizmente, o trabalho da direção não é o suficiente para cobrir as falhas do roteiro, que magicamente são solucionadas com alucinações de Madison.
Por mais que o diretor acrescente elementos trash em alguns pontos da narrativa, tentando dar sinais ao espectador de que não se deve levar o filme muito a sério, essa tentativa é insuficiente. A quebra de expectativa com as soluções apresentadas pelos roteiristas para a origem da criatura, e a motivação de suas ações é inevitável. Depois dos primeiros atos, somos surpreendidos, de uma forma negativa, com a qualidade da narrativa caindo vertiginosamente até o final.
E então, o que você achou de Maligno? Concorda com a nossa opinião? Conte pra gente nas nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter – e nos acompanhe para ficar por dentro de outras novidades do mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Arroba Nerd