A cantora e ministra da Cultura irá desfilar na Mangueira
A Mangueira, sexta escola a desfilar no domingo (19), levará o enredo As Áfricas que a Bahia Canta para Marquês de Sapucaí. A cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará na passarela do samba vestindo verde e rosa, as cores da agremiação, revelou o carnavalesco Gui Estevão em entrevista à Veja.
A relação da artista com a Mangueira começou ainda na etapa de pesquisa. Quando ela colaborou com os carnavalescos Gui Estevão e Annik Salmon para construção do enredo que trata das diferentes nações africanas que foram levadas para Salvador no período da escravidão.
O enredo reposiciona o papel do negro, em especial da mulher negra, na construção cultural do carnaval, enfatizando o feminino na musicalidade baiana.
Margareth Menezes também está presente na gravação oficial do samba enredo ao lado dos intérpretes Marquinho Art’Samba e Dowglas Diniz. Seu envolvimento começou ainda na fase de escolha do samba, quando os compositores Lequinho, Junior Fionda, Gabriel Machado, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim a convidaram para participar da gravação.
Esta composição, que foi a campeã, faz reverência aos orixás e traz versos como: Eparrey Oya! Eparrey Mainha! Quando o verde encontra o rosa, toda preta é rainha. O samba foi morar onde o Rio é mais baiano. Reina a ginga de Iaiá na ladeira. No Ilê da Tia Fé, Axé Mangueira!
Serviço – Estação Primeira de Mangueira
Enredo: As Áfricas que a Bahia Canta
Desfile dia: 19 de fevereiro (domingo)
Horário: entre 3h e 3h50
Transmissão pela TV Globo e Globoplay.
Você gosta da Margareth Menezes? Vai assistir o desfile da Mangueira? Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Festival GRLS! acontecerá em São Paulo nos dias 4 e 5 de março
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei