O filme dirigido por Anita Rocha da Silveira, estará presente na mostra Contemporary World Cinema
Atenção amantes do cinema nacional! O longa-metragem Medusa, dirigido por Anita Rocha da Silveira (Mate-me por favor; O Vampiro do meio-dia) foi selecionado para participar do 46º Toronto International Film Festival (TIFF). O festival acontece de 9 a 18 de setembro, depois da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Para se ter ideia, já foram apresentadas mais de 400 produções no TIFF, incluindo filmes de grandes sucessos, como Beleza Americana. Além disso, o TIFF é reconhecido como um dos festivais mais importantes da indústria cinematográfica mundial.
E este ano, um longa-metragem nacional estará presente no festival. Medusa, escrito e dirigido por Anita Rocha da Silveira, conta com grande elenco, entre eles: Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros, Bruna G, Carol Romano, Inez Viana, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Felipe Frazão e João Vithor Oliveira. Realizado 100% no Brasil, Vania Catanini (O Palhaço, Mate-me por favor, O filme da minha vida) assina a produção.
Por fim, é válido lembrar que Medusa também participou de uma mostra paralela no Festival de Cannes. Na ocasião, as atrizes e a diretora do longa fizeram um protesto ao levar em um papel uma mensagem denunciando as mais de 500.000 mortes no Brasil, devido ao novo Coronavírus.
Veja a seguir o trailer internacional do longa:
Sinopse de Medusa
Há muitos anos, a deusa Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana (Mari Oliveira) pertence a um mundo onde deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Assim, para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todos à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.
Sobre a diretora
Anita Rocha da Silveira nasceu no Rio de Janeiro e é formada em Cinema pela PUC-RJ. Já escreveu e dirigiu três curtas-metragens: O Vampiro do Meio-Dia (2008), Handebol (2010, Prêmio FIPRESCI no Int. Short Film Festival Oberhausen), e Os Mortos-Vivos (2012, Quinzena dos Realizadores de Cannes).
Seu primeiro longa-metragem, Mate-me por Favor (2015), teve estreia na Mostra Orizzonti do Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Bisato d’Oro de Melhor Atuação, concedido pela crítica independente italiana. Além disso, a diretora também já participou de festivais como SXSW, New Directors/New Films, AFI Fest, Bafici, Indie Lisboa, Janela Int. de Cinema do Recife, Festival de Havana, Filmfest Munchen e La Roche-sur-Yon IFF, e recebeu prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival do Rio, e Melhor Filme no Festival Int. de Cine de Cali e no Panorama Int. Coisa de Cinema.
MEDUSA
Brasil, 2021, 127 min
Elenco: Mari Oliveira (Mariana), Lara Tremouroux (Michele), Joana Medeiros (Karen), Felipe Frazão (Lucas), Thiago Fragoso (Guilherme), Bruna G (Clarissa), Carol Romano (Vivian), João Vithor Oliveira (Jonathan), Inez Viana (Carmen), Bruna Linzmeyer (Melissa)
Roteiro e Direção: Anita Rocha da Silveira
Produção: Vania Catani, Fernanda Thurann e Mayra Auad
Produção Executiva: Tarcila Jacob
Direção de Fotografia: João Atalla
Direção de Arte: Dina Salem Levy
Montagem: Marilia Moraes
Desenho de Som e Trilha Sonora: Bernardo Uzeda
Som Direto: Evandro Lima
Mixagem: Gustavo Loureiro
Caracterização: Maria Inez Moura
Assistente de Direção: Fernanda Nakamura
Produção de Finalização: Elaine Azevedo e Silva
Coprodução: MyMama, Brisa Filmes, Telecine, Canal Brasil, Cajamanga
Distribuição: ArtHouse
Agente de vendas: BFF – Best Friend Forever
E vocês? Também estão morrendo de ansiedade e curiosidade para ver Medusa? Conta pra gente no Insta, Face e Twitter do Entretetizei.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação