Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/Getty Images

Melhores filmes do David Lynch para maratonar

Relembre os maiores trabalhos do cineasta 

Antes mesmo de acabar, janeiro já trouxe uma notícia triste para os amantes de cinema: David Lynch, um dos maiores e mais influentes nomes da sétima arte, faleceu na última quarta (15), aos 78 anos. Com uma carreira que se estende por mais de cinco décadas, Lynch deixou um legado incrível para o cinema. 

Quem foi David Lynch? 

David Keith Lynch nasceu em Montana, em 1946. Iniciou nas artes como pintor profissional, mas logo foi para o cinema. Em 1977, lançou seu primeiro longa-metragem: Eraserhead. O lendário diretor desenvolveu seu estilo próprio, chamado de Lynchiano, misturando o surrealismo com terror e debates marcantes em seus filmes.  

Em 1980, teve um grande reconhecimento com seu segundo filme O Homem Elefante, que foi indicado a oito Oscars. Além do cinema, também comandou a aclamada série Twin Peaks (1990-1991) e, logo após seu sucesso, dirigiu um filme inspirado nela em 1992. Sua última indicação ao Oscar foi em 2001 com Cidade dos Sonhos, trama que explora o mundo da fama de Hollywood. Mas foi apenas em 2019 que Lynch recebeu um Oscar honorário celebrando todo o conjunto de suas obras.

Com uma carreira tão extensa e cheia de sucessos fica difícil saber qual filme assistir primeiro. Por isso, o Entretê separou uma lista com os melhores sucessos do diretor para você relembrar (ou conhecer). Confira: 

Eraserhead (1977)
Foto: reprodução/Gazeta do Povo

Óbvio que esse não podia ficar de fora! Eraserhead, longa de estreia do diretor, é uma produção em preto e branco independente. O terror surrealista demorou muito para ser filmado, por conta da dificuldade de financiamento do projeto, mas após seu lançamento a produção logo alcançou a popularidade ao ser exibida em diversos cinemas como filme da meia-noite. 

Em 2004, o longa foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos EUA para preservação, por ser considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”. 

Foto: reprodução/Screen Rant

O enredo acompanha Henry Spencer (Jack Nance) que, após sua esposa ter um filho prematuro e deformado e abandonar o bebê, é obrigado a cuidar do filho sozinho em meio a sonhos e alucinações.

Eraserhead está disponível para assistir na plataforma MUBI.

O Homem Elefante (1980)
Foto: reprodução/Papo de Cinema

Diferente de Eraserhead, que foi um sucesso como um filme mais cult, O Homem Elefante se tornou um sucesso de crítica e comercial. O longa foi indicado a oito Oscars, mas não ganhou nenhum. 

Na história, estrelada por John Hurt, Anthony Hopkins e Anne Bancroft, em uma Londres do século XIX, Joseph Merrick (Hurt) nasceu desfigurado e vive como uma atração em um show de aberrações. Mas tudo muda para Merrick quando Frederick Treves (Hopkins), um cirurgião do Royal London Hospital, aparece na vida dele.

Foto: reprodução/Plano Crítico

O Homem Elefante está disponível para aluguel nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV e YouTube.

Veludo Azul (1986)
Foto: reprodução/Prime Video

O mistério neo-noir Veludo Azul dividiu os críticos em suas opiniões, muitos defendiam que o conteúdo explícito do filme não tinha muito propósito. Mesmo assim, Lynch conseguiu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Diretor.

Foto: reprodução/RTP

Com um elenco de peso, contando com Kyle MacLachlan, Isabella Rossellini, Dennis Hopper e Laura Dern. A obra acompanha Kyle (MacLachlan), um jovem universitário que volta para casa para visitar seu pai doente e encontra uma orelha humana decepada em um terreno baldio. Ele decide investigar e descobre uma conspiração criminosa, que o envolve com uma cantora de boate problemática (Rossellini) e um sádico viciado (Hopper).

Veludo Azul está disponível na plataforma Looke.

Twin Peaks (1990-1991)
Foto: reprodução/Prime Video

Considerada uma das séries mais importantes da história da televisão, Twin Peaks foi criada por David Lynch e Mark Frost. A série foi inovadora para a época porque tinha uma história complexa, com personagens excêntricos e fugia das fórmulas já existentes, misturando terror, humor, mistério, surrealismo e drama. 

A série gira em torno da investigação, conduzida pelo agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan), sobre a misteriosa morte da adolescente Laura Palmer (Sheryl Lee) em Twin Peaks. 

Twin Peaks está disponível na plataforma do Mercado Play.

Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)
Foto: reprodução/Prime Video

O longa é um prequel de Twin Peaks. Estreou no 45° Festival de Cannes e foi recebido com muitas críticas negativas, por ser muito confuso para quem não havia acompanhado a série anteriormente. A produção foca nos últimos sete dias de vida de Laura Palmer (Sheryl Lee) e mostra os eventos que aconteceram antes da história da série original.

Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer está disponível na plataforma do Globoplay e MUBI.

A Estrada Perdida (1997)
Foto: reprodução/Plano Crítico

O suspense conta com Bill Pullman, Patricia Arquette, Balthazar Getty e Robert Blake no elenco. A Estrada Perdida faz parte da trilogia não oficial criada pelos fãs: a Trilogia da Cidade dos Sonhos. Os filmes não possuem ordem cronológica, mas são conhecidos assim por conta da sua ambientação em Los Angeles e por carregarem a essência do universo Lynchiano.

Foto: reprodução/Papo de Cinema

Na trama, Fred (Pullman) recebe fitas misteriosas dele e de sua esposa (Arquette). Quando ela é encontrada morta, Fred é condenado por homicídio em primeiro grau. Depois disso, ele se torna outro homem e segue um rumo diferente na sua vida.

A Estrada Perdida está disponível na plataforma do Telecine e MUBI.

Cidade dos Sonhos (2001)
Foto: reprodução/Papo de Cinema

Segundo filme que faz parte da Trilogia da Cidade dos Sonhos. Considerado a grande obra-prima de Lynch, Cidade dos Sonhos rendeu o prêmio de melhor direção do Festival de Cannes e também uma indicação ao Oscar de Melhor Direção. Além disso, frequentemente aparece em listas de melhores produções de todos os tempos e é considerado o melhor filme do século, segundo uma lista da BBC.

Foto: reprodução/Vertentes do Cinema

No suspense psicológico, Rita (Laura Harring) sobrevive a um acidente de carro na Mulholland Drive que a deixa com perda total de memória. Sem memória, ela se encontra com Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada na cidade, e juntas elas tentam descobrir o que aconteceu com Rita. 

Cidade dos Sonhos está disponível na plataforma da Apple TV.

Império dos Sonhos (2006)
Foto: reprodução/Plano Crítico

Terceiro e último filme da Trilogia da Cidade dos Sonhos. Em Império dos Sonhos, Nikki (Laura Dern) é uma atriz de Hollywood, chamada para atuar em um romance polonês amaldiçoado, cujo a produção foi interrompida por conta da morte dos protagonistas. Durante as gravações, Nikki se envolve com seu colega de trabalho e a realidade se mistura com a ficção.

A trama envolve fragmentos e pesadelos da protagonista e é considerado o projeto mais experimental de Lynch.

Império dos Sonhos não está disponível em nenhum streaming.

Coração Selvagem (1990)
Foto: reprodução/MUBI

Com Nicholas Cage e Laura Dern estrelando a produção, o filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. A trama mistura romance, surrealismo e bastante violência. 

Foto: reprodução/Cine Set

Na história, Sailor (Cage) e Lula (Dern) são um casal apaixonado que foge de criminosos e da mãe de Lula, enquanto estão na estrada. 

No elenco, também se destacam Willem Dafoe, como Bobby Peru, e Diane Ladd, como Marietta Fortune, que foi indicada ao Oscar pelo papel. 

Coração Selvagem está disponível na plataforma da Apple TV e para alugar no Amazon Prime Video.

Twin Peaks: O Retorno (2017)

Foto: reprodução/Metrópoles

Mais de 20 anos depois do final abrupto da série original, a produção retorna para uma terceira temporada. O revival possui 18 episódios e dá sequência aos eventos. 

Twin Peaks: O Retorno está disponível na plataforma da Claro TV.

 

E aí, já conhecia os títulos? Conta pra gente! Entre nas redes sociais do Entretetizei (Instagram, Face e Bluesky) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento. 

Leia também: Confira os detalhes do anúncio dos indicados para o 97° Oscar

 

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!