“Final girl” é um termo em inglês que se refere à “última sobrevivente” dos filmes de terror, é a garota que conseguiu escapar de um massacre ou assassinato em série. Confira quais são as melhores final girls.
As final girls estão presentes em muitos filmes slasher, um subgênero do terror que trata principalmente sobre assassinos em série que costumam usar alguma fantasia ou máscara característica para matar. As principais vítimas são jovens e adolescentes e os assassinos usam armas brancas para matar, como facas e machados.
Apesar dos assassinos conseguirem produzir uma grande chacina, as final girls conseguem escapar e até mesmo enfrentar o inimigo. Veja a lista com as melhores sobreviventes.
Sally Hardesty
Foto: Reprodução/ Horror obsessive
Única sobrevivente do filme O Massacre da Serra Elétrica (1974), Sally (Marilyn Burns) conseguiu escapar do violento Leatherface.
A história conta sobre cinco jovens que decidem investigar sobre o roubo de um túmulo na parte rural do Texas. O avô de Sally Hardesty e seu irmão Franklin (Paul A. Partain) foram enterrados nessa área e os jovens decidem ir atrás de respostas, mas no meio do caminho e com pouca gasolina, eles decidem parar em uma casa abandonada na área e a partir daí precisam lidar com uma família de canibais.
O Leatherface é um dos membros dessa família estranha e ele tem como característica principal o uso de uma máscara feita de pele humana e a serra elétrica como principal ferramenta de ataque e violência.
Mesmo após ter seu dedo cortado, Sally consegue escapar da casa da família pulando da janela e arrumando uma carona. Sally Hardesty foi uma das primeiras final girls dos filmes de terror.
Sidney Prescott
Foto: Reprodução/ Cinebuzz UOL
Sidney Prescott (Neve Campbell) é uma das maiores sobreviventes, ela já conseguiu enfrentar o ghostface diversas vezes e com o passar do tempo ela foi se preparando melhor para os possíveis embates.
O ghostface é o nome dado ao assassino do filme Pânico (1996), que persegue as vítimas usando uma máscara de fantasma e uma faca para matar. Ao longo dos 6 filmes da franquia diversos personagens assumiram o papel do serial killer e Sidney conseguiu enfrentar todos, desde seu namorado até a própria prima.
Sidney vai amadurecendo ao longo dos filmes e aprende a lidar com seus traumas e medos. Assim, ela se tornou um dos maiores exemplos de força e resistência de uma digna final girl.
Laurie Strode
Foto: Reprodução/ People magazine
Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) esteve cara a cara com Michael Myers (Tony Moran), um dos maiores assassinos brutais que conseguiu escapar do hospício que estava e passou a perseguir e matar mais pessoas.
O serial killer do filme Halloween – A noite do terror (1978) escolhe Laurie como sua próxima vítima e passa a observar todos os passos da jovem e seus amigos. Com muita dificuldade, Laurie consegue escapar das mãos do assassino, mas depois desse encontro traumático ela decidiu se preparar e aprender a lutar, como podemos ver no filme Halloween (2018), que mostra uma Laurie mais velha e mais madura para lidar com o mal.
Laurie aprendeu a usar armas de fogo e construiu até mesmo uma armadilha para conseguir pegar o assassino. Assim, ela mostrou como é possível uma final girl evoluir com o tempo.
Nancy Thompson
Foto: Reprodução/ Ghouls magazine
Freddy Krueger é um dos maiores vilões dos filmes de terror, atacando suas vítimas por meio dos sonhos sendo mais difícil de conseguir o pegar. Porém, isso não impede que Nancy Thompson(Heather Langenkamp), uma das final girls mais corajosas e determinadas consiga criar armadilhas e o capturar.
A Hora do Pesadelo (1984) é mais um terror slasher, que mostra uma final girl disposta a enfrentar o seu inimigo. Assim como Laurie e Sidney, Nancy também evolui e passou de jovem inocente a uma psiquiatra renomada que ajuda outras vítimas de Krueger.
Apesar de Nancy ser morta pelo assassino no filme A Hora do Pesadelo 3: Guerreiros dos Sonhos (1987), ela deixou um legado como uma das maiores sobreviventes do primeiro filme.
Alice Hardy
Foto: Reprodução/Horror geek life
Alice Hardy (Adrienne King) é a única sobrevivente do filme Sexta-feira 13 (1980). O filme se passa no acampamento Crystal Lake, quando os monitores novos começam a desaparecer um por um e são assassinados.
Alice é uma conselheira no acampamento e percebe que algo estranho está acontecendo. Por fim, ela consegue matar Pamela Voorhees (Betsy Palmer), a mãe do vilão Jason Voorhees (Ari Lehamn). Apesar de não sobreviver no segundo filme, Alice foi uma das primeiras final girls e ela conseguiu fazer um plano para impedir que os assassinatos continuassem.
E na sua opinião qual a melhor final girl? Conta para gente nas nossas redes sociais – Insta, Face, Twittter
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Universal Pictures