Meu Amigo Pinguim estreia em 16 de agosto nos Estados Unidos e 12 de setembro no Brasil
O ator e diretor Pedro Urizzi se prepara para sua estreia internacional como ator no filme Meu Amigo Pinguim (em inglês, My Penguin Friend). Com direção de David Schurmann, o longa estreia dia 16 de agosto nos Estados Unidos, em aproximadamente 2 mil salas de cinema. Em 12 de setembro o filme estreia no Brasil, com distribuição da Paris Filmes.
Em Meu Amigo Pinguim, Pedro interpreta o personagem do protagonista Jean Reno quando jovem. O enredo conta a história da amizade entre um pai solitário e um pequeno pinguim perdido, que lhe recarrega o espírito e cura sua família com uma lealdade inabalável.
João jovem, personagem de Pedro Urizzi, tem um filho de 11 anos, interpretado pelo ator colombiano Juan José Garnica. Ele é casado com Maria, retratada pela brasileira Amanda Magalhães.
Jean Reno, ator francês internacionalmente premiado, é João em sua fase adulta, um humilde pescador que se afastou do mundo após uma tragédia. Quando descobre um pinguim à deriva, sozinho no oceano e com marcas de óleo de um vazamento, seu primeiro instinto é ajudar. Para o desespero de sua esposa (Adriana Barraza), ele não apenas resgata a criatura marinha, mas cuida da ave e a apelida de Dindim.
“Confessei ao Jean que estava um pouco nervoso em ter que interpretar o mesmo personagem que ele. Ele me contou uma história: durante muitos anos ele teve um pesadelo constante em que era demitido pelo diretor de uma peça, na frente de todo o elenco, por ser um péssimo ator. Tal pesadelo só se desfez depois que ele lançou o filme O Profissional (1994). Ele também me disse: ‘Sempre questione o porquê, quando estiver em cena’”, comenta Pedro.
Pedro Urizzi fala sobre sua preparação para o filme:
“O diretor, David Schurmann, me pediu para assistir todos os filmes do Jean Reno, a fim de buscar um espelhamento na atuação, pois faço a versão dele mais jovem no filme. Tive que buscar um estilo do Reno, que é bem mais econômico em gestos e movimentos, mas não menos potente”, afirma o ator.
As filmagens do longa foram distribuídas ao longo dos meses de setembro e outubro de 2022, em locações e externas em Ubatuba, município no estado de São Paulo. “Nós também rodamos uma sequência no mar. Acho que foi o maior set que já presenciei na vida! Eles construíram uma plataforma na praia a fim de sustentar uma grua e do outro lado, uma parede enorme que jogava água contra o barco, produzindo ondas. Rodamos tudo no raso, cercados por mergulhadores e pessoas da produção”, complementa Urizzi.
Ainda segundo Pedro, as externas ajudaram a relação naturalista de atuação com as ações exigidas pela direção. Meu Amigo Pinguim é o terceiro longa em que ele atua sob a direção de David Schurmann — o primeiro foi em 2011, no filme Desaparecidos.
Meu Amigo Pinguim é um projeto que conta com artistas latinos de peso e grandes estrelas, como: Jean Reno, Adriana Barraza e Nicolás Francella. A direção de fotografia é de Anthony Dod Mantle, vencedor de um Oscar por Quem Quer Ser um Milionário? (2008). Além do elenco humano, o longa conta com atores pinguins que foram treinados para executar as cenas.
“É um filme que fala sobre a ressignificação do amor paterno e sobre questões intransponíveis, mas que podem ganhar um novo sentido”, finaliza Pedro.
Meu Amigo Pinguim (My Penguin Friend) chega aos cinemas americanos em 16 de agosto. Em toda a América Latina, França, Itália, Espanha e outros países da Europa, a produção estreia entre agosto e outubro. No Brasil, o longa chega aos cinemas em 12 de setembro.
Veja o trailer do filme:
Você está ansioso para assistir Meu Amigo Pinguim? Comentem aqui o que acharam e sigam o Entretê nas redes sociais — Instagram, X e Facebook —, assim vocês não perdem as novidades no mundo do entretenimento e muito mais!
Leia também: Entrevista | Gab Lara fala sobre o musical Querido Evan Hansen e carreira
Texto revisado por Cristiane Amarante