Eventos iguais ao encerramento da semana de moda de Milão trazem reflexões sobre a importância da indústria da moda restaurar suas prioridades
O avanço em direção à sustentabilidade é um desafio enfrentado pela indústria da moda há muito tempo, visto que ela é uma das mais poluentes do mundo. Com o fortalecimento das exigências populares por um mercado mais consciente nos quesitos socioambientais, o compromisso com a sustentabilidade tornou-se fator diferencial e de destaque entre as marcas.
Por isso, ultimamente, é comum a divulgação de projetos inovadores que priorizam fatores como: economia circular, direitos humanos e justiça ambiental, principalmente por parte das grandes e das emergentes marcas, que, assim, tentam servir de exemplo para as demais.
Essa restauração de prioridades tem revolucionado o mercado fashion ao qual nós estamos acostumados, pois o transforma num ambiente conscientizado que abre espaço para novos métodos de produção, e também oferece a oportunidade de explorar novos insumos, como aproveitar peças antigas para produzir roupas novas.
Podemos destacar, como um exemplo de marca que está aderindo às práticas de sustentabilidade, a Garcia Bello, que baseia-se em métodos de upcycling e reconstrução, utilizando materiais em desuso, provenientes de doações, combinados com algodão cru para criar roupas exclusivas. As peças são feitas à mão para garantir a sua durabilidade, e a marca ainda oferece oficinas com o intuito de divulgar, incentivar e ensinar ao público sobre os métodos de produção.
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Também vale mencionar a NKWO, uma marca nigeriana que recebeu destaque pelo seu comprometimento com a redução do desperdício de tecido ao criar peças artesanais e de edição limitada a partir de materiais econômicos como: denim reciclado, tecidos de fim de linha e resíduos de mesa de corte. A marca é um importante nome na vanguarda do movimento de moda sustentável na Nigéria, por assumir como valores centrais a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
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A conscientização não se limita apenas a marcas emergentes no mercado, nomes tradicionais do mundo da moda também estão tentando aderir ao selo verde, organizando projetos de relevância socioambiental e acompanhando as mudanças da indústria.
Como é o caso do Grupo Prada, que direcionou parte do lucro das vendas da coleção Prada Re-Nylon a apoiar e promover o projeto SEA BEYOND, da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, um programa educacional para estudantes do ensino médio, que tem como objetivo a educação das gerações mais jovens sobre as questões sobre a poluição dos oceanos.
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Além disso, também merece destaque a colaboração da Gucci com a Chargeurs Luxury Fibers, para o lançamento do programa NATIVA Regenerative Agriculture, que ofereceu apoio financeiro a dez empresas agrícolas, para a transição para práticas regenerativas com o objetivo de promover métodos sustentáveis para a agricultura.
Também podemos citar a iniciativa da Bottega Veneta de remover praticamente todos os seus produtos e propagandas, com o objetivo de disponibilizar a sua plataforma para promover e celebrar independentes artesãos italianos, fazendo a divulgação de artigos de diferentes boutiques, desde cerâmicas e mosaicos até produtos alimentícios.
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A importância de dar visibilidade a projetos e iniciativas como as que foram citadas se dá porque, através do reconhecimento, outras marcas podem ser impulsionadas a fazer o mesmo. Nisso, podemos citar a quinta edição da CNMI Sustainable Fashion Awards, que ocorreu no encerramento da Milan Fashion Week, e reconheceu exemplos da moda que trazem avanços em sustentabilidade, presenteando um total de 14 prêmios a empresas e personalidades por sua visão, inovação e compromisso com a priorização e reconhecimento das questões socioambientais.
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Organizado pela Camera Nazionale della Moda Italiana em colaboração com a Ethical Fashion Initiative e com a Ellen MacArthur Foundation, a renomada premiação contou com o apoio de órgãos e organizações internacionais, e seu tapete rosa e lilás recebeu gigantes da moda. Alguns nomes da lista de convidados são Miuccia Prada e Raf Simons, representando Prada, Marco Bizzarri, representando Gucci, Giorgio Armani, Pierpaolo Piccioli de Valentino, Alberta Ferretti e diversas outras lendas fashion.
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Um dos momentos mais marcantes da premiação foi o discurso de abertura de Simone Cipriani, fundador e administrador da Ethical Fashion Initiative e presidente da Alliance for Sustainable Fashion das Nações Unidas, sobre a urgente necessidade de a indústria da moda pensar em sustentabilidade.
Também vale ressaltar que o Projeto SEA BEYOND, apoiado pelo Grupo Prada, levou para casa o Oceans Award. Assim como a NKWO, que recebeu o prêmio da coleção Bicester para designers emergentes.
Dos projetos já que foram citados, também foram premiados a Bottega Veneta com o Craft & Italian Artisanship Award, pela iniciativa Bottega for Bottegas, e, também, a Gucci com o Prêmio Ação Climática, pela sua parceria com a fazenda La Soledad no programa NATIVA Regenerative Agriculture.
Confira aqui a lista completa dos prêmios da CNMI Sustainable Fashion Awards e seus vencedores:
The Oceans Award: SEA BEYOND do Grupo Prada
Prêmio Ação Climática: La Soledad x Gucci
Prêmio Impacto Social: ARA Lumiere
The Groundbreaker Award: Grounded Indigo por Albini Next e Stoney Creek Colors
Prêmio Direitos Humanos: Rubana Huq
Prêmio da coleção Bicester para designers emergentes: NKWO
Prêmio Filantropia e Sociedade: Fundação OTB
Prêmio da Fundação Ellen MacArthur para Economia Circular: Timberloop Trekker por Timberland
Prêmio Pioneiro: Eileen Fisher
Prêmio de Conservação da Biodiversidade: Oasi Zegna
O Craft & Italian Artisanship Award: Bottega for Bottegas por Bottega Veneta
Prêmio de Equidade e Inclusão: não concedido
Prêmio Woolmark Company para Inovação: Sease
O Prêmio Visionário: Giorgio Armani
Gostou de saber mais sobre algumas das formas adotadas pela indústria da moda para atender às demandas socioambientais? Você conseguiu acompanhar a CNMI Sustainable Fashion Awards? Conte para a gente nos comentários o que achou das iniciativas das marcas mencionadas e acompanhe o Entretetizei no Twitter, Insta e Face, para ficar sabendo mais sobre as inovações dentro do mundo da moda!
*Crédito da foto de destaque: Entretetizei